Robótica educacional aplicada ao ensino de física: contribuições e experiências recentes

Robótica educacional aplicada ao ensino de física: contribuições e experiências recentes

Autor(a)
Soares, Marcia Laise Gomes.
<mg.fisicaufal@gmail.com>
Ano de publicação
2020
Data da defesa
30/11/2020
Curso/Outros
Física
Número de folhas
47
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

O presente trabalho apresenta uma verificação bibliográfica do que se entende por física enquanto  ciência e física educacional, para assim introduzir uma possível perspectiva que aborda a robótica educacional no ensino básico. Os objetivos consistem em detalhar a física científica e educacional, bem como mostrar alguns pontos em que elas divergem quando se trata do ensino-aprendizagem. Pois, segundo alguns estudiosos da área, os métodos tradicionais comprometem o ensino, porque fazem uso de uma abordagem tradicional, que não leva em consideração os processos de aprendizagem partindo do educando. Já no quesito robótica educacional, buscamos propor uma forma de se abordar conceitos físicos de uma forma mais interativa. No sentido de que, a integração da robótica educacional ao processo de ensino e aprendizagem pode ser um ferramenta importante para tornar as aulas de Física mais integradas às demais áreas do conhecimento, como também promover uma aprendizagem significativa, devido ao grande interesse dos alunos pelas tecnologias. Esta abordagem permite uma participação efetiva do aluno em seu próprio desenvolvimento, instigando o pensamento e reflexão, de mãos dadas com a teoria, nesta prática. A metodologia usada tem a natureza qualitativa como postulou Erickson (1984), bem como um levantamento bibliográfico dos estudos de alguns autores como Santos e Menezes (2005), Zilli (2004), Oliveira (2007) e Ribeiro (2006). Assim, apresentamos contribuições para o ensino da robótica educacional nas escolas públicas, a fim de somar numa metodologia de ensino que traga mais resultados futuros.

Abstract

The present work presents a bibliographic verification of what is meant by physics as science and educational physics, in order to introduce a possible perspective that addresses educational robotics in basic education. The objectives are to study scientific and educational physics, as well as to show some points where they differ when it comes to teaching-learning. For, according to some scholars in the field, traditional methods compromise teaching, because they use a traditional approach, which does not take into account the learning processes starting from teaching. As for educational robotics, we seek to propose a way to approach the basic concepts in a more interactive way. In the sense that, the integration of educational robotics into the teaching and learning process can be an important tool to make Physics classes more integrated with other areas of knowledge, as well as promoting appropriate learning, due to the great interest of students in technologies . This approach allows effective student participation in their own development, instigating thinking and reflection, hand in hand with theory, in this practice. The methodology used has a qualitative nature as postulated by Erickson (1984), as well as a bibliographic survey of the studies of some authors such as Santos and Menezes (2005), Zilli (2004), Oliveira (2007) and Ribeiro (2006). Thus, we present contributions to the teaching of educational robotics in public schools, in order to add to a teaching methodology that brings more future results.

Orientador(a)
Dr.ª Brito, Maria Betânea Gomes da Silva.
Banca Examinadora
Dr. Silva, Ivanderson Pereira da.
Dr.ª Santana, Jusciney Carvalho.
Palavras-chave
Aprendizagem.
Ensino de física.
Robótica educacional.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
1.00.00.00-3 Ciências exatas e da terra.
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