A arquitetura e espaços de desenvolvimento infantil: uma análise do Centro de Educação Infantil Professora Berenice Miranda Neto

A arquitetura e espaços de desenvolvimento infantil: uma análise do Centro de Educação Infantil Professora Berenice Miranda Neto

Autor(a)
Silva, Thalita Sheisa da.
<thalitasheisa@yahoo.com.br>
Ano de publicação
2020
Data da defesa
02/10/2020
Curso/Outros
Arquitetura e Urbanismo
Número de folhas
92
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

O espaço escolar possui importância fundamental para o processo de desenvolvimento das crianças. Por isso, os ambientes de instituições de ensino infantil precisam ser estruturados e organizados para proporcionar acolhimento e satisfação das necessidades das crianças, com acessibilidade e condições para realização das atividades pedagógicas, para brincar e criar. Para isso, é necessário compreender como a arquitetura pode subsidiar o processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças a partir do atendimento das especificidades das abordagens pedagógicas e a dinâmica de utilização dos espaços existentes. Neste sentido, o objetivo geral deste trabalho foi avaliar o potencial das condições físico-espaciais de ambientes destinados à educação infantil quanto ao desenvolvimento das atividades pedagógicas de acordo com recomendações apontadas por Horn (2017), adotando como estudo de caso o Centro de Educação Infantil Professora Berenice Miranda Neto, localizado em Arapiraca, Alagoas. A abordagem metodológica do presente estudo contemplou a pesquisa bibliográfica, utilizando-se de artigos, livros e trabalhos acadêmicos. Também foi realizada uma visita técnica de reconhecimento das condições físico-espaciais da instituição para obtenção de informações sobre a dinâmica de funcionamento e registro fotográfico dos espaços existentes. Além disso, foram coletadas informações a partir de questionários aplicados com os educadores que atuam na instituição. Os resultados foram sistematizados através de elaboração de quadros síntese de diagnóstico para cada ambiente analisado considerando as recomendações apontadas por Horn (2017). Foi possível constatar que a instituição analisada possui como principal potencialidade a existência de espaços amplos, principalmente os externos que podem contribuir para o desenvolvimento das atividades pedagógicas. Porém, verificou-se a inadequação dos mesmos quanto ao quesito de organização espacial, pois, em sua maioria não contemplam recursos didáticos, materiais e mobiliários para o estabelecimento de funções importantes para o desenvolvimento de práticas pedagógicas, como área para realização de jogos simbólicos e dramatização, áreas para movimentos amplos e áreas para jogos de construção.

Abstract

The organization of school spaces is of fundamental importance for the children's development process. Therefore, the environments of early childhood education institutions need to be structured to provide reception and satisfaction of the needs of children, as well as to carry out pedagogical activities, to play and create. It is necessary to understand how architecture can support the learning and development process of children based on meeting the specificities of pedagogical approaches and the dynamics of using existing spaces. The general objective of this work was to evaluate the potential of physical-spatial conditions of environments intended for early childhood education regarding the development of pedagogical activities according to recommendations indicated by Horn (2017), adopting as a case study the Centro de Educação Infantil Professor Berenice Miranda Neto, located in Arapiraca, Alagoas. The methodological procedures included bibliographic research and technical visit to analyze the physical-spatial conditions of the institution and to collect information on the dynamics of operation and photographic record of existing spaces. Information was also collected from questionnaires applied to the educators who work at the institution. The results were systematized through the elaboration of diagnostic synthesis charts for each analyzed environment considering the recommendations pointed out by Horn (2017). The main potential identified in the institution was the existence of large spaces, mainly the external ones that can contribute to the development of pedagogical activities. However, in relation to the spatial organization, the spaces are mostly inadequate because they do not include didactic, material and furniture resources for the establishment of important functions for the development of pedagogical practices, such as the area for symbolic games and dramatization, areas for wide movements and areas for construction games. 

Orientador(a)
Dr.ª Rios, Simone Carnaúba Torres.
Banca Examinadora
Nunes, Ana Maria Laurindo André.
Dr.ª Gonçalves, Elisabeth de Albuquerque Cavalcanti Duarte.
Ma. Cavalcante, Renata Torres Sarmento de Castro.
Palavras-chave
Arquitetura escolar.
Educação infantil.
Organização espacial.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
6.00.00.00-7 Ciências sociais aplicadas.
Visualizações
329
Observações


Não foi possível exibir o PDF