Serviço social e educação: a inserção do/a assistente social na educação básica no nordeste brasileiro

Serviço social e educação: a inserção do/a assistente social na educação básica no nordeste brasileiro

Autor(a)
Lima, Aline Silva de.
<alinelima080@gmail.com>
Ano de publicação
2021
Data da defesa
29/01/2021
Curso/Outros
Serviço Social (U.E.Palmeira dos Índios)
Número de folhas
76
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Resumo

Este Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, tem como objeto de estudo a inserção do Serviço Social na educação básica no Nordeste brasileiro. A pesquisa desenvolvida tem por objetivo geral analisar, através de documentais e referenciais bibliográficos, como ocorre à inserção do/a assistente social nas escolas de educação básica na região nordeste e por objetivos específicos: compreender quais demandas requisitam a presença desse profissional nessas escolas no Nordeste brasileiro; apreender como este profissional responde a essas demandas. Discutiu-se a inserção e atuação do Serviço Social na política de educação brasileira e na educação básica no Nordeste através da análise das experiências da Paraíba, por ser o estado com maior número de assistentes sociais atuando na educação e de Alagoas, por ser o estado do Nordeste com maior índice de analfabetismo. Observou-se as principais demandas que chegam ao Serviço Social na educação básica no Nordeste e como os/as assistentes sociais responde a essas demandas no enfrentamento das expressões da “questão social”. A pesquisa se desenvolveu utilizando como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica e documental, de caráter qualitativo, com base na perspectiva histórico-crítica, para investigar quais demandas presentes na educação básica nordestina requisitam o exercício profissional do/a assistente social. Nessa pesquisa tratou-se da educação como direito social e a educação básica como espaço de atuação para os/as assistentes sociais. Espaço que apresenta demandas que requisitam à presença do serviço social nas escolas. Verificou-se que a atuação do Serviço Social nas escolas nordestinas busca garantir o direito constitucional à educação, às condições necessárias a permanência dos educandos nas escolas, e fortalecer o reconhecimento da atuação da categoria profissional junto à equipe de profissionais que atuam na área. Assim sendo, esta pesquisa justifica-se por contribuir com o ainda reduzido quadro de produções acerca do nosso objeto de estudo na referida região

Abstract

This Course Conclusion Paper - TCC, has as object of study the insertion of Social Work in basic education in Northeast Brazil. The general purpose of the research is to analyze, through documents and bibliographic references, how the social worker inserts in basic education schools in the Northeast region and for specific objectives: to understand what demands require the presence of these professionals in these schools in the Northeast Brazilian; learn how this professional responds to these demands. The insertion and performance of Social Work in Brazilian education policy and basic education in the Northeast was discussed through the analysis of the experiences of Paraíba, as it is the state with the largest number of social workers working in education and Alagoas, because it is the state in the Northeast with the highest illiteracy rate. We observed the main demands that come to Social Service in basic education in the Northeast and how social workers respond to these demands when facing the expressions of the “social question”. The research was developed using as methodological procedures the bibliographic and documentary research, of qualitative character, based on the historicalcritical perspective, to investigate which demands present in the Northeastern basic education require the professional exercise of the social worker. This research dealt with education as a social right and basic education as a space of action for social workers. Space that presents demands that require the presence of social service in schools. It was found that the work of Social Work in northeastern schools seeks to guarantee the constitutional right to education, the conditions necessary for students to remain in schools, and to strengthen the recognition of the performance of the professional category with the team of professionals working in the area. Therefore, this research is justified because it contributes to the still reduced picture of productions about our object of study in that region. 

Orientador(a)
Ma. Costa, Érika Flávia Soares da.
Banca Examinadora
Dr.ª Barbosa, Mayra de Queiroz.
Ma. Silva, Monique Maria Rodrigues da.
Palavras-chave
Capitalismo.
Políticas educacionais.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSPI.
Categorias CNPQ
6.00.00.00-7 Ciências sociais aplicadas.
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