O trato do conteúdo ginástica nas aulas de educação física: uma experiência do PIBID em uma escola de Taquarana / AL no ano de 2016

O trato do conteúdo ginástica nas aulas de educação física: uma experiência do PIBID em uma escola de Taquarana / AL no ano de 2016

Autor(a)
Farias, Dayse Vicente de.
<daysefarias11@gmail.com>
Ano de publicação
2021
Data da defesa
18/04/2019
Curso/Outros
Educação Física
Número de folhas
51
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Trata-se de um estudo realizado a partir de uma experiência com o conteúdo ginástica nas aulas de Educação Física na Escola Santos Ferraz, localizada em Taquarana-AL contemplada com o Programa de Bolsas de Iniciação à Docência afim de identificar quais os limites e possibilidades do trato com o conteúdo ginástica, descrevendo como ocorreu o processo, identificando dificuldades enfrentadas em relação a espaço e material disponível na escola. Para fundamentar este estudo, buscou-se em fontes da literatura estudos que trouxessem elementos necessários para problematizar e argumentar a pesquisa. A pesquisa foi realizada no ano de 2016 com uma turma de 1º série do Ensino Médio, a partir de uma observação direta do grupo, e a utilização do caderno de campo para coletar os dados. A partir da pesquisa foi possível perceber algumas dificuldades enfrentadas para o trato do conteúdo ginástica, mas é notável que estas dificuldades são possíveis de serem superadas, além de mostrar a importância do PIBID para a formação dos acadêmicos dos cursos de licenciatura. 

Abstract

It is a research on the process of insertion of gymnastic content in Physical Education classes at the Santos Ferraz School, located in Taquarana-AL from the intervention project of PIBID, in order to identify the limits and possibilities of dealing with the content gymnastics, describe how the process occurred, and identify difficulties faced in relation to space and material available in the school. In order to base this study, we searched in sources of the literature studies that brought elements necessary to problematize and to argue the research. The research was carried out in 2016 with a group of 1st grade of high school, based on a direct observation of the group, and the use of the field notebook to collect the data. From the research it was possible to perceive some difficulties faced for the treatment of gymnastic content, but it is remarkable that these difficulties are possible to be overcome, besides showing the importance of the PIBID for the training of undergraduate students.

 

Orientador(a)
Ma. Santos, Petra Schnneider Lima dos.
Banca Examinadora
Me. Santos, Douglas Henrique Bezerra.
Ma. Assis, Vannina de Oliveira.
Palavras-chave
Ginástica.
Educação física.
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docencia (PIBID).
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
4.00.00.00-1 Ciências da saúde.
Visualizações
198
Observações


Não foi possível exibir o PDF