A expressão das emoções e sentimentos por meio da música: uma análise de músicas interpretadas por Elis Regina no período da ditadura militar no brasil a partir do psicodrama
A expressão das emoções e sentimentos por meio da música: uma
análise de músicas interpretadas por Elis Regina no período da ditadura
militar no brasil a partir do psicodrama
<anaasm@hotmail.com>
Essa pesquisa teve como objetivo geral compreender a música como uma forma de
expressar as emoções e sentimentos a partir da análise de músicas interpretadas por Elis
Regina compostas por artistas diversos no Período da Ditadura Militar no Brasil à luz do
Psicodrama. Para isso, tivemos como objetivos específicos: identificar composições de
artistas que se posicionavam contra o regime militar; analisar letras de músicas
interpretadas por Elis Regina compostas por artistas diversos no período ditatorial brasileiro,
identificando o conteúdo expresso a partir do seu contexto de composição; e relacionar os
processos de composição das músicas analisadas com a teoria do Psicodrama. Com
relação ao referencial teórico desse estudo, escolhemos a Teoria do Psicodrama de Jacob
Levy Moreno para embasar nossas análises, discussões e reflexões. Concernente aos
aspectos metodológicos, trata-se de uma pesquisa qualitativa e documental, na qual
realizamos buscas no site Google com o intuito de encontrar nosso material de análise:
músicas interpretadas por Elis Regina com conteúdo de crítica à Ditadura Militar no Brasil e
informações acerca dessas músicas e de seus compositores. Desse modo, ao final do
processo de seleção, escolhemos quatro músicas e informações sobre elas para comporem
o material analisado. Em relação ao método analítico, elegemos a análise de conteúdo de
Laurence Bardin, que resultou em três categorias de análise: 1) Dor/Angústia; 2) Esperança;
e 3) Medo. A partir das nossas análises e discussões, pudemos compreender que estamos
a todo momento procurando meios de expressar as mais diversas emoções e sentimentos
oriundos das experiências vividas ao longo de nossas vidas. No decorrer de nossas
análises, foi possível destacar a relação existente entre o processo de composição musical
e alguns conceitos da Teoria Psicodramática, que foram: Catarse, Espontaneidade e
Criatividade, Fator Tele e Matriz de Identidade; também dialogamos com a prática
psicodramática e a Psicomúsica. Entendemos que a realização dessa pesquisa nos
possibilitou uma compreensão aprofundada acerca do uso da música como um meio de
expressar emoções e sentimentos, destacando-se o quão pode ser relevante a sua
utilização tanto na prática da Psicologia quanto nas demais profissões que trabalham com
intervenções terapêuticas. Sendo assim, frisamos a importância de que na atuação
profissional se considere os mais variados recursos que possam auxiliar nas intervenções,
levando em consideração a singularidade de cada sujeito. Por fim, salientamos que esse
trabalho propõe discussões e reflexões que defendem o uso da música como um recurso
interventivo que pode ser utilizado como um facilitador do processo de expressão.
This research aimed to understand music as a way of expressing emotions and feelings
based on the analysis of songs performed by Elis Regina composed by different artists
during the Military Dictatorship Period in Brazil (between the years 1964 and 1985) in the
light of Psychodrama. For that, we had as specific objectives: identify compositions of artists
who took a stand against the military regime; analyze lyrics of songs performed by Elis
Regina composed by different artists in the Brazilian dictatorial period, identifying the content
expressed from its context of composition; and to relate the composition processes of the
analyzed musics with the theory of Psychodrama. Regarding the theoretical framework of
this study, we chose Jacob Levy Moreno's Theory of Psychodrama to support our analyses,
discussions and reflections. Concerning the methodological aspects, it is a qualitative and
documentary research, in which we conducted searches on the Google site in order to find
our analysis material: songs interpreted by Elis Regina with content critical of the Military
Dictatorship in Brazil and information about these songs and their composers. Thus, at the
end of the selection process, we chose four songs and information about them to compose
the analysed material. Regarding the analytical method, we elected Laurence Bardin's
content analysis, which resulted in three categories of analysis: 1) Pain/Anguish; 2) Hope;
and 3) Fear. From our analyses and discussions, we were able to understand that we are
constantly looking for ways to express the most diverse emotions and feelings arising from
the experiences lived throughout our lives. In the course of our analyses, it was possible to
highlight the relationship between the musical composition process and some concepts of
the Psychodramatic Theory, which were: Catharsis, Spontaneity and Creativity, Tele Factor
and Identity Matrix; we also dialogue with Psychodramatic Practice and Psychomusic. We
understand that the realization of this research enabled us to have a deeper understanding
of the use of music as a means of expressing emotions and feelings, highlighting how
relevant its use can be, both in the practice of Psychology and in other professions that work
with therapeutic interventions. Thus, we emphasize the importance of considering the most
varied resources in professional practice that can assist in interventions, taking into account
the uniqueness of each subject. Finally, we emphasize that this work proposes discussions
and reflections that defend the use of music as an intervention resource that can be used as
a facilitator of the process of expression.
Dr.ª Nóbrega, Danielle Oliveira da.
Música - Terapia.
Psicodrama.
Regime militar.