Memórias sobre trilhos
Memórias sobre trilhos
<rebeccavsousa@gmail.com>
Falar sobre
ferrovia, em muitas cidades ao redor do Brasil, se tornou sinônimo de saudade e
esperança de um possível retorno. A chegada da Linha Férrea ao longo do
século XIX, representou crescimento e progresso para as regiões. Contribuiu
para o desenvolvimento das áreas interioranas por onde passou, estimulando a
economia, trazendo novidades para a sociedade e a cultura local, revolucionando
as comunicações com novas tecnologias. Encurtou as distâncias e abriu caminhos.
A ferrovia chegou em Arapiraca/AL no ano de 1950, através do Ramal Eixo Sul,
que saía da Estação Lourenço de Albuquerque, no município de Rio Largo e seguia
até Porto Real do Colégio, colocando a cidade agrestina na rota
do desenvolvimento. Com a desativação da linha, desde 1980 para trens de passageiros, e, 1999 para
transporte de cargas, o que restam hoje são trilhos sucateados e uma estação subutilizada.
O significado vai além da materialidade de um bem, presente no contexto
em que ele está inserido, assim como em tudo aquilo que a ele se relaciona. O
valor que um bem cultural possui para as gerações passadas, presentes e futuras
determina o seu significado e importância dentro de um dado contexto social,
assim como na história e memória local, despertando o sentimento de pertença e
consequentemente o instinto de proteção. É preciso resgatar as
temporalidades e referências presentes no espaço urbano e para além dele, no campo
da memória e, para isso, é preciso um olhar sensível e intencional em sua
busca. A fim de contribuir para o registro de informações, e a valorização das
memórias e significados que permeiam o campo do patrimônio ferroviário de
Arapiraca, esta pesquisa gerou dois produtos. O primeiro trata-se de um
documento escrito, embasado por pesquisa e consulta à documentos históricos e
atuais; o segundo, se refere a uma série de vídeos em formato de documentário,
com quatro episódios de curta duração, intitulada Memórias Sobre Trilhos.
Para produção do vídeo foi usado como parâmetro o processo desenvolvido
pela atual professora, Simone Romão, em seu trabalho final de graduação (TFG)
intitulado ‘À Memória do Movimento: A influência do trem na percepção das
paisagens’ (2003). A série traz relatos de memórias individuais, carregados de
subjetividade, compondo uma perspectiva sobre o patrimônio ferroviário a partir
dos olhos de quem o vivenciou. Assim, tanto o documento escrito, quanto o vídeo
produzido, passam a ser documentos que testemunham sobre a história, memória e
significância cultural da ferrovia em Arapiraca, criando instrumentos para
educação patrimonial, conscientização e valorização da memória da ferrovia da
cidade.
To talk about railways, in many cities around Brazil,
became similar to the feeling of missing and the hope for a possible return.
The arrival of the railroad throughout the 19th century, represented
growth and progress to the regions. It contributed with the development of the
inner cities where it went through, encouraging the local economy, bringing
news, and revolutionizing the communication. It shortened the distances and
opened ways. The railroad arrived in Arapiraca/AL in 1950, through the Eixo Sul
extension line, which went from the Lorenço de Albuquerque Station, in the city
of Rio Largo/AL to Porto Real do Colégio/AL, placing the country city in the
development route. With the deactivation of the railroad, since 1980 for
passenger trains, and, 1999 for freight trains, what is left today is scrapped
rails and an abandoned station. The meaning goes beyond the asset’s materiality, present in its
context, as everything it relates with. The cultural value the asset has for
the past, present and future generations determines its meaning and importance
in a certain social context, just as in the local history and memory, awakening
the feeling of belonging and consequently the protection instinct. It is necessary
to rescue the temporalities and references present in the urban layout and
beyond it, in the memory field, and, for that, it’s necessary to have a
sensible and intentional look on its search. In order to contribute to the
information register, and the appreciation of the memories and meanings that
permeate the Arapiraca’s railway’s patrimony’s, this research created two
products. The first one is about a written document, based on search and
consult to relevant documents; the second one, refers to a series of video
recordings in a documentary format, with four short episodes, titled Memórias
Sobre Trilhos (which means Memories Over Rails). For the video
production the process developed by the current teacher, Simone Romão, in her
Trabalho Final de Graduação (Degree’s Final Work) named ‘À Memória do
Movimento: a influência do trem na percepção das paisagens’ (The Movement’s
Memory: the train´s influence over the landscapes percepction) (2003) was used
as a standard. The series brings reports of individual memories, loaded with
subjectivity, composing a perspective about the railway’s patrimony through the
eyes of the ones who lived it. Therefore, both the written document, and the
produced video, becomes documents that testify about the history, memory and
cultural significance of the railroad in Arapiraca, creating instruments to the
patrimonial education, awareness and appreciation of the city railroad’s
memory.
Dr. Cruz, Marcelo Karloni da.
Ma. Rodrigues, Rosemary Lopes.
Ferrovia (Arapiraca, AL).
Memória social.
Significância cultural.
*APÊNDICE A - VÍDEO 01: PANORAMA DA HISTÓRIA DA FERROVIA EM ARAPIRACA . Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=zc2CLXSoZOU
*APÊNDICE B – VÍDEO 02: LÁ VEM O TREM!. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=UghJWAh7oH0
*APÊNDICE C – VÍDEO 03: MEMÓRIAS SOBRE TRILHOS. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=6XqPqz2gLm8
*APÊNDICE D – VÍDEO 04: O FIM, A SAUDADE E A ESPERANÇA. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=IB2rFGmeKWA&t=7s
* Áudio original alterado devido a direitos autorais sobre as músicas.