O trato do conteúdo ginástica nas aulas de educação física: uma experiência do PIBID em uma escola de Taquarana / AL no ano de 2016
O trato do conteúdo ginástica nas aulas de educação física: uma experiência do PIBID em uma escola de Taquarana / AL no ano de 2016
<daysefarias11@gmail.com>
Trata-se
de um estudo realizado a partir de uma experiência com o conteúdo ginástica nas
aulas de Educação Física na Escola Santos Ferraz, localizada em Taquarana-AL
contemplada com o Programa de Bolsas de Iniciação à Docência afim de
identificar quais os limites e possibilidades do trato com o conteúdo
ginástica, descrevendo como ocorreu o processo, identificando dificuldades
enfrentadas em relação a espaço e material disponível na escola. Para
fundamentar este estudo, buscou-se em fontes da literatura estudos que
trouxessem elementos necessários para problematizar e argumentar a pesquisa. A
pesquisa foi realizada no ano de 2016 com uma turma de 1º série do Ensino Médio,
a partir de uma observação direta do grupo, e a utilização do caderno de campo
para coletar os dados. A partir da pesquisa foi possível perceber algumas
dificuldades enfrentadas para o trato do conteúdo ginástica, mas é notável que
estas dificuldades são possíveis de serem superadas, além de mostrar a
importância do PIBID para a formação dos acadêmicos dos cursos de licenciatura.
It is a research on the process of
insertion of gymnastic content in Physical Education classes at the Santos
Ferraz School, located in Taquarana-AL from the intervention project of PIBID,
in order to identify the limits and possibilities of dealing with the content
gymnastics, describe how the process occurred, and identify difficulties faced
in relation to space and material available in the school. In order to base
this study, we searched in sources of the literature studies that brought
elements necessary to problematize and to argue the research. The research was
carried out in 2016 with a group of 1st grade of high school, based
on a direct observation of the group, and the use of the field notebook to
collect the data. From the research it was possible to perceive some
difficulties faced for the treatment of gymnastic content, but it is remarkable
that these difficulties are possible to be overcome, besides showing the
importance of the PIBID for the training of undergraduate students.
Ma. Assis, Vannina de Oliveira.
Educação física.
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docencia (PIBID).