Fazendinha: proposta de um espaço educacional infantil para a cidade de Batalha - Alagoas
Fazendinha: proposta de um espaço educacional infantil para a cidade de Batalha - Alagoas
<yancabatista@outlook.com>
O espaço educacional pode influenciar na aprendizagem e formação do ser social.
Uma boa aprendizagem na primeira fase da vida pode influenciar positivamente além
da trajetória acadêmica de um indivíduo e abrir a mente deste para as diversas
possibilidades no futuro. Além de manter as crianças na escola desde os
primeiros anos de vida, os familiares terão mais tempo de buscar outras formas
de ocupação e emprego. Porém, na cidade de Batalha – Alagoas, além da baixa
adesão de crianças matriculadas em creches, a cidade conta apenas com uma
instituição pública de ensino para essa faixa etária. O objetivo desse trabalho
é propor uma instituição de ensino infantil que atenda a uma das comunidades
mais carentes do município, o bairro Santa Luzia. Para que esse trabalho fosse
possível, foi observado o cotidiano do bairro e analisado dados escolares que
apontam o nível de aceitação do ensino na localidade. A partir disso, foram
estudadas quatro abordagens pedagógicas e absorvida delas os aspectos mais
adequados para uma educação lúdica, eficiente e contínua. Como o único problema
do bairro não era apenas a falta de uma creche, mas também falta de
infraestrutura, de equipamentos urbanos e a segregação socioespacial, a escolha
do terreno para implantação da instituição de ensino infantil se deu de forma
estratégica, ficando próximo a residências para que a inserção dos equipamentos
urbanos (pomar, horta e parreira, playground, quadra esportiva e praça)
não ficassem apenas exclusivas de uso da creche, uma vez que nessa localidade a
infraestrutura necessária demoraria para chegar naturalmente. Por fim, essas
informações foram suficientes para nortear a proposta arquitetônica e incentivar
a vinda de infraestrutura e equipamentos urbanos.
Educational space can influence the learning and formation of
the social being. Good learning in the first phase of life can positively
influence the academic trajectory of an individual and open his or her mind to
the various possibilities in the future. In addition to keeping children in
school since the early years, family members will have more time to seek other
forms of occupation and employment. However, in the city of Batalha - Alagoas,
besides the low number of children enrolled in daycare centers, the city has
only one public educational institution for this age group. The objective of
this work is to propose an institution for early childhood education that
serves one of the poorest communities in the municipality, the Santa Luzia
neighborhood. To make this work possible, we observed the neighborhood's daily
life and analyzed school data that shows the level of acceptance of education
in the location. From this, four pedagogical approaches were studied and the
most appropriate aspects for a playful, efficient, and continuous education
were absorbed. As the neighborhood's only problem was not only the lack of a
daycare center, but also the lack of infrastructure, urban equipment, and
socio-spatial segregation, the choice of the land for the implementation of the
daycare center was made strategically, being close to residences so that the
insertion of urban equipment (orchard, vegetable garden and grapevine,
playground, sports court, and square) would not be exclusive for the use of the
daycare center, since in this location the necessary infrastructure would take
a long time to arrive naturally. Finally, this information was enough to guide
the architectural proposal and encourage the coming of infrastructure and urban
equipment.
Ma. Silva, Anny Jessyca Garcia.
Dr.ª Rios, Simone Carnaúba Torres.
Arquitetura escolar.
Abordagens pedagógicas.
Educação infantil.
APÊNDICE A – PLANTA DE SITUAÇÃO.pdf
APÊNDICE B – PLANTA DE LOCAÇÃO E COBERTA.pdf
APÊNDICE C – PLANTA BAIXA COM LAYOUT.pdf
APÊNDICE D – PLANTA BAIXA SEM LAYOUT.pdf
APÊNDICE E – CORTES AA’, BB’ E CC'.pdf
APÊNDICE F – FACHADAS DO BLOCO ADMINISTRATIVO.pdf
APÊNDICE G – FACHADAS DO BLOCO DE ENSINO.pdf