O lugar da educação ambiental na Educação infantil: o que dizem as crianças

O lugar da educação ambiental na Educação infantil: o que dizem as crianças

Autor(a)
Silva, Orlane Fernandes.
<orlanefernandessilva@gmail.com>
Ano de publicação
2020
Data da defesa
22/10/2020
Curso/Outros
Pedagogia
Número de folhas
58
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

O presente estudo objetivou investigar ações educativo-ambientais no âmbito da educação infantil a partir do que dizem as crianças. Para o alcance desse objetivo, foi feita a opção de ouvir crianças de uma turma pré-escolar de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) de Arapiraca, estado de Alagoas. As contribuições teóricas que subsidiaram as reflexões desta pesquisa têm como base: a) normas e legislações que garantem a inserção da educação ambiental na educação infantil (BRASIL, 1996, 1998, 1999, 2009, 2012, 2017); b) autores que discutem o tema educação ambiental e educação infantil (TIRIBA, 2010; TOLEDO, 2010; FERNANDES, 2007; PEREIRA, 2011; BARROS, 2018); c) estudos sobre escuta e pesquisa com crianças (SOUZA, 2006; ANDRADE, 2007). Adotou-se para proceder às investigações a abordagem metodológica qualitativa de pesquisa com estudos do tipo caso único (BOGDAN; BLIKEN,1994). O trabalho de campo integrou dispositivos específicos para construção dos dados com as crianças. Os recursos metodológicos utilizados foram oficinas de imagens (OLIVEIRA, 2015), desenho comentado (MARTINS, 2010) e oficina de fotografias. Para o tratamento dos dados optou-se pelo agrupamento de temáticas que foram retiradas das falas das crianças com o objetivo de produzir um cenário dos enfoques concedidos às ações de educação ambiental no contexto pesquisado (SILVEIRA, 2005). Os resultados da pesquisa apontam experiências de uma educação ambiental fortemente tímida e associada a aspectos pontuais, de vertente naturalista (SAUVÉ, 2005) que não considera as potencialidades da criança em tecer relações aprofundadas com o meio social e ambiental que a cerca. Também se concluiu que as crianças expressam noções acerca do entendimento de conceitos relacionados ao meio ambiente e a natureza e de sua relevância para o bem-estar coletivo, o que denota a necessidade de uma educação ambiental mais desafiadora e competente. 

Abstract

This study aimed to investigate educational-environmental actions in the context of early childhood education based on what children say. To achieve this goal, the option was made to listen to children from a preschool class at a Municipal Center for Early Childhood Education (CMEI) in Arapiraca, state of Alagoas. The theoretical contributions that supported the reflections of this research are based on: a) norms and laws that guarantee the insertion of environmental education in early childhood education (BRASIL, 1996, 1998, 1999, 2010, 2012, 2017); b) authors who discuss the theme of environmental education and early childhood education (TIRIBA, 2010; TOLEDO, 2010; FERNANDES, 2007; PEREIRA, 2011; BARROS, 2018); c) studies on listening and research with children (CRUZ, 2008; ANDRADE, 2007; ROCHA, 2008). The qualitative methodological approach to research with single case studies was adopted to carry out the investigations (BOGDAN; BLIKEN, 1994). The fieldwork integrated specific devices for building the data with the children. The methodological resources used were image workshops (OLIVEIRA, 2015), commented drawing (MARTINS, 2010) and photography workshop. For the treatment of the data, it was decided to group themes that were taken from the children's speeches in order to produce a scenario of the approaches granted to environmental education actions in the researched context (SILVEIRA, 2005). The results of the research point to the practice of an environmental education strongly timid and associated with specific aspects, of a naturalistic aspect (SAUVÉ, 2005) that does not consider the child's potential to weave in-depth relationships with the social and environmental environment that surrounds them. It was also concluded that children express notions about the understanding of concepts related to the environment and nature and their relevance to collective well-being, which denotes the need for a more challenging and competent environmental education.

Orientador(a)
Dr. Araújo, Adelmo Fernandes.
Banca Examinadora
Silva, Glaide Pereira da.
Dr.ª Maynart, Renata da Costa.
Palavras-chave
Educação ambiental.
Educação infantil.
Crianças.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
7.00.00.00-0 Ciências humanas.
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