Concepções dos professores e professoras sobre o uso de imagens em sua prática docente

Concepções dos professores e professoras sobre o uso de imagens em sua prática docente

Autor(a)
Rodrigues, Maria Regislane Lopes.
<regyslane2010@hotmail.com>
Ano de publicação
2021
Data da defesa
26/08/2020
Curso/Outros
Pedagogia
Número de folhas
31
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

O uso de imagens para o ensino tem sido uma tendência nos últimos anos, por conta de avanço tecnológico que possibilitou a melhoria da qualidade e do acesso às imagens mais elaboradas presentes nos diversos recursos didáticos. O presente trabalho objetivou identificar as concepções dos professores e professoras do Ensino Fundamental sobre o uso de imagens no ensino em escolas públicas do município de Arapiraca-AL. Para esta pesquisa, foram aplicados questionários com dez perguntas, para professores e professoras do ensino fundamental I da rede municipal de ensino de Arapiraca, num total de 27 docentes vinculados à sete escolas.Na análise dos dados buscou-se identificar além das concepções docentes, como as imagens estão presentes no contexto da sala de aula e refletir sobre como os professores e as professoras avaliam a sua aplicabilidade e viabilidade no processo de ensino-aprendizagem. Os dados indicam que a imagem está presente no contexto da sala de aula da maioria dos docentes entrevistados, tendo como principal função facilitação da compreensão dos conteúdos das diversas disciplinas, sobretudo da geografia e em menor indicação na disciplina matemática. Como principal recurso para o uso de imagens permanece o livro didático, que foi indicado pela totalidade dos professores e professoras entrevistados/as. Após analisar os dados é notável que o uso de imagens no processo de ensino e de aprendizagem é considerado como uma estratégia didática que facilita a compreensão e desperta o interesse dos/as crianças.

 

Abstract

The use of images for teaching has been a trend in recent years, due to technological advances that have made it possible to improve the quality and access to the more elaborate images present in the various teaching resources. The present work aimed to identify the conceptions of teachers of elementary school about the use of images in teaching in public schools in the city of Arapiraca-AL. For this research, questionnaires with ten questions were applied, for teachers and teachers of elementary school I of the municipal education network of Arapiraca, in a total of 27 teachers linked to seven schools. In the analysis of the data, we sought to identify, in addition to the teaching conceptions, how the images are present in the context of the classroom and to reflect on how the teachers assess their applicability and feasibility in the teaching-learning process. The data indicate that the image is present in the classroom context of most of the teachers interviewed, having as main function to facilitate the understanding of the contents of the various disciplines, especially geography and to a lesser extent in the mathematical discipline. The main resource for the use of images remains the textbook, which was indicated by all the teachers interviewed. After analyzing the data, it is notable that the use of images in the teaching and learning process is considered as a didactic strategy that facilitates understanding and arouses the interest of children.

Orientador(a)
Dr.ª Albuquerque, Tereza Cristina Cavalcanti de.
Banca Examinadora
Salgueiro, Beatriz Alves.
Dr.ª Amorim, Maria Gorete Rodrigues de.
Palavras-chave
Formação de professores .
Prática docente.
Ensino fundamental.
Uso de imagem - Recurso didático.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
7.00.00.00-0 Ciências humanas.
Visualizações
189
Observações


Não foi possível exibir o PDF