Fast-food do amor: relações amorosas contemporâneas baseadas nos aplicativos de relacionamento
Fast-food do amor: relações amorosas contemporâneas baseadas nos
aplicativos de relacionamento
<dayaner06@gmail.com>
Essa pesquisa teve como objetivo geral analisar o papel do Tinder na Contemporaneidade a partir de
uma revisão bibliográfica feita com base em produções acadêmicas sobre relações líquidas. Para isso,
tivemos como objetivos específicos: apresentar como os relacionamentos amorosos foram construídos
ao longo dos períodos históricos até a Contemporaneidade; entender o surgimento, funcionamento e
objetivo do Tinder; e analisar as produções acadêmicas sobre as relações amorosas provenientes do
Tinder. Em relação aos aspectos metodológicos, trata-se de uma pesquisa qualitativa e bibliográfica, na
qual realizamos buscas de produções acadêmicas nas bases de dados online Google Acadêmico e SciElo.
Desse modo, selecionamos 5 publicações para análise, sendo três artigos científicos e duas monografias.
Referente ao método analítico, elegemos a análise de conteúdo de Laurence Bardin, que resultou em
três categorias de análise: 1) Objetificação e mercantilização das relações nas redes sociais; 2) Busca
pelo amor na Contemporaneidade; e 3) Aplicativos de relacionamento com possibilidade para o encontro
do amor. A partir das nossas análises e discussões, constatamos que os aplicativos de relacionamento
possuem em sua essência uma lógica mercantilista que pode levar à coisificação das relações. Contudo,
também notamos que mesmo diante dessa possibilidade, muitos usuários seguem à procura de um par
romântico ou até mesmo de uma amizade, fator percebido nas buscas feitas sobre o uso do Tinder
durante a quarentena decorrente da covid-19. Diante disso, entendemos que os aplicativos de
relacionamento compõem as possibilidades quanto à formação de vínculos afetivos e que relações
amorosas podem surgir a partir deles. Portanto, compreendemos que esse trabalho possibilitou uma
discussão relevante sobre o uso desses aplicativos, e que esse é um tema que precisa ser mais discutido
em nossa sociedade e pela própria Psicologia, principalmente agora que contamos com as mudanças
causadas pela pandemia.
This research had as general objective to analyze the role of Tinder in Contemporaneity from a
bibliographic review made based on academic productions about liquid relations. For this, we had as
specific objectives: to present how love relationships were built over the historical periods up to
Contemporary times; understand the emergence, operation and purpose of Tinder; and analyze academic
productions about love relationships from Tinder. In relation to methodological aspects, it is a qualitative
and bibliographic research, in which we search for academic productions in the online databases Google
Scholar and SciElo. Thus, we selected 5 publications for analysis, four of which are three scientific
articles and two dissertation. Regarding the analytical method, we elected Laurence Bardin's content
analysis, which resulted in three categories of analysis: 1) Objectification and commercialization of
relationships on social networks; 2) Search for love in Contemporary times; and 3) Relationship apps
with the possibility of finding love. Based on our analyzes and discussions, we found that relationship
applications have in their essence a mercantilist logic that can lead to the reification of relationships.
However, we also noticed that even in the face of this possibility, many users are still looking for a
romantic couple or even a friendship, a factor perceived in the searches made on the use of Tinder during
the quarantine due to covid-19. Therefore, we understand that relationship applications make up the
possibilities regarding the formation of affective bonds and that love relationships can arise from them.
Therefore, we understand that this work has enabled a relevant discussion on the use of these
applications, and that this is a topic that needs to be further discussed in our society and by Psychology
itself, especially now that we have the changes caused by the pandemic.
Esp. Garcia, João Paulo dos Santos.
Afeto (Psicologia).
Relações humanas.
Redes de relações sociais.
Redes sociais on-line.