A arquitetura e espaços de desenvolvimento infantil: uma análise do Centro de Educação Infantil Professora Berenice Miranda Neto
A arquitetura e espaços de desenvolvimento infantil: uma análise do Centro de Educação Infantil Professora Berenice Miranda Neto
<thalitasheisa@yahoo.com.br>
O espaço escolar possui
importância fundamental para o processo de desenvolvimento das crianças. Por
isso, os ambientes de instituições de ensino infantil precisam ser estruturados
e organizados para proporcionar acolhimento e satisfação das necessidades das
crianças, com acessibilidade e condições para realização das atividades
pedagógicas, para brincar e criar. Para isso, é necessário compreender como a
arquitetura pode subsidiar o processo de aprendizagem e desenvolvimento das
crianças a partir do atendimento das especificidades das abordagens pedagógicas
e a dinâmica de utilização dos espaços
existentes. Neste sentido, o objetivo geral deste trabalho foi avaliar o
potencial das condições físico-espaciais de ambientes destinados à educação
infantil quanto ao desenvolvimento das atividades pedagógicas de acordo com
recomendações apontadas por Horn (2017), adotando como estudo de caso o Centro
de Educação Infantil Professora Berenice Miranda Neto, localizado em Arapiraca,
Alagoas. A abordagem metodológica do
presente estudo contemplou a pesquisa bibliográfica, utilizando-se de artigos,
livros e trabalhos acadêmicos. Também foi realizada uma visita técnica de
reconhecimento das condições físico-espaciais da instituição para obtenção de informações
sobre a dinâmica de funcionamento e registro fotográfico dos espaços existentes.
Além disso, foram coletadas informações a partir de questionários aplicados com
os educadores que atuam na instituição. Os resultados foram sistematizados
através de elaboração de quadros síntese de diagnóstico para cada ambiente
analisado considerando as recomendações apontadas por Horn (2017). Foi possível
constatar que a instituição analisada possui como principal potencialidade a
existência de espaços amplos, principalmente os externos que podem contribuir
para o desenvolvimento das atividades pedagógicas. Porém, verificou-se a
inadequação dos mesmos quanto ao quesito de organização espacial, pois, em sua
maioria não contemplam recursos didáticos, materiais e mobiliários para o
estabelecimento de funções importantes para o desenvolvimento de práticas
pedagógicas, como área para realização de jogos simbólicos e dramatização,
áreas para movimentos amplos e áreas para jogos de construção.
The organization of school spaces is of fundamental
importance for the children's development process. Therefore, the environments
of early childhood education institutions need to be structured to provide
reception and satisfaction of the needs of children, as well as to carry out
pedagogical activities, to play and create. It is necessary to understand how
architecture can support the learning and development process of children based
on meeting the specificities of pedagogical approaches and the dynamics of
using existing spaces. The general objective of this work was to evaluate the
potential of physical-spatial conditions of environments intended for early
childhood education regarding the development of pedagogical activities
according to recommendations indicated by Horn (2017), adopting as a case study
the Centro de Educação Infantil Professor Berenice Miranda Neto, located in
Arapiraca, Alagoas. The methodological procedures included bibliographic
research and technical visit to analyze the physical-spatial conditions of the
institution and to collect information on the dynamics of operation and
photographic record of existing spaces. Information was also collected from
questionnaires applied to the educators who work at the institution. The
results were systematized through the elaboration of diagnostic synthesis
charts for each analyzed environment considering the recommendations pointed
out by Horn (2017). The main potential identified in the institution was the
existence of large spaces, mainly the external ones that can contribute to the
development of pedagogical activities. However, in relation to the spatial
organization, the spaces are mostly inadequate because they do not include
didactic, material and furniture resources for the establishment of important
functions for the development of pedagogical practices, such as the area for
symbolic games and dramatization, areas for wide movements and areas for
construction games.
Dr.ª Gonçalves, Elisabeth de Albuquerque Cavalcanti Duarte.
Ma. Cavalcante, Renata Torres Sarmento de Castro.
Educação infantil.
Organização espacial.