Relatório de ensino do estágio obrigatório, da disciplina de Sociologia da educação de jovens, adultos e idosos.

Relatório de ensino do estágio obrigatório, da disciplina de Sociologia da educação de jovens, adultos e idosos.

Autor(a)
Silva, Joelson Firmino da.
<joelson20091920@hotmail.com>
Ano de publicação
2020
Data da defesa
14/12/2020
Curso/Outros
Ciências Sociais (EaD)
Número de folhas
45
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

A formação da sociologia como ciência e como disciplina passou por vários processos até a sua construção e obrigatoriedade de transmissão do saber sociológico como disciplina no currículo da educação básica, isto é, a aprendizagem da sociologia no Ensino Médio é obrigatória, entretanto, o seu reconhecimento social enquanto disciplina, por parte dos agentes sociais da educação: professores, gestores, técnicos, alunos, ainda é um entrave na sua transmissão. O estudo das ciências sociais é importante para a formação integral dos estudantes, uma vez que, essa disciplina aborda conteúdos relacionados com a realidade vivenciada pela comunidade na qual a escola está inserida e a sociedade brasileira, tratando de assuntos sobre problemas sociais, cultura, importantes para o desenvolvimento da criticidade, da autonomia, da formação ética do cidadão. Justificando, assim, a escolha do relatório com base no estudo da sociologia na educação de jovens, adultos e idosos. Vale ressaltar a formação dos professores em sociologia e em metodologias de ensino-aprendizagem que estimulem e motivem os alunos para a aprendizagem, criando uma relação de proximidade com a realidade do estudante, principalmente por se tratar dos alunos da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI), discentes que vêm para a escola após um dia de trabalho, de cuidarem da família, com a idade fora da série regular de ensino, fazendo com que os docentes precisem ter um olhar diferenciado,  que sejam docentes pesquisadores, que reflitam sobre sua prática de ensino e estude para usar estratégias de ensino que atraem e estimulem os alunos para uma aprendizagem significativa. O objetivo geral do presente relatório é analisar a importância da sociologia na formação integral dos discentes da educação de jovens, adultos e idoso. A metodologia de estudo do relatório está dividida em duas etapas: pesquisa bibliográfica qualitativa e uma pesquisa de campo qualitativa e quantitativa, realizada durante o estágio obrigatório, observando a infraestrutura da escola campo de pesquisa, observando uma turma do primeiro período do ensino médio da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI), um questionário socioeconômico e sobre a visão dos alunos sobre a sociologia e um questionário para a professora de sociologia. Contudo, pode-se observar que a sociologia ainda sofre desvalorização por parte dos alunos, apesar da sua importância para a formação crítica, autônoma do cidadão, abordando assuntos relativos a realidade vivenciada pelos discentes.

 

Abstract

The formation of sociology as a science and as a discipline went through several processes until its construction and mandatory transmission of sociological knowledge as a discipline in the basic education curriculum, that is, learning sociology in high school is mandatory, however, its recognition social as a discipline, by the social agents of education: teachers, managers, technicians, students, is still an obstacle in its transmission. The study of social sciences is important for the integral formation of students, since this discipline addresses content related to the reality experienced by the community in which the school is inserted and the Brazilian society, dealing with issues about social problems, culture, important for the development of criticality, autonomy, the ethical formation of the citizen. Thus justifying the choice of the report based on the study of sociology in the education of young people, adults and the elderly. It is worth emphasizing the training of teachers in sociology and teaching-learning methodologies that encourage and motivate students to learn, creating a close relationship with the student's reality, especially because they are students of Youth, Adult and Elderly Education (EJAI), students who come to school after a day of work, to take care of the family, with an age outside the regular teaching grade, making teachers need to have a different look, to be research teachers, who reflect on your teaching practice and study to use teaching strategies that attract and stimulate students for meaningful learning. The general objective of this report is to analyze the importance of sociology in the integral formation of students in education for young people, adults and the elderly. The study methodology of the report is divided into two stages: qualitative bibliographic research and a qualitative and quantitative field research, carried out during the mandatory internship, observing the infrastructure of the research field school, observing a class from the first period of secondary education in Education of Youth, Adults and Elderly (EJAI), a socioeconomic questionnaire and on the students' view of sociology and a questionnaire for the sociology teacher. However, it can be observed that sociology is still undervalued by students, despite its importance for the critical, autonomous education of citizens, addressing issues related to the reality experienced by students.

 

Orientador(a)
Dr. Silva, Welkson Pires da.
Banca Examinadora
Dr. Nascimento, Emerson Oliveira do.
Silva, Júlio Cezar Gaudêncio da.
Palavras-chave
Formação de professores .
Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI).
Sociologia.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
6.00.00.00-7 Ciências sociais aplicadas.
Visualizações
1201
Observações


Não foi possível exibir o PDF