Fazendinha: proposta de um espaço educacional infantil para a cidade de Batalha - Alagoas

Fazendinha: proposta de um espaço educacional infantil para a cidade de Batalha - Alagoas

Autor(a)
Bezerra, Yanca Alane Batista.
<yancabatista@outlook.com>
Ano de publicação
2021
Data da defesa
29/07/2021
Curso/Outros
Arquitetura e Urbanismo
Número de folhas
119
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

O espaço educacional pode influenciar na aprendizagem e formação do ser social. Uma boa aprendizagem na primeira fase da vida pode influenciar positivamente além da trajetória acadêmica de um indivíduo e abrir a mente deste para as diversas possibilidades no futuro. Além de manter as crianças na escola desde os primeiros anos de vida, os familiares terão mais tempo de buscar outras formas de ocupação e emprego. Porém, na cidade de Batalha – Alagoas, além da baixa adesão de crianças matriculadas em creches, a cidade conta apenas com uma instituição pública de ensino para essa faixa etária. O objetivo desse trabalho é propor uma instituição de ensino infantil que atenda a uma das comunidades mais carentes do município, o bairro Santa Luzia. Para que esse trabalho fosse possível, foi observado o cotidiano do bairro e analisado dados escolares que apontam o nível de aceitação do ensino na localidade. A partir disso, foram estudadas quatro abordagens pedagógicas e absorvida delas os aspectos mais adequados para uma educação lúdica, eficiente e contínua. Como o único problema do bairro não era apenas a falta de uma creche, mas também falta de infraestrutura, de equipamentos urbanos e a segregação socioespacial, a escolha do terreno para implantação da instituição de ensino infantil se deu de forma estratégica, ficando próximo a residências para que a inserção dos equipamentos urbanos (pomar, horta e parreira, playground, quadra esportiva e praça) não ficassem apenas exclusivas de uso da creche, uma vez que nessa localidade a infraestrutura necessária demoraria para chegar naturalmente. Por fim, essas informações foram suficientes para nortear a proposta arquitetônica e incentivar a vinda de infraestrutura e equipamentos urbanos. 

Abstract

Educational space can influence the learning and formation of the social being. Good learning in the first phase of life can positively influence the academic trajectory of an individual and open his or her mind to the various possibilities in the future. In addition to keeping children in school since the early years, family members will have more time to seek other forms of occupation and employment. However, in the city of Batalha - Alagoas, besides the low number of children enrolled in daycare centers, the city has only one public educational institution for this age group. The objective of this work is to propose an institution for early childhood education that serves one of the poorest communities in the municipality, the Santa Luzia neighborhood. To make this work possible, we observed the neighborhood's daily life and analyzed school data that shows the level of acceptance of education in the location. From this, four pedagogical approaches were studied and the most appropriate aspects for a playful, efficient, and continuous education were absorbed. As the neighborhood's only problem was not only the lack of a daycare center, but also the lack of infrastructure, urban equipment, and socio-spatial segregation, the choice of the land for the implementation of the daycare center was made strategically, being close to residences so that the insertion of urban equipment (orchard, vegetable garden and grapevine, playground, sports court, and square) would not be exclusive for the use of the daycare center, since in this location the necessary infrastructure would take a long time to arrive naturally. Finally, this information was enough to guide the architectural proposal and encourage the coming of infrastructure and urban equipment.

Orientador(a)
Dr.ª Gonçalves, Elisabeth de Albuquerque Cavalcanti Duarte.
Banca Examinadora
Barbosa, Allan Higor de Oliveira.
Ma. Silva, Anny Jessyca Garcia.
Dr.ª Rios, Simone Carnaúba Torres.
Palavras-chave
Projeto arquitetônico.
Arquitetura escolar.
Abordagens pedagógicas.
Educação infantil.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
6.00.00.00-7 Ciências sociais aplicadas.
Visualizações
310
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