O uso dos instrumentos do laboratório de ensino de matemática no ensino e aprendizagem

O uso dos instrumentos do laboratório de ensino de matemática no ensino e aprendizagem

Autor(a)
Pereira, Vitória Aparecida da Silva.
<vithoryaaparecida.vyh@gmail.com>
Ano de publicação
2021
Data da defesa
05/07/2021
Curso/Outros
Matemática
Número de folhas
49
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Os procedimentos mecanizados enraizados ao processo de ensino e aprendizagem de matemática trazem consigo o pensamento de que a matemática é algo complicado de se entender. Na busca por resultados colaborativos a Educação Matemática e considerando o Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) composto por metodologias associadas a processos práticos de ensino e aprendizagem, a pesquisa aqui apresentada teve como objetivo investigar o uso de instrumentos próprios do laboratório de ensino de matemática na prática pedagógica do professor de matemática. Os estudos que fundamentam este trabalho mostram que atividades planejadas a partir de instrumentos concretos e manipuláveis característico de laboratório de ensino de matemática são importantes ferramentas pedagógicas para melhorar o quadro de ensino e aprendizagem da matemática. Para o desenvolvimento da pesquisa fez-se necessário realizar uma pesquisa de campo de cunho qualitativo. Segundo Denzin e Lincoln (2006), a pesquisa qualitativa envolve uma abordagem interpretativa do mundo, o que significa que seus pesquisadores estudam as coisas em seus cenários naturais, tentando entender os fenômenos em termos dos significados que as pessoas a eles conferem. Tendo como sujeitos desta pesquisa: professores e alunos, possibilitando respaldo e resultados legitimamente relevantes no tema. Para a coleta dos dados foram utilizados dois questionários, um destinado para a pesquisa com os professores (Apêndice A) composto por cinco questões objetivas e discursivas. O questionário (Apêndice B) para os alunos é constituído por oito itens, dispostos de forma objetiva e discursiva. Assim, investigando tanto as atitudes e impressões tantos dos professores quanto dos alunos. Como aportes teóricos nos apoiamos em Ewbank (1971) sobre laboratório de matemática; Bezerra (1962) com o uso dos materiais manipuláveis, Lorenzato(2006) sobre as objeções e os contra argumentos do uso do LEM. Os resultados apontam que os alunos sujeitos desta pesquisa têm concebido que o uso de instrumentos de laboratório favorece o processo de ensino aprendizagem da matemática de forma prazerosa, atrativa e com respaldo a dar significado social aos conteúdos matemáticos. O trabalho mostrou também as principais dificuldades enfrentadas pelos professores quanto ao uso dos instrumentos de laboratório, desde a falta desses instrumentos, tempo para planejamento e formação para o uso dos mesmos.

Abstract

The mechanized procedures rooted in the process of teaching and learning mathematics bring with them the thought that mathematics is something complicated to understand. In the search for collaborative results in Mathematics Education and considering the Mathematics Teaching Laboratory (LEM) composed of methodologies associated with practical teaching and learning processes, the research presented here aimed to investigate the use of instruments of the mathematics teaching laboratory in the pedagogical practice of the mathematics teacher. The studies that support this work show that activities planned from concrete and manipulable instruments, characteristic of a mathematics teaching laboratory, are important pedagogical tools to improve the teaching and learning framework of mathematics. For the development of the research it was necessary to carry out a qualitative field research. According to Denzin and Lincoln (2006), qualitative research involves an interpretive approach to the world, which means that its researchers study things in their natural settings, trying to understand phenomena in terms of the meanings people give to them. Having as subjects of this research: teachers and students, enabling support and results that are legitimately relevant to the theme. For data collection, two questionnaires were used, one intended for research with teachers (Appendix A) consisting of five objective and discursive questions. The questionnaire (Appendix B) for teachers consists of eight items, arranged in an objective and discursive way. Thus, investigating both the attitudes and impressions of both teachers and students. As theoretical contributions we rely on Ewbank (1971) on the mathematics laboratory; Bezerra (1962) with the use of manipulable materials, Lorenzato (2006) on the objections and counterarguments of the use of LEM. The results show that the students who are the subjects of this research have conceived that the use of laboratory instruments favors the teaching and learning process of mathematics in a pleasant, attractive way and with support to give social meaning to the mathematical contents. The work also showed the main difficulties faced by teachers regarding the use of laboratory instruments, from the lack of these instruments, time for planning and training for their use.

Orientador(a)
Me. Porto, José Fábio Boia.
Banca Examinadora
Silva, Elisa Fonseca Sena e.
Dr. Barros, José da Silva.
Palavras-chave
Educação matemática.
Práticas pedagógicas.
Ensino de matemática - Laboratório.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
1.00.00.00-3 Ciências exatas e da terra.
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