Ser mãe de crianças com deficiência: um estudo sobre as vivências da maternidade

Ser mãe de crianças com deficiência: um estudo sobre as vivências da maternidade

Autor(a)
Rocha, Camila Souza Chagas da.
<camilinhaachagas@gmail.com> Almeida, Gabrielle Florence dos Santos.
<g_florencegg@hotmail.com>
Ano de publicação
2021
Data da defesa
12/07/2021
Curso/Outros
Psicologia (U. E. Palmeira dos Índios)
Número de folhas
75
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Resumo

O objetivo desta pesquisa é investigar, por meio de relatos colhidos na internet, como as mães de crianças com deficiência vivenciam os desafios de conciliar a maternidade e os demais papéis sociais que lhes são impostos. Nesse sentido, buscamos também compreender como é a experiência de ser mãe de uma criança com deficiência e analisar como essa relação mãe e filho se estabelece. O referencial teórico utilizado foi a Psicologia Histórico-cultural de Vygotsky, pois através desse referencial é possível perceber o humano como um ser social e histórico, que se constitui enquanto sujeito através da relação. A pesquisa teve caráter qualitativo, sendo utilizada a técnica de análise documental para a construção de dados. Foram analisados 16 textos extraídos de páginas da internet entre os dias 15 de junho e 03 de julho de 2020. Para encontrar os textos, utilizamos, no buscador da Google, expressões como “depoimento de mães de pessoas com deficiência” e “mãe de pessoa com deficiência”, selecionando somente aqueles textos que tivessem o depoimento das mães sobre suas vivências na maternidade de uma criança com deficiência. Através do método de análise de conteúdo, foram construídas duas categorias, são elas: vivências com o filho: que demonstra como se dá o processo de descoberta do diagnóstico da criança, os sentimentos envolvidos nesse processo, os aprendizados e as renúncias que muitas vezes elas precisam experienciar e as expectativas em torno do desenvolvimento da criança; vivência com a sociedade: refere-se a toda experiência vivenciada e exposta por essas mulheres a respeito de ter um filho com deficiência em uma sociedade ainda pouco inclusiva. Concluímos que se faz necessário voltar o olhar, não só para a criança com deficiência, como também para essas mães, dando visibilidade às suas questões e contribuindo para o seu desenvolvimento pessoal e como mulher.

Abstract

The objective of this research is to investigate, through reports collected from the internet, how mothers of children with disabilities experience the challenges of reconciling motherhood and other social roles imposed on them. In this sense, we also seek to understand what the experience of being a mother of a child with a disability it’s like and to analyze how this relationship between mother and child is connected. The theoretical framework used was Vygotsky's Historical-cultural Psychology, because through this framework it is possible to perceive the human as a social and historical being, who constitutes himself as a subject through the relationship. The research had a qualitative character, using the technique of document analysis for data construction. Sixteen texts extracted from internet pages between June 15 and July 3, 2020 were analyzed. To find the texts, we used expressions such as "deposition of mothers of people with disabilities" and "mother of a person" in the Google search engine. “With disabilities”, defined only those texts that had the testimony of mothers about their experiences in the maternity of a child with a disability. Through the method of content analysis, two categories were constructed, they are: experiences with the child: which demonstrates how the process of discovering the child's diagnosis takes place, the processes involved, the learning and how often they need to experience and as expectations around the child's development; experience with society: refers to all the experience lived and exposed by these women about having a child with a disability in a society that is still not very inclusive. We conclude that it is necessary to turn our gaze, not only to a child with a disability, but also to these mothers, giving visibility to their issues and contributing to their personal development as a woman. 

Orientador(a)
Dr.ª Nóbrega, Danielle Oliveira da.
Banca Examinadora
Me. Santos, Alysson Cavalcante dos.
Dr.ª Bezerra, Cássia de Castro.
Palavras-chave
Maternidade.
Psicologia social.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSPI.
Categorias CNPQ
7.00.00.00-0 Ciências humanas.
Visualizações
1029
Observações


Não foi possível exibir o PDF