Serviço social e educação: a inserção do/a assistente social na educação básica no nordeste brasileiro
Serviço social e educação: a inserção do/a assistente social na educação básica no nordeste brasileiro
<alinelima080@gmail.com>
Este Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, tem como objeto de estudo a inserção do Serviço Social
na educação básica no Nordeste brasileiro. A pesquisa desenvolvida tem por objetivo geral analisar,
através de documentais e referenciais bibliográficos, como ocorre à inserção do/a assistente social nas
escolas de educação básica na região nordeste e por objetivos específicos: compreender quais demandas
requisitam a presença desse profissional nessas escolas no Nordeste brasileiro; apreender como este
profissional responde a essas demandas. Discutiu-se a inserção e atuação do Serviço Social na política
de educação brasileira e na educação básica no Nordeste através da análise das experiências da Paraíba,
por ser o estado com maior número de assistentes sociais atuando na educação e de Alagoas, por ser o
estado do Nordeste com maior índice de analfabetismo. Observou-se as principais demandas que
chegam ao Serviço Social na educação básica no Nordeste e como os/as assistentes sociais responde a
essas demandas no enfrentamento das expressões da “questão social”. A pesquisa se desenvolveu
utilizando como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica e documental, de caráter
qualitativo, com base na perspectiva histórico-crítica, para investigar quais demandas presentes na
educação básica nordestina requisitam o exercício profissional do/a assistente social. Nessa pesquisa
tratou-se da educação como direito social e a educação básica como espaço de atuação para os/as
assistentes sociais. Espaço que apresenta demandas que requisitam à presença do serviço social nas
escolas. Verificou-se que a atuação do Serviço Social nas escolas nordestinas busca garantir o direito
constitucional à educação, às condições necessárias a permanência dos educandos nas escolas, e
fortalecer o reconhecimento da atuação da categoria profissional junto à equipe de profissionais que
atuam na área. Assim sendo, esta pesquisa justifica-se por contribuir com o ainda reduzido quadro de
produções acerca do nosso objeto de estudo na referida região
This Course Conclusion Paper - TCC, has as object of study the insertion of Social Work in basic
education in Northeast Brazil. The general purpose of the research is to analyze, through documents and
bibliographic references, how the social worker inserts in basic education schools in the Northeast
region and for specific objectives: to understand what demands require the presence of these
professionals in these schools in the Northeast Brazilian; learn how this professional responds to these
demands. The insertion and performance of Social Work in Brazilian education policy and basic
education in the Northeast was discussed through the analysis of the experiences of Paraíba, as it is the
state with the largest number of social workers working in education and Alagoas, because it is the state
in the Northeast with the highest illiteracy rate. We observed the main demands that come to Social
Service in basic education in the Northeast and how social workers respond to these demands when
facing the expressions of the “social question”. The research was developed using as methodological
procedures the bibliographic and documentary research, of qualitative character, based on the historicalcritical perspective, to investigate which demands present in the Northeastern basic education require
the professional exercise of the social worker. This research dealt with education as a social right and
basic education as a space of action for social workers. Space that presents demands that require the
presence of social service in schools. It was found that the work of Social Work in northeastern schools
seeks to guarantee the constitutional right to education, the conditions necessary for students to remain
in schools, and to strengthen the recognition of the performance of the professional category with the
team of professionals working in the area. Therefore, this research is justified because it contributes to
the still reduced picture of productions about our object of study in that region.
Ma. Silva, Monique Maria Rodrigues da.
Políticas educacionais.