Contribuições da análise do comportamento para o processo de ensino – aprendizagem infantil
Contribuições da análise do comportamento para o processo de ensino –
aprendizagem infantil
<cleinhasouza25@gmail.com> Santos, Rosicleide de Souza.
<rosesuarez082@gmail.com>
O presente trabalho traz uma considerável discussão acerca do processo de ensino-aprendizagem
infantil. Para tanto, contou com a realização de um recorte histórico, o qual se remeteu desde a
concepção da educação informal e formal, a construção do conceito de infância, a escolarização das
crianças de acordo com a legislação brasileira, até a apresentação de uma discussão a respeito de como
a criança aprende pela ótica de teorias não-experimentais desenvolvidas por Piaget, Vygotsky e
Wallon. Essa breve discussão acerca desses teóricos possibilitou visualizar a diferença metodológica
crucial que há entre essas teorias e a teoria que foi a base do desenvolvimento desta monografia, a
análise do comportamento criada por Skinner, a qual norteou o que se seguiu neste trabalho. No
decorrer do trabalho, essa teoria foi amplamente discutida trazendo elucidações sobre seu
desenvolvimento, conceitos e técnicas, que visaram contribuir para o processo educacional. Para isso,
de acordo com o objetivo geral, discutiu-se a importância das estratégias analítico-comportamentais no
processo de ensino-aprendizagem para crianças e através dos objetivos específicos, foi possível
identificar os conceitos históricos acerca da educação e de que forma se deu a aprendizagem com base
em teorias não-experimentais. Além disso, discutiram-se também os princípios básicos da análise do
comportamento/behaviorismo radical e suas contribuições para o processo de ensino-aprendizagem da
criança. Por fim, apresentaram-se algumas estratégias metodológicas utilizadas dentro da análise
comportamental para modelagem da aprendizagem. Concluiu-se que esta teoria apresenta um respaldo
satisfatório para discussão do ensino/aprendizagem infantil, atribui-se em grande parte a objetividade
de sua prática nas intervenções necessárias para atender as demandas educacionais. Isso permitiu que
por meio da análise das contingências ambientais o professor tenha uma visão ampliada das
influências que impactam diretamente os comportamentos daqueles que fazem parte da comunidade
escolar; identificando a situação problema, torna-se possível viabilizar a melhor forma de lidar com
ela.
The present work brings a considerable discussion about the process of teaching-learning for children,
for that, it counted on the realization of a historical outline that was referred to since the conception of
informal and formal education; the construction of the childhood concept; children's schooling
according to Brazilian law; until the presentation of a discussion about how the child learns from the
perspective of non-experimental theories developed by Piaget, Vygotsky and Wallon. This brief
discussion about these theorists made it possible to visualize the crucial methodological difference that
exists between these theories and the theory that was the basis for the development of this monograph,
the analysis of behavior created by Skinner, which guided what followed in this work. In the course of
the work, this theory was widely discussed bringing clarifications about its development, concepts and
techniques, which aimed to contribute to the educational process. For this, according to the general
objective, he discussed the importance of analytical-behavioral strategies in the teaching-learning
process for children, and, through the specific objectives, he identified the historical concepts about
education and how learning was based on non-experimental theories; also discussed, the basic
principles of behavior analysis / radical behaviorism and their contributions to the child's teachinglearning process; and finally, it presented some methodological strategies used within behavioral
analysis for modeling learning. It was concluded that this theory is complete, objective and effective
for the teaching-learning process, as its methodological development is vehemently accurate when
planning to intervene in the other demands present in educational spaces. This theory supports the
teacher to have a broader view of the environmental contingencies that influence the behavior of those
who are part of the school community, so that the problem situations, which previously did not have a
functional view based on the analytical theory, are no longer inert. behavioral.
Guimarães, Josefa Valdenice Barboza.
Esp. Guimarães, Josefa Valdenice Barboza.
Psicologia da educação.