Concepções dos professores e professoras sobre o uso de imagens em sua prática docente
Concepções dos professores e professoras sobre o uso de imagens em sua prática docente
<regyslane2010@hotmail.com>
O uso de imagens para o ensino
tem sido uma tendência nos últimos anos, por conta de avanço tecnológico que
possibilitou a melhoria da qualidade e do acesso às imagens mais elaboradas
presentes nos diversos recursos didáticos. O
presente trabalho objetivou identificar as concepções dos professores e
professoras do Ensino Fundamental sobre o uso de imagens no ensino em escolas
públicas do município de Arapiraca-AL. Para esta pesquisa, foram aplicados
questionários com dez perguntas, para professores e professoras do ensino
fundamental I da rede municipal de ensino de Arapiraca, num total de 27
docentes vinculados à sete escolas.Na análise dos dados buscou-se identificar além
das concepções docentes, como as imagens estão presentes no contexto da sala de
aula e refletir sobre como os professores e as professoras avaliam a sua
aplicabilidade e viabilidade no processo de ensino-aprendizagem. Os dados
indicam que a imagem está presente no contexto da sala de aula da maioria dos
docentes entrevistados, tendo como principal função facilitação da compreensão
dos conteúdos das diversas disciplinas, sobretudo da geografia e em menor
indicação na disciplina matemática. Como principal recurso para o uso de
imagens permanece o livro didático, que foi indicado pela totalidade dos
professores e professoras entrevistados/as. Após analisar os dados é notável
que o uso de imagens no processo de ensino e de aprendizagem é considerado como
uma estratégia didática que facilita a compreensão e desperta o interesse
dos/as crianças.
The use of
images for teaching has been a trend in recent years, due to technological
advances that have made it possible to improve the quality and access to the
more elaborate images present in the various teaching resources. The present
work aimed to identify the conceptions of teachers of elementary school about
the use of images in teaching in public schools in the city of Arapiraca-AL.
For this research, questionnaires with ten questions were applied, for teachers
and teachers of elementary school I of the municipal education network of Arapiraca,
in a total of 27 teachers linked to seven schools. In the analysis of the data,
we sought to identify, in addition to the teaching conceptions, how the images
are present in the context of the classroom and to reflect on how the teachers
assess their applicability and feasibility in the teaching-learning process.
The data indicate that the image is present in the classroom context of most of
the teachers interviewed, having as main function to facilitate the
understanding of the contents of the various disciplines, especially geography
and to a lesser extent in the mathematical discipline. The main resource for
the use of images remains the textbook, which was indicated by all the teachers
interviewed. After analyzing the data, it is notable that the use of images in
the teaching and learning process is considered as a didactic strategy that
facilitates understanding and arouses the interest of children.
Dr.ª Amorim, Maria Gorete Rodrigues de.
Prática docente.
Ensino fundamental.
Uso de imagem - Recurso didático.