Ciência à céu aberto: criação de um espaço para discussão de experimentos de física

Ciência à céu aberto: criação de um espaço para discussão de experimentos de física

Autor(a)
Silva, Hérika Rafaella Soares da.
<herika.rafaella@hotmail.com>
Ano de publicação
2020
Data da defesa
21/08/2020
Curso/Outros
Física
Número de folhas
78
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Os espaços para divulgação de ciências são de extrema importância, pois os mesmos servem para estreitar a relação entre a ciência e a comunidade, contribuindo assim com o desenvolvimento e a propagação do conhecimento científico. Devido a isso o foco deste trabalho foi construir um espaço de ciência localizado na Universidade Federal de Alagoas (UFAL) Campus Arapiraca, para expor experimentos com o intuito de mostrar para os alunos e para a comunidade um novo olhar para alguns dos conceitos de Física, como por exemplo, as leis de Newton e suas aplicações, gravitação, movimento periódico, ondas e óptica; usando assim um método diferenciado. Neste trabalho é apresentado e discutido os resultados que se mostraram relevantes durante a elaboração e a implementação de experimentos no espaço, lembrando também que é um meio usado para complementar o que muitas vezes é trabalhado em sala de aula, permitindo uma interação dos alunos com os experimentos. Vale ressaltar que para realização deste trabalho foi importante ter uma parceria com os professores e graduandos do curso de Física, pois os mesmos ajudaram na construção dos experimentos que foram montados no espaço que é ao ar livre.

Abstract

Spaces for scientific dissemination are of extreme importance as those are useful to strengthen the relationship between science and the community, thus contributing to the development and spreading of scientific knowledge.  Due to this, the focus of this study was to build a science space located at the Universidad Federal of Alagoas (UFAL), Campus Arapiraca, to expose experiments with the intent of showcasing to the students and the community a new look at some of physics’ concepts, such as Newton’s Laws and its applications, gravitation, periodic movement, waves and optics; thus using a differentiated method. In this monograph we present and discuss the results that were shown relevant during the elaboration and implementation of experiments in the science space, keeping in mind that this is also a means used to complement what is often approached in the classroom, allowing the students an interaction with the experiments. It is also worth mentioning that in order to carry out this study it was important having a partnership with the professors and undergraduates of the Physics course, as they helped in the construction of the experiments that were set up in the outdoors science space.

Orientador(a)
Dr. Lima, Emerson de.
Coorientador(a)
Dr.ª Leão, Lidiane Maria Omena da Silva.
Banca Examinadora
Dr. Silva, Ivanderson Pereira da.
Dr.ª Leão, Lidiane Maria Omena da Silva.
Palavras-chave
Ensino de física.
Espaço ciência.
Experimento de física.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
1.00.00.00-3 Ciências exatas e da terra.
Visualizações
175
Observações


Não foi possível exibir o PDF