Autolesão no contexto escolar: o que os professores têm a dizer sobre isso?

Autolesão no contexto escolar: o que os professores têm a dizer sobre isso? 

Autor(a)
Pereira, Laura Maria Ferro.
<lauraferro25@hotmail.com> Freire, Maria Clara Duarte Melo.
<mcduartemelo@gmail.com>
Ano de publicação
2021
Data da defesa
07/01/2021
Curso/Outros
Psicologia (U. E. Palmeira dos Índios)
Número de folhas
132
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Resumo

Este trabalho tem como tema a autolesão no contexto escolar. Entende-se como autolesão o ato de causar dano intencional a si mesmo, sem intenção suicida. Tem-se como objetivo geral compreender os sentidos da prática autolesiva para os DOTs (docentes orientadores de turma). E, como objetivos específicos, identificar como o professor consegue perceber os alunos que se autolesionam, qual o papel que desempenha ao descobri-lo e quais fatores considera que pode desencadeá-lo. Tal temática precisa ser investigada com mais atenção, pois há uma escassez de estudos sobre a autolesão no estado de Alagoas, principalmente que aborde a perspectiva dos professores. Essa pesquisa foi amparada na Psicologia Histórico-cultural, que entende que o homem é um ser ativo, histórico, e social, que atribui um sentido subjetivo às coisas, e que interage com seu contexto sócio-histórico. Para isso, foi feita uma pesquisa de campo, de cunho qualitativo e descritivo, por meio de entrevistas semiestruturadas. Foram entrevistados seis DOTs de uma escola pública do município de Palmeira dos Índios. Foi utilizada como técnica de análise, a Análise de Conteúdo. A partir dessa análise, chegamos a três categorias. A primeira, intitulada “O docente em seu trabalho”, apresenta o olhar que os DOTs têm sobre seu papel na escola e as estratégias desenvolvidas para lidar com a autolesão. A segunda categoria chama-se “O jovem em suas relações”. Nela, destacamos a visão dos DOTs sobre a relação dos jovens consigo e com seu meio social, especialmente a escola e a família. A terceira categoria, “A autolesão em seus sentidos” refere-se à compreensão que os DOTs têm sobre a prática autolesiva e sobre a sua manifestação e detecção no contexto escolar. Por fim, entende-se que é possível perceber que o fenômeno da autolesão ainda é visto de maneira individualizada, sem uma relação com o contexto sócio-histórico que a constitui. Por isso, defendemos nessa pesquisa, a necessidade de momentos de discussão a respeito desse assunto, dentro e fora da comunidade escolar, para que se possa atentar para os fatores socioeconômicos e histórico-culturais ligados a essa prática e para os sinais que ajudem em sua detecção. 

Abstract

This work has as theme self-injury in the school context. Understood as self-injury the act of causing intentional harm to yourself, without suicidal intention. has as its general objective understand the meanings of self-injurious practice for the DOTs (class guiding teachers). And as specific objectives identify how the teacher can perceive students who self-harm, what role does it play in discovering it, and what factors do you think may trigger it. Such theme needs to be investigated more carefully, because there is a scarcity of studies on selfinjury in the state of Alagoas, especially that it addresses the perspective of teachers. This research was supported by Historical-Cultural Psychology, who understands that man is an active, historical, and social being, which attributes a subjective meaning to things, and that interacts with its socio-historical context. For that, a field research was carried out, of qualitative and descriptive nature through semi-structured interviews. Six DOTs from a public school in the municipality of Palmeira dos Índios were interviewed. Content Analysis was used as an analysis technique. From this analysis, we come to three categories. The first, entitled “The teacher in his work”, presents the view that DOTs have about their role in school, and the strategies developed to deal with self-injury. The second category is called “The young people in his relationships”. In it, we highlight the view of DOTs on the relationship of young people with themselves and with their social enviroment, especially the school and the family. The third category, “Self-harm in your senses” refers to the understanding that DOTs have about self-harm practice and about its manifestation and detection in the school context. Finally, in this research, we defend the need for moments of discussion on this subject, inside and outside the school community, so that one can pay attention to the socioeconomic and historical-cultural factors linked to this practice and to the signs that help in its detection. Therefore, in this research, we defend the need for moments of discussion on this subject, inside and outside the school community, so that we can pay attention to the socioeconomic and historical-cultural factors linked to this practice, and for signals that aid in their detection.

Orientador(a)
Dr.ª Nóbrega, Danielle Oliveira da.
Banca Examinadora
Dr. Santos, Antonio César de Holanda.
Ma. Magalhães, Caroline Cavalcanti Padilha.
Palavras-chave
Saúde mental.
Psicologia educacional .
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSPI.
Categorias CNPQ
7.00.00.00-0 Ciências humanas.
Visualizações
287
Observações


Não foi possível exibir o PDF