Vivências e realidades nas aulas de ciências da EJA: estudando os sistemas reprodutores do corpo humano.

Autor(a)
Santos, Melissa Ferreira.
<melisssasantos@hotmail.com>
Ano de publicação
2019
Data da defesa
28/02/2019
Curso/Outros
Ciências Biológicas (U. E. Penedo)
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional PENEDO
Resumo

Este foi desenvolvido no período do Estágio Supervisionado III, no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Universidade Federal de Alagoas/Unidade Educacional Penedo. Trata-se de uma experiência realizada com uma turma da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola de rede pública, situada na cidade de Igreja Nova/ Alagoas, no qual trazemos aqui um recorte do trabalho voltado para com as especificidades dos sistemas produtores masculino e feminino do corpo humano, aplicado com o auxílio de ferramentas didáticas produzida com materiais recicláveis e de baixo custo, atendendo as especificidades do público envolvido. Este tem por objetivo atender a carência de pesquisa do ensino de ciências voltado para o público da EJA, valorizar o ensino na EJA e propor estratégias de ensino para o ensino público atendendo as suas especificidades. Neste aspecto nosso planejamento foi voltado para a realidade dos educandos da EJA. Como metodologia, foi proposto um trabalho qualitativo interventivo no contexto educacional destes sujeitos, com base na concepção da Educação Dialógica de Freire, numa perspectiva lúdica. Após as atividades, podemos perceber que houve interação e diálogo na turma a partir dos conteúdos e materiais expostos em sala.

Abstract

This was developed in the period of supervised internship III, in the course of degree in biological sciences, Federal University of Alagoas/ Educational Unit Penedo. This experiment was performed with a group of adult and youth education (EJA) in a public school, located in Igreja Nova/Alagoas, in which we bring here a clipping from work back to the specifics of the male and female-producing systems of the human body, applied with the aid of didactic tools produced with recyclable materials and low-cost, taking into account the specificities of the public involved. In this respect our planning was focused on the reality of the students of adult and youth education. As a methodology, proposed a qualitative work imaginatively in the educational context of these subjects, based on the design of Dialogical Education of the FREIRE, a playful perspective. After the activities, we can realize that there was interaction and dialogue in class from the contents and materials exposed in the living room.

Orientador(a)
Cavalcante, Valeria Campos .
Banca Examinadora
Sobral, Marcos Paulo de Oliveira.
Montenegro, Sineide Correia Silva.
Palavras-chave
EJA.
Ensino de ciências e biologia.
Sistemas reprodutores.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção de Propriedade Inletectual - CPI/BPP.
Categorias CNPQ
2.00.00.00-6 Ciências biológicas.
Visualizações
5
Observações


Não foi possível exibir o PDF