Relatório de ensino do estágio obrigatório, da disciplina de Sociologia da educação de jovens, adultos e idosos.
Relatório de ensino do estágio obrigatório, da disciplina de Sociologia da educação de jovens, adultos e idosos.
<joelson20091920@hotmail.com>
A formação da sociologia como ciência e como
disciplina passou por vários processos até a sua construção e obrigatoriedade
de transmissão do saber sociológico como disciplina no currículo da educação
básica, isto é, a aprendizagem da sociologia no Ensino Médio é obrigatória,
entretanto, o seu reconhecimento social enquanto disciplina, por parte dos
agentes sociais da educação: professores, gestores, técnicos, alunos, ainda é
um entrave na sua transmissão. O estudo das ciências sociais é importante para
a formação integral dos estudantes, uma vez que, essa disciplina aborda
conteúdos relacionados com a realidade vivenciada pela comunidade na qual a
escola está inserida e a sociedade brasileira, tratando de assuntos sobre
problemas sociais, cultura, importantes para o desenvolvimento da criticidade,
da autonomia, da formação ética do cidadão. Justificando, assim, a escolha do
relatório com base no estudo da sociologia na educação de jovens, adultos e
idosos. Vale ressaltar a formação dos professores em sociologia e em
metodologias de ensino-aprendizagem que estimulem e motivem os alunos para a
aprendizagem, criando uma relação de proximidade com a realidade do estudante,
principalmente por se tratar dos alunos da Educação de Jovens, Adultos e Idosos
(EJAI), discentes que vêm para a escola após um dia de trabalho, de cuidarem da
família, com a idade fora da série regular de ensino, fazendo com que os
docentes precisem ter um olhar diferenciado,
que sejam docentes pesquisadores, que reflitam sobre sua prática de
ensino e estude para usar estratégias de ensino que atraem e estimulem os
alunos para uma aprendizagem significativa. O objetivo geral do presente
relatório é analisar a importância da sociologia na formação integral dos discentes
da educação de jovens, adultos e idoso. A metodologia de estudo do relatório
está dividida em duas etapas: pesquisa bibliográfica qualitativa e uma pesquisa
de campo qualitativa e quantitativa, realizada durante o estágio obrigatório,
observando a infraestrutura da escola campo de pesquisa, observando uma turma
do primeiro período do ensino médio da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI),
um questionário socioeconômico e sobre a visão dos alunos sobre a sociologia e
um questionário para a professora de sociologia. Contudo, pode-se observar que
a sociologia ainda sofre desvalorização por parte dos alunos, apesar da sua importância
para a formação crítica, autônoma do cidadão, abordando assuntos relativos a
realidade vivenciada pelos discentes.
The
formation of sociology as a science and as a discipline went through several
processes until its construction and mandatory transmission of sociological knowledge
as a discipline in the basic education curriculum, that is, learning sociology
in high school is mandatory, however, its recognition social as a discipline,
by the social agents of education: teachers, managers, technicians, students,
is still an obstacle in its transmission. The study of social sciences is
important for the integral formation of students, since this discipline
addresses content related to the reality experienced by the community in which
the school is inserted and the Brazilian society, dealing with issues about
social problems, culture, important for the development of criticality,
autonomy, the ethical formation of the citizen. Thus justifying the choice of
the report based on the study of sociology in the education of young people,
adults and the elderly. It is worth emphasizing the training of teachers in
sociology and teaching-learning methodologies that encourage and motivate
students to learn, creating a close relationship with the student's reality,
especially because they are students of Youth, Adult and Elderly Education
(EJAI), students who come to school after a day of work, to take care of the
family, with an age outside the regular teaching grade, making teachers need to
have a different look, to be research teachers, who reflect on your teaching
practice and study to use teaching strategies that attract and stimulate
students for meaningful learning. The general objective of this report is to
analyze the importance of sociology in the integral formation of students in education
for young people, adults and the elderly. The study methodology of the report
is divided into two stages: qualitative bibliographic research and a
qualitative and quantitative field research, carried out during the mandatory
internship, observing the infrastructure of the research field school,
observing a class from the first period of secondary education in Education of
Youth, Adults and Elderly (EJAI), a socioeconomic questionnaire and on the
students' view of sociology and a questionnaire for the sociology teacher.
However, it can be observed that sociology is still undervalued by students,
despite its importance for the critical, autonomous education of citizens,
addressing issues related to the reality experienced by students.
Silva, Júlio Cezar Gaudêncio da.
Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI).
Sociologia.