Lançamento de foquete de garrafa PET: uma atividade metodológica
Lançamento de foquete de garrafa PET: uma atividade metodológica
<jessika-ms1@hotmail.com>
Este trabalho apresenta um estudo vivenciado nas aulas práticas na
disciplina de laboratório de ensino de Física 1, ofertada no curso de Física da
Universidade Federal de Alagoas – UFAL, campus de Arapiraca no semestre 2019.1
no projeto de lançamento de foguete de garrafa PET. Neste contexto, o presente
estudo tem as seguintes finalidades: (a) compreender o contexto histórico do
foguete, bem como os conceitos físicos nele envolvido, (b) entender que a
atividade de lançamento de foguete pode contribuir para a formação dos
licenciandos em Física do ponto de vista tecnológico, científico e social, (c) aplicar o projetodesenvolvendo-o com os estudantes do curso. Trata-se
de um trabalho que busca, sobretudo, frisar a importância da relação entre homem, ciência e tecnologia para os avanços
científicos. Desta forma, seguimos as
seguintes etapas metodológicas: na primeira etapa do trabalho mostramos a
contextualização histórica do foguete, a Física nele envolvida e o foguete de
garrafa PET; na segunda etapa explicamos a metodologia que se deu pela
caracterização do alunado, a montagem da base, a confecção do próprio foguete e
as instruções para lança-lo; por fim, na terceira etapa, mostramos os
resultados da experiência dos seminários apresentados pelos alunos, do lançamento
de foguete, uma pesquisa qualitativa sobre a percepção dos estudantes acerca do
projeto como um todo e as experiências da oficina de lançamento de foguete
desenvolvida no II SIM UFAL – Seminário Institucional de Monitoria. Conseguimos
alcançar os objetivos nos resultados. Portanto, concluímos que a atividade
contribuiu para a formação dos estudantes do curso de Física.
This paper presents a study
experienced in practical classes in the discipline of Physics teaching
laboratory 1, offered in the Physics course of the Federal University of
Alagoas - UFAL, Arapiraca campus in the 2019.1 semester in the PET bottle
rocket launch project. In this context, the present study has the following
purposes: (a) to understand the historical context of the rocket, as well as
the physical concepts involved in it, (b) to understand that the rocket launch
activity can contribute to the training of undergraduate students in Physics of
the from a technological, scientific and social point of view, (c) apply the
project by developing it with the students of the course. It is a work that
seeks, above all, to emphasize the importance of the relationship between man,
science and technology for scientific advances. Thus, we follow the following
methodological steps: in the first step of the work, we show the historical
context of the rocket, the Physics involved in it and the PET bottle rocket; in
the second step, we explain the methodology that took place by characterizing
the students, assembling the base, making the rocket itself and the
instructions for launching it; finally, in the third stage, we show the results
of the experience of the seminars presented by the students, of the rocket
launch, a qualitative research on the students' perception of the project as a
whole and the experiences of the rocket launch workshop developed at II SIM
UFAL – Institutional Monitoring Seminar. We managed to achieve the objectives
in the results. Therefore, we concluded that the activity contributed to the
formation of students in the Physics course.
Dr. Leão Neto, José Pereira.
Física no foguete.
Lançamento de foguete.