Reflexões sobre o currículo e a inclusão de estudantes com deficiência: entre visibilidades e invisibilidades na rede municipal de Arapiraca - AL

Reflexões sobre o currículo e a inclusão de estudantes com deficiência: entre visibilidades e invisibilidades na rede municipal de  Arapiraca - AL

Autor(a)
Nunes, Angélica da Silva.
<angelica-snunes@hotmail.com>
Ano de publicação
2021
Data da defesa
01/12/2020
Curso/Outros
Pedagogia
Número de folhas
20
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Este é, antes de tudo, o sentir de uma observadora, que na ação de observar inquietou-se e refletiu sobre o que se constituía percepção. Por tais motivos, este artigo fundamenta-se em uma aproximação à fenomenologia por considerar as experiências vivenciadas importantes para o processo formativo dos sujeitos. Assim estou envolvida no campo de pesquisa para compreender a Educação Inclusiva como campo a educação inclusiva de pessoas com deficiências na Educação Básica da Rede Municipal de Ensino de Arapiraca – AL. Os professores, agentes formadores compartilharam de suas experiências e da realidade vivida nas instituições públicas, contribuindo para o objetivo desta produção, que busca compreender como a visibilidade e invisibilidade da educação inclusiva, e seus sujeitos, apresentam – se nas vivencias dos profissionais em atuação das escolas, estes que estão sobre orientação da secretaria de educação deste município. Para embasamento teórico desta produção foram realizados estudos nos campos do currículo escolar, educação inclusiva e planejamento, baseadas nas produções de autores como Caminha (2018), Gussi (2016), Pereira (2016), Raic (2015), Larossa (2014). Além dos documentos públicos como a Constituição Federal do Brasil (BRASIL, 1988); a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (BRASIL, 2020) e Estatuto da Pessoa com Deficiência (2015). Com esta pesquisa foi possível compreender que o alcance da educação inclusiva é prejudicado pela falta de suporte pedagógicos e formação continuada insipiente, limitada a raros momentos entre professores e auxiliares. Estes aspectos contribuem para práticas sem espaço para reflexão, comprometem a compreensão das dimensões da inclusão, ampliando invisibilidades no processo.

Abstract

This is, first of all, the feeling of an observer, who in the act of observing became uneasy and reflected on what constituted perception. For these reasons, this article is based on an approach to phenomenology as it considers the lived experiences important for the subjects' formative process. Thus, I am involved in the research field to understand Inclusive Education as a field of inclusive education for people with disabilities in Basic Education in the Municipal Education Network of Arapiraca – AL. Teachers, training agents shared their experiences and the reality lived in public institutions, contributing to the objective of this production, which seeks to understand how the visibility and invisibility of inclusive education, and its subjects, are presented in the experiences of professionals in the activities of schools, these are under the guidance of the education department of this municipality. For the theoretical basis of this production, studies were carried out in the fields of school curriculum, inclusive education and planning, based on the productions of authors such as Caminha (2018), Gussi (2016), Pereira (2016), Raic (2015), Larossa (2014). In addition to public documents such as the For the theoretical basis of this production, studies were carried out in the fields of school curriculum, inclusive education and planning, based on the productions of authors such as Caminha (2018), Gussi (2016), Pereira (2016), Raic (2015), Larossa (2014). In addition to public documents such as the Federal Constitution of Brazil (Brazil, 1988); the Law of Guidelines and Bases of National Education (Brazil, 2020) and the Statute of Persons with Disabilities (2015). With this research it was possible to understand that the reach of inclusive education is hindered by the lack of pedagogical support and insipient continuing education, limited to rare moments between teachers and assistants. These aspects contribute to practices without space for reflection, compromise the understanding of the dimensions of inclusion, increasing invisibilities in the process.

Orientador(a)
Me. Santos Júnior, Júlio Bispo dos.
Banca Examinadora
Dr.ª Raic, Daniela Farias Freire.
Dr.ª Guedes, Lívia Couto.
Palavras-chave
Inclusão.
Inclusão escolar – Deficientes.
Educação.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
7.00.00.00-0 Ciências humanas.
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