O uso do _Phet Simulations_ como ferramenta didática para o ensino de física

O uso do Phet Simulations como ferramenta didática para o ensino de física

Autor(a)
Santos, José Carlos Ferreira dos.
<ferreira.carlos54@gmail.com>
Ano de publicação
2021
Data da defesa
25/05/2021
Curso/Outros
Física
Número de folhas
34
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

A internet é um poderoso veículo de comunicação e informação, que vem crescendo a cada ano e está cada vez mais presente na vida dos alunos, seja como entretenimento ou como um meio didático. Em virtude da pandemia do Covid-19 e o distanciamento social sugerido como protocolo de contingenciamento da doença, as mídias digitais ganharam destaque e se tornaram a principal ferramenta de ensino. De modo que, a sala de aula vista como ambiente de interação e diálogo entre os professores e alunos foi transportada para o ambiente virtual. Assim como ocorreu com as demais áreas de conhecimento, o ensino de física encontrou uma vasta possibilidades no meio digital de ferramentas com grande potencial de aplicação no processo de ensino-aprendizagem. Neste contexto, o presente trabalho apresenta uma proposta de uso de softwares de simulação para o ensino de Física, abrangendo as séries do Ensino Médio, garantindo a aproximação do cotidiano dos alunos com os fenômenos físicos estudados. Veremos que o uso de simulações no PhET Simulations pode promover maior interesse pela disciplina de Física.

Abstract

The internet is a powerful vehicle for communication and information, which is growing every year and is increasingly present in the lives of students, either as entertainment or as a teaching medium. Due to the Covid-19 pandemic and the social distance suggested as a disease contingency protocol, digital media gained prominence and became the main teaching tool. So, the classroom seen as an environment for interaction and dialogue between teachers and students was transported to the virtual environment. As with other areas of knowledge, the teaching of physics has found vast possibilities in the digital medium of tools with great potential for application in the teaching-learning process. In this context, the present work presents a proposal for the use of simulation software for teaching Physics, covering high school grades, ensuring the approximation of students' daily lives with the studied physical phenomena. We will see that the use of simulations in PhET Simulations can promote greater interest in the discipline of Physics.

Orientador(a)
Dr.ª Leão, Lidiane Maria Omena da Silva.
Banca Examinadora
Dr. Moura, André de Lima.
Dr. Leão Neto, José Pereira.
Palavras-chave
Ensino de física.
Ensino e aprendizagem.
Phet Simulations.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
1.00.00.00-3 Ciências exatas e da terra.
Visualizações
273
Observações


Não foi possível exibir o PDF