Lançamento de foquete de garrafa PET: uma atividade metodológica

Lançamento de foquete de garrafa PET: uma atividade metodológica

Autor(a)
Santos, Maria Jessica da Silva.
<jessika-ms1@hotmail.com>
Ano de publicação
2021
Data da defesa
26/05/2021
Curso/Outros
Física
Número de folhas
41
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Este trabalho apresenta um estudo vivenciado nas aulas práticas na disciplina de laboratório de ensino de Física 1, ofertada no curso de Física da Universidade Federal de Alagoas – UFAL, campus de Arapiraca no semestre 2019.1 no projeto de lançamento de foguete de garrafa PET. Neste contexto, o presente estudo tem as seguintes finalidades: (a) compreender o contexto histórico do foguete, bem como os conceitos físicos nele envolvido, (b) entender que a atividade de lançamento de foguete pode contribuir para a formação dos licenciandos em Física do ponto de vista tecnológico, científico e social, (c) aplicar o projetodesenvolvendo-o com os estudantes do curso. Trata-se de um trabalho que busca, sobretudo, frisar a importância da relação entre homem, ciência e tecnologia para os avanços científicos. Desta forma, seguimos as seguintes etapas metodológicas: na primeira etapa do trabalho mostramos a contextualização histórica do foguete, a Física nele envolvida e o foguete de garrafa PET; na segunda etapa explicamos a metodologia que se deu pela caracterização do alunado, a montagem da base, a confecção do próprio foguete e as instruções para lança-lo; por fim, na terceira etapa, mostramos os resultados da experiência dos seminários apresentados pelos alunos, do lançamento de foguete, uma pesquisa qualitativa sobre a percepção dos estudantes acerca do projeto como um todo e as experiências da oficina de lançamento de foguete desenvolvida no II SIM UFAL – Seminário Institucional de Monitoria. Conseguimos alcançar os objetivos nos resultados. Portanto, concluímos que a atividade contribuiu para a formação dos estudantes do curso de Física. 

Abstract

This paper presents a study experienced in practical classes in the discipline of Physics teaching laboratory 1, offered in the Physics course of the Federal University of Alagoas - UFAL, Arapiraca campus in the 2019.1 semester in the PET bottle rocket launch project. In this context, the present study has the following purposes: (a) to understand the historical context of the rocket, as well as the physical concepts involved in it, (b) to understand that the rocket launch activity can contribute to the training of undergraduate students in Physics of the from a technological, scientific and social point of view, (c) apply the project by developing it with the students of the course. It is a work that seeks, above all, to emphasize the importance of the relationship between man, science and technology for scientific advances. Thus, we follow the following methodological steps: in the first step of the work, we show the historical context of the rocket, the Physics involved in it and the PET bottle rocket; in the second step, we explain the methodology that took place by characterizing the students, assembling the base, making the rocket itself and the instructions for launching it; finally, in the third stage, we show the results of the experience of the seminars presented by the students, of the rocket launch, a qualitative research on the students' perception of the project as a whole and the experiences of the rocket launch workshop developed at II SIM UFAL – Institutional Monitoring Seminar. We managed to achieve the objectives in the results. Therefore, we concluded that the activity contributed to the formation of students in the Physics course.

Orientador(a)
Dr.ª Leão, Lidiane Maria Omena da Silva.
Banca Examinadora
Dr. Moura, André de Lima.
Dr. Leão Neto, José Pereira.
Palavras-chave
Laboratório de ensino.
Física no foguete.
Lançamento de foguete.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
1.00.00.00-3 Ciências exatas e da terra.
Visualizações
1216
Observações


Não foi possível exibir o PDF