Saúde mental dos(as) professores (as) da rede pública de ensino: um olhar sobre as pesquisas realizadas no nordeste
Saúde mental dos(as) professores (as) da rede pública de ensino: um olhar
sobre as pesquisas realizadas no nordeste
<milenelins@outlook.com> Sousa, Tayná Caroline Silva.
<tayna_carol_78@hotmail.com>
Este trabalho tem como objeto de estudo as relações existentes entre a saúde mental docente e as
condições de trabalho na rede pública de ensino do Nordeste brasileiro. Desse modo, traz como
objetivo geral explorar as relações existentes entre a saúde mental docente e as condições de trabalho a
partir do mapeamento das produções científicas sobre o tema no contexto da rede pública de ensino no
Nordeste do Brasil. E, como objetivos específicos, identificar os marcadores constitutivos ao processo
do adoecimento docente e analisar as relações entre o contexto da escola e o adoecimento psíquico
docente. Ao decorrer do estudo, utilizamos a perspectiva da Psicologia Sócio-histórica como
fundamentação teórica de nosso trabalho. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa
exploratória de caráter bibliográfico. O procedimento metodológico utilizado neste estudo foi de
levantamento das produções, seleção do material, fichamento e análise do material. O levantamento
das produções foi realizado na plataforma da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações
(BDTD), onde pudemos encontrar um leque amplo de dissertações e teses produzidas no país. Para o
levantamento das pesquisas, utilizamos os termos de busca: “adoecimento psíquico e escola”;
“sofrimento psíquico e professores”; “professores e saúde”; “saúde mental e professores”; saúde
mental, professores e ensino básico” e “adoecimento psíquico e professores”. Em seguida, realizamos
a seleção de 10 trabalhos para nosso estudo. E, para análise dos dados, utilizou-se a Análise de
Conteúdo de Bardin (1977), o que possibilitou identificar e analisar os aspectos observados nos
trabalhos, através da formação de categorias. As categorias encontradas foram: Elementos
Contextuais, abordando as implicações das condições objetivas no processo de adoecimento docente;
Gênero, em que evidenciamos a desigualdade entre gêneros como algo que afeta a saúde mental da
mulher docente; as Expressões Subjetivas, no qual exploramos as várias situações e/ou fatores que
dificultam a atuação docente e contribuem para o processo de adoecimento do(a) mesmo(a); e as
Alternativas Utilizadas, que buscamos trazer as alternativas utilizadas pelos(as) docentes para lidar
com o processo de adoecimento. Assim, a partir das leituras dos trabalhos realizados no Nordeste, foi
possível analisar a construção histórica e social que envolve o sofrimento psíquico nos(as) docentes,
tornando possível perceber que muitos dos aspectos influenciam no sofrimento psíquico dos(as)
professores(as) estão diretamente ligados ao contexto escolar, como a falta de recursos, o excesso de
cobranças, baixos salários, cargas horárias extensas, violência. Desse modo, conclui-se a necessidade
de um olhar crítico para o adoecimento docente, considerando-se a multiplicidade dos fatores
envolvidos e a necessidade de alternativas coletivas.
This work has as object of study the relations between the mental health of teachers and the working
conditions in the public school system in Northeast Brazil. Thus, it has as a general objective to
explore the existing relationships between the mental health of teachers and working conditions based
on the mapping of scientific productions on the subject in the context of the public school system in
Northeast Brazil. And, as specific objectives, to identify the constitutive markers to the teaching
illness process and to analyze the relations between the school context and the teaching psychic
illness. Throughout the study, we used the perspective of Socio-historical Psychology as a theoretical
basis for our work. To this end, a qualitative exploratory research of bibliographic character was
carried out. The methodological procedure used in this study was to survey the productions, select the
material, record and analyze the material. The survey of productions was carried out on the platform of
the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD), where we could find a wide range
of dissertations and theses produced in the country. To survey the research, we used the search terms:
"psychic illness and school"; “Psychological distress and teachers”; “Teachers and health”; “Mental
health and teachers”; mental health, teachers and basic education ”and“ mental illness and teachers ”.
Then, we selected 10 papers for our study. And, for data analysis, Bardin's Content Analysis (1977)
was used, which made it possible to identify and analyze the aspects observed in the works, through
the formation of categories. The categories found were: Contextual Elements, addressing the
implications of objective conditions in the teaching illness process; Gender, in which we highlight
gender inequality as something that affects the mental health of female teachers; the Subjective
Expressions, in which we explore the various situations and / or factors that hinder the teaching
performance and contribute to the illness process of the same (a); and the Alternatives Used, which
seek to bring the alternatives used by teachers to deal with the illness process. Thus, from the readings
of the work carried out in the Northeast, it was possible to analyze the historical and social
construction that involves psychological suffering in teachers, making it possible to perceive that
many aspects influence the psychological suffering of teachers. they are directly linked to the school
context, such as the lack of resources, the excess of charges, low wages, long hours, violence. Thus,
we conclude the need for a critical look at the teaching illness, considering the multiplicity of factors
involved and the need for collective alternatives.
Ma. Santos, Maria Augusta Costa dos.
Psicologia educacional .