Intervenções educativas no contexto da hipertensão arterial sistêmica: uma revisão sistemática

Autor(a)
Gama, Elton Junior Siqueira.
<elton.gama@arapiraca.ufal.br> Queiroz Júnior, Walter Gonçalves de.
<wgqjunior@gmail.com>
Ano de publicação
2020
Data da defesa
11/12/2020
Curso/Outros
Medicina
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

A hipertensão arterial sistêmica é uma das maiores causas de morbidade no mundo, considerada um dos principais fatores de risco para desenvolvimento de doenças cardiovasculares. No Brasil, a hipertensão atinge 32,5% (36 milhões) de indivíduos adultos e mais de 60% dos idosos, contribuindo direta ou indiretamente para 50% das mortes por doenças cardiovasculares e gerando impactos econômicos e sociais intensos. Entre fatores de risco modificáveis para hipertensão estão: excesso de peso e obesidade, ingesta de sal, ingestão de álcool, sedentarismo e fatores socioeconômicos. Estes últimos limitam o acesso à informação e dificultam a adesão de hábitos de vida saudáveis. Nesse contexto, medidas de educação em saúde são cabíveis para a disseminação de conhecimento e contribuição para mudanças comportamentais. O presente trabalho tem como objetivo revisar sistematicamente as intervenções educativas desenvolvidas em serviços de saúde e na comunidade e sua atuação na prevenção e controle da hipertensão. Para tal, realizou-se uma revisão sistemática nas bases de dados LILACS, MEDLINE e SciELO, considerando trabalhos sem restrição de tempo e idioma. A busca totalizou 385  artigos e 13 preencheram todos os critérios de inclusão. Foram analisados parâmetros relacionados aos fatores de risco, além de lipidograma e medidas de pressão arterial. Os trabalhos que apresentaram resultados mais satisfatórios utilizaram estratégias mais interativas com uso de compartilhamento de experiências, participação ativa e educação baseada no modelo de assistência e parceria. Dessa forma, intervenções educativas no contexto da hipertensão, bem direcionadas resultam em melhorias no comportamento que acabam levando a diminuição dos fatores de risco que influenciam no aumento da pressão arterial e apresentam potencial em promover saúde junto à comunidade.

Abstract

 

The High Blood Pressure is one of the main causes of morbidity in the world, considered one of the main risk factors for the development of cardiovascular diseases. In Brazil, the high blood pressure affects 32.5% (36 million) of adult individuals and more than 60% of the elderly, contributing directly or indirectly to 50% of deaths from cardiovascular diseases and generating intense economic and social impacts. Among the modifiable risk factors for high blood pressure are: overweight and obesity, salt intake, alcohol intake, physical inactivity and socioeconomic factors. The latter limit access to information and hinder adherence to healthy lifestyle habits. In this context, health education measures are appropriate for the dissemination of knowledge and contribution to behavioral changes. The present work aims to analyze how educational interventions developed in health services and in the community can act in the prevention and control of high blood pressure. To this end, a systematic review of the literature was carried out in the LILACS, MEDLINE and SciELO databases, considering works without time and language restrictions. The search totaled 385 articles and 13 met all inclusion criteria. Parameters related to risk factors were analyzed in addition to biochemical data (lipidogram) and blood pressure measurements. The works that presented more satisfactory results used more interactive strategies with the use of sharing experiences, active participation and education based on the assistance and partnership model. Well-targeted educational interventions in the context of high blood pressure result in improvements in behavior that end up reducing the risk factors that influence the increase in blood pressure and have the potential to promote health with the community.

Orientador(a)
Dr.ª Rodrigues, Amanda Karine Barros Ferreira.
Banca Examinadora
Dr.ª Queiroz, Aline Cavalcante de.
Dr. Machado, Michael Ferreira.
Palavras-chave
Educação em saúde.
Hipertensão arterial .
Revisão sistemática.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual - CPI/BCA.
Categorias CNPQ
4.00.00.00-1 Ciências da saúde.
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