Contribuições da análise do comportamento para o processo de ensino – aprendizagem infantil

Contribuições da análise do comportamento para o processo de ensino – aprendizagem infantil 

Autor(a)
Farias, Marcicleia Souza.
<cleinhasouza25@gmail.com> Santos, Rosicleide de Souza.
<rosesuarez082@gmail.com>
Ano de publicação
2021
Data da defesa
11/12/2020
Curso/Outros
Psicologia (U. E. Palmeira dos Índios)
Número de folhas
68
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Resumo

O presente trabalho traz uma considerável discussão acerca do processo de ensino-aprendizagem infantil. Para tanto, contou com a realização de um recorte histórico, o qual se remeteu desde a concepção da educação informal e formal, a construção do conceito de infância, a escolarização das crianças de acordo com a legislação brasileira, até a apresentação de uma discussão a respeito de como a criança aprende pela ótica de teorias não-experimentais desenvolvidas por Piaget, Vygotsky e Wallon. Essa breve discussão acerca desses teóricos possibilitou visualizar a diferença metodológica crucial que há entre essas teorias e a teoria que foi a base do desenvolvimento desta monografia, a análise do comportamento criada por Skinner, a qual norteou o que se seguiu neste trabalho. No decorrer do trabalho, essa teoria foi amplamente discutida trazendo elucidações sobre seu desenvolvimento, conceitos e técnicas, que visaram contribuir para o processo educacional. Para isso, de acordo com o objetivo geral, discutiu-se a importância das estratégias analítico-comportamentais no processo de ensino-aprendizagem para crianças e através dos objetivos específicos, foi possível identificar os conceitos históricos acerca da educação e de que forma se deu a aprendizagem com base em teorias não-experimentais. Além disso, discutiram-se também os princípios básicos da análise do comportamento/behaviorismo radical e suas contribuições para o processo de ensino-aprendizagem da criança. Por fim, apresentaram-se algumas estratégias metodológicas utilizadas dentro da análise comportamental para modelagem da aprendizagem. Concluiu-se que esta teoria apresenta um respaldo satisfatório para discussão do ensino/aprendizagem infantil, atribui-se em grande parte a objetividade de sua prática nas intervenções necessárias para atender as demandas educacionais. Isso permitiu que por meio da análise das contingências ambientais o professor tenha uma visão ampliada das influências que impactam diretamente os comportamentos daqueles que fazem parte da comunidade escolar; identificando a situação problema, torna-se possível viabilizar a melhor forma de lidar com ela.

Abstract

The present work brings a considerable discussion about the process of teaching-learning for children, for that, it counted on the realization of a historical outline that was referred to since the conception of informal and formal education; the construction of the childhood concept; children's schooling according to Brazilian law; until the presentation of a discussion about how the child learns from the perspective of non-experimental theories developed by Piaget, Vygotsky and Wallon. This brief discussion about these theorists made it possible to visualize the crucial methodological difference that exists between these theories and the theory that was the basis for the development of this monograph, the analysis of behavior created by Skinner, which guided what followed in this work. In the course of the work, this theory was widely discussed bringing clarifications about its development, concepts and techniques, which aimed to contribute to the educational process. For this, according to the general objective, he discussed the importance of analytical-behavioral strategies in the teaching-learning process for children, and, through the specific objectives, he identified the historical concepts about education and how learning was based on non-experimental theories; also discussed, the basic principles of behavior analysis / radical behaviorism and their contributions to the child's teachinglearning process; and finally, it presented some methodological strategies used within behavioral analysis for modeling learning. It was concluded that this theory is complete, objective and effective for the teaching-learning process, as its methodological development is vehemently accurate when planning to intervene in the other demands present in educational spaces. This theory supports the teacher to have a broader view of the environmental contingencies that influence the behavior of those who are part of the school community, so that the problem situations, which previously did not have a functional view based on the analytical theory, are no longer inert. behavioral. 

Orientador(a)
Me. Silva Júnior, Gérson Alves da.
Banca Examinadora
Dr.ª Bezerra, Daniele Gonçalves.
Guimarães, Josefa Valdenice Barboza.
Esp. Guimarães, Josefa Valdenice Barboza.
Palavras-chave
Educação infantil.
Psicologia da educação.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSPI.
Categorias CNPQ
7.00.00.00-0 Ciências humanas.
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