Ser mãe de crianças com deficiência: um estudo sobre as vivências da maternidade
Ser mãe de crianças com deficiência: um estudo sobre as vivências da
maternidade
<camilinhaachagas@gmail.com> Almeida, Gabrielle Florence dos Santos.
<g_florencegg@hotmail.com>
O objetivo desta pesquisa é investigar, por meio de relatos colhidos na internet, como as
mães de crianças com deficiência vivenciam os desafios de conciliar a maternidade e os
demais papéis sociais que lhes são impostos. Nesse sentido, buscamos também
compreender como é a experiência de ser mãe de uma criança com deficiência e analisar
como essa relação mãe e filho se estabelece. O referencial teórico utilizado foi a Psicologia
Histórico-cultural de Vygotsky, pois através desse referencial é possível perceber o humano
como um ser social e histórico, que se constitui enquanto sujeito através da relação. A
pesquisa teve caráter qualitativo, sendo utilizada a técnica de análise documental para a
construção de dados. Foram analisados 16 textos extraídos de páginas da internet entre os
dias 15 de junho e 03 de julho de 2020. Para encontrar os textos, utilizamos, no buscador da
Google, expressões como “depoimento de mães de pessoas com deficiência” e “mãe de
pessoa com deficiência”, selecionando somente aqueles textos que tivessem o depoimento
das mães sobre suas vivências na maternidade de uma criança com deficiência. Através do
método de análise de conteúdo, foram construídas duas categorias, são elas: vivências com
o filho: que demonstra como se dá o processo de descoberta do diagnóstico da criança, os
sentimentos envolvidos nesse processo, os aprendizados e as renúncias que muitas vezes
elas precisam experienciar e as expectativas em torno do desenvolvimento da criança;
vivência com a sociedade: refere-se a toda experiência vivenciada e exposta por essas
mulheres a respeito de ter um filho com deficiência em uma sociedade ainda pouco
inclusiva. Concluímos que se faz necessário voltar o olhar, não só para a criança com
deficiência, como também para essas mães, dando visibilidade às suas questões e
contribuindo para o seu desenvolvimento pessoal e como mulher.
The objective of this research is to investigate, through reports collected from the internet,
how mothers of children with disabilities experience the challenges of reconciling
motherhood and other social roles imposed on them. In this sense, we also seek to
understand what the experience of being a mother of a child with a disability it’s like and to
analyze how this relationship between mother and child is connected. The theoretical
framework used was Vygotsky's Historical-cultural Psychology, because through this
framework it is possible to perceive the human as a social and historical being, who
constitutes himself as a subject through the relationship. The research had a qualitative
character, using the technique of document analysis for data construction. Sixteen texts
extracted from internet pages between June 15 and July 3, 2020 were analyzed. To find the
texts, we used expressions such as "deposition of mothers of people with disabilities" and
"mother of a person" in the Google search engine. “With disabilities”, defined only those texts
that had the testimony of mothers about their experiences in the maternity of a child with a
disability. Through the method of content analysis, two categories were constructed, they
are: experiences with the child: which demonstrates how the process of discovering the
child's diagnosis takes place, the processes involved, the learning and how often they need
to experience and as expectations around the child's development; experience with society:
refers to all the experience lived and exposed by these women about having a child with a
disability in a society that is still not very inclusive. We conclude that it is necessary to turn
our gaze, not only to a child with a disability, but also to these mothers, giving visibility to
their issues and contributing to their personal development as a woman.
Dr.ª Bezerra, Cássia de Castro.
Psicologia social.