O lugar da educação ambiental na Educação infantil: o que dizem as crianças
O lugar da educação ambiental na Educação infantil: o que dizem as crianças
<orlanefernandessilva@gmail.com>
O presente estudo objetivou investigar ações educativo-ambientais no âmbito
da educação infantil a partir do que dizem as crianças. Para o alcance desse
objetivo, foi feita a opção de ouvir crianças de uma turma pré-escolar de um
Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) de Arapiraca, estado de Alagoas. As
contribuições teóricas que subsidiaram as reflexões desta pesquisa têm como
base: a) normas e legislações que garantem a inserção da educação ambiental na
educação infantil (BRASIL, 1996, 1998, 1999, 2009, 2012, 2017); b) autores que
discutem o tema educação ambiental e educação infantil (TIRIBA, 2010; TOLEDO, 2010;
FERNANDES, 2007; PEREIRA, 2011; BARROS, 2018); c) estudos sobre escuta e
pesquisa com crianças (SOUZA, 2006; ANDRADE, 2007). Adotou-se para proceder às
investigações a abordagem metodológica qualitativa de pesquisa com estudos do
tipo caso único (BOGDAN; BLIKEN,1994). O trabalho de campo integrou dispositivos
específicos para construção dos dados com as crianças. Os recursos
metodológicos utilizados foram oficinas de imagens (OLIVEIRA, 2015), desenho
comentado (MARTINS, 2010) e oficina de fotografias. Para o tratamento dos dados
optou-se pelo agrupamento de temáticas que foram retiradas das falas das
crianças com o objetivo de produzir um cenário dos enfoques concedidos às ações
de educação ambiental no contexto pesquisado (SILVEIRA, 2005). Os resultados da
pesquisa apontam experiências de uma educação ambiental fortemente tímida e
associada a aspectos pontuais, de vertente naturalista (SAUVÉ, 2005) que não
considera as potencialidades da criança em tecer relações aprofundadas com o
meio social e ambiental que a cerca. Também se concluiu que as crianças
expressam noções acerca do entendimento de conceitos relacionados ao meio
ambiente e a natureza e de sua relevância para o bem-estar coletivo, o que
denota a necessidade de uma educação ambiental mais desafiadora e competente.
This study aimed to investigate educational-environmental actions in the context of early childhood education based on what children say. To achieve this goal, the option was made to listen to children from a preschool class at a Municipal Center for Early Childhood Education (CMEI) in Arapiraca, state of Alagoas. The theoretical contributions that supported the reflections of this research are based on: a) norms and laws that guarantee the insertion of environmental education in early childhood education (BRASIL, 1996, 1998, 1999, 2010, 2012, 2017); b) authors who discuss the theme of environmental education and early childhood education (TIRIBA, 2010; TOLEDO, 2010; FERNANDES, 2007; PEREIRA, 2011; BARROS, 2018); c) studies on listening and research with children (CRUZ, 2008; ANDRADE, 2007; ROCHA, 2008). The qualitative methodological approach to research with single case studies was adopted to carry out the investigations (BOGDAN; BLIKEN, 1994). The fieldwork integrated specific devices for building the data with the children. The methodological resources used were image workshops (OLIVEIRA, 2015), commented drawing (MARTINS, 2010) and photography workshop. For the treatment of the data, it was decided to group themes that were taken from the children's speeches in order to produce a scenario of the approaches granted to environmental education actions in the researched context (SILVEIRA, 2005). The results of the research point to the practice of an environmental education strongly timid and associated with specific aspects, of a naturalistic aspect (SAUVÉ, 2005) that does not consider the child's potential to weave in-depth relationships with the social and environmental environment that surrounds them. It was also concluded that children express notions about the understanding of concepts related to the environment and nature and their relevance to collective well-being, which denotes the need for a more challenging and competent environmental education.
Dr.ª Maynart, Renata da Costa.
Educação infantil.
Crianças.