As implicações do avanço tecnológico no brincar para o desenvolvimento infantil à luz da literatura científica
As implicações do avanço tecnológico no brincar para o desenvolvimento
infantil à luz da literatura científica
<meloalany1903@gmail.com> Silva, Samara Rayra Calista.
<samararcs@gmail.com>
O presente estudo tem por objetivo analisar, por meio da literatura científica, as implicações
do uso de novas tecnologias no brincar para o desenvolvimento infantil. Trata-se de uma
pesquisa de cunho qualitativo, do tipo bibliográfica e que toma por base a Psicologia Históricocultural. A pesquisa foi realizada com base em artigos dos portais digitais Pepsic e Scielo no
ano de 2020, entre os meses de maio e junho. Para a realização da pesquisa, foram utilizados
os termos: “Infância/Tecnologia”; “Criança/Tecnologia”; “Brincar/Tecnologia”;
“Brinquedo/Tecnologia”; “Desenvolvimento/Tecnologia/Infância”. Foram encontrados ao total
334 textos e 15 foram utilizados na elaboração da pesquisa, pois abordavam discussões que
contemplavam o objetivo da pesquisa. Utilizando a técnica de análise de conteúdo para
realizar a análise, foram elaboradas quatro categorias: 1) Tecnologia no Processo de
Aprendizagem: que reflete sobre a utilização de novas tecnologias para a aprendizagem
infantil. 2) Tecnologia e Reabilitação: trata do espaço ocupado pelas novas tecnologias no
contexto da reabilitação de crianças com deficiência. 3) Mediações do adulto: fala da ação do
adulto no processo de mediação do uso de novas tecnologias no desenvolvimento infantil. 4)
Problematizações: traz discussões sobre vertentes positivas e negativas, em relação ao uso
de novas tecnologias na infância. Por fim, pudemos perceber que existem diversos fatores
positivos com o uso de novas tecnologias na infância, em diferentes contextos, mas que se
faz necessária uma mediação por parte do adulto, dos conteúdos acessados e o tempo de
utilização.
The present study has the objective to analyze, through scientific literature, the implications of
the use of new playing technologies during child development. This is a qualitative research,
bibliographic and based on Historical-Cultural Psychology. The research was conducted based
on articles from the digital portals Pepsic and Scielo in the year 2020, between the months of
May and June. For conducting the research, the terms used were: “Childhood / Technology”;
"Child / Technology", "Play / Technology", "Toy / Technology", "Development / Technology /
Childhood". A total of 334 texts were found and 15 were used in the elaboration of the
research, as they addressed discussions that contemplated the research objective. Using the
content analysis technique to perform the analysis, four categories were elaborated: 1)
Technology in the Learning Process: which reflect on the use of new technologies for children's
learning. 2) Technology and Rehabilitation: deals with the space occupied by new technologies
in the context of the rehabilitation of children with disabilities. 3) Adult mediation: talk about the
adult action in the mediation process of the use of new technologies in child development. 4)
Problematizations: brings discussions about positive and negative strands, in relation to the
use of new technologies in childhood. Finally, we could see that there are several positives
factors within the use of new technologies in childhood, in different contexts, but the adult's
mediation on the contents accessed and the time of use is necessary.
Esp. Silva, Rita de Cássia de Oliveira.
Psicologia da educação.