Robótica educacional aplicada ao ensino de física: contribuições e experiências recentes
Robótica educacional aplicada ao ensino de física: contribuições e experiências recentes
<mg.fisicaufal@gmail.com>
O presente trabalho apresenta uma verificação
bibliográfica do que se entende por física enquanto ciência e física educacional, para assim
introduzir uma possível perspectiva que aborda a robótica educacional no ensino
básico. Os objetivos consistem em detalhar a física científica e educacional,
bem como mostrar alguns pontos em que elas divergem quando se trata do
ensino-aprendizagem. Pois, segundo alguns estudiosos da área, os métodos
tradicionais comprometem o ensino, porque fazem uso de uma abordagem
tradicional, que não leva em consideração os processos de aprendizagem partindo
do educando. Já no quesito robótica educacional, buscamos propor uma forma de
se abordar conceitos físicos de uma forma mais interativa. No sentido de que, a
integração da robótica educacional ao processo de ensino e aprendizagem pode
ser um ferramenta importante para tornar as aulas de Física mais integradas às
demais áreas do conhecimento, como também promover uma aprendizagem
significativa, devido ao grande interesse dos alunos pelas tecnologias. Esta
abordagem permite uma participação efetiva do aluno em seu próprio
desenvolvimento, instigando o pensamento e reflexão, de mãos dadas com a
teoria, nesta prática. A metodologia usada tem a natureza qualitativa como
postulou Erickson (1984), bem como um levantamento bibliográfico dos estudos de
alguns autores como Santos e Menezes (2005), Zilli (2004), Oliveira (2007) e
Ribeiro (2006). Assim, apresentamos contribuições para o ensino da robótica
educacional nas escolas públicas, a fim de somar numa metodologia de ensino que
traga mais resultados futuros.
The present work presents a bibliographic verification of what is meant by physics as science and educational physics, in order to introduce a possible perspective that addresses educational robotics in basic education. The objectives are to study scientific and educational physics, as well as to show some points where they differ when it comes to teaching-learning. For, according to some scholars in the field, traditional methods compromise teaching, because they use a traditional approach, which does not take into account the learning processes starting from teaching. As for educational robotics, we seek to propose a way to approach the basic concepts in a more interactive way. In the sense that, the integration of educational robotics into the teaching and learning process can be an important tool to make Physics classes more integrated with other areas of knowledge, as well as promoting appropriate learning, due to the great interest of students in technologies . This approach allows effective student participation in their own development, instigating thinking and reflection, hand in hand with theory, in this practice. The methodology used has a qualitative nature as postulated by Erickson (1984), as well as a bibliographic survey of the studies of some authors such as Santos and Menezes (2005), Zilli (2004), Oliveira (2007) and Ribeiro (2006). Thus, we present contributions to the teaching of educational robotics in public schools, in order to add to a teaching methodology that brings more future results.
Dr.ª Santana, Jusciney Carvalho.
Ensino de física.
Robótica educacional.