O ensino de probabilidade a apartir da geometria e do ambiente computacional AVALE
O ensino de probabilidade a apartir da geometria e do ambiente computacional AVALE
O Ensino de Probabilidade é pouco explorado na Escola Básica, apesar de ser um tópico de grande importância, pois permite ao aluno entender fenômenos aleatórios que estão presentes em seu cotidiano. Encontra-se na literatura diferentes abordagens da probabilidade, entre elas, a abordagem clássica, a frequentista e a geométrica. A opção pelo uso da geometria no ensino de probabilidade oferece ao aluno a oportunidade fazer uso de elementos da geometria para resolver problemas probabilísticos.Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é apresentar os conceitos básicos de Probabilidade Geométrica, bem como analisar as contribuições que a Sequência de Ensino “O Jogo dos Discos” pautada na experimentação aleatória e na simulação computacional, pode trazer para o ensino e aprendizagem da Probabilidade. A sequência de ensino foi aplicada a 23 alunos do 3° ano do Ensino Médio de uma escola pública de Arapiraca, Alagoas. A aplicação dessa sequência de ensino seu deu em dois momentos, o primeiro em sala de aula com a realização da experimentação aleatória e em seguida no ambiente computacional. Os resultados indicam que a utilização dessa proposta de ensino contribui para a aprendizagem, uma vez que torna as aulas mais prazerosas e participativas para os alunos e, ainda apresenta uma dinâmica metodológica diferenciada para o ensino de probabilidade, na qual são propostas situações em que os estudantes realizam experimentos, observam os eventos possíveis, possibilitando o ensino e a aprendizagem deste assunto não pela mera reprodução de conhecimentos, mas pela ação. Os alunos tornam-se ativos na construção do seu próprio conhecimento, mas críticos e conscientes contribuindo assim para o desenvolvimento do letramento Probabilístico.
Teaching Probability is underexplored in Primary School, despite being a topic of great importance as it allows the student to understand random phenomena that are present in your everyday life. It lies in the different approaches of the probability literature, among them, the classic approach, the frequentist and geometric. The option to use geometry in teaching probability offers the student the opportunity to make use of elements of geometry to solve probabilistic problems. In this context, the aim of this paper is to present the basics of Geometric Probability and analyze the contributions that the Sequence of Instruction "Game Discs" guided by the random experimentation and computer simulation, can bring to the teaching and learning of Probability. The teaching sequence was applied to 23 students in 3rd year high school students in a public school in Arapiraca, Alagoas. The results indicate that the use of this teaching proposal contributes to learning, as it makes the most pleasurable and participatory for students and also features a differentiated for teaching probability methodological dynamic classes, which are offered in situations where students conduct experiments, observe the possible events, allowing the teaching and learning of this subject than mere reproduction of knowledge, but by action. Students become active in shaping their own knowledge, but critical and aware contributing to the development of literacy Probabilistic.
Me. Porto, José Fábio Boia.
Letramento estatístico.
Sequência de ensino.
A BCA possui a versão impressa em seu acervo.