Classificação de imagens dos livros didáticos de química aprovados pelo PNLD 2018 em relação a agrotóxicos
Classificação de imagens dos livros didáticos de química aprovados pelo PNLD 2018 em relação a agrotóxicos
<mariana.correia@arapiraca.ufal.br>
A utilização
de imagens em livros didáticos é relevante no ensino de química, pois facilita
a aprendizagem do aluno, visto que a química é uma matéria onde as reações
acontecem no micro, as imagens podem estar presentes para facilitar a
visualização dessas reações, quando voltada ao ensino médio e relacionada com a
matriz de referência de ciências da natureza e suas tecnologias, esta pode
abranger competências da química citadas também nos parâmetros curriculares do
ensino médio e que devem estar presentes nos livros didáticos; o presente
trabalho destinou-se a uma pesquisa exploratória em livros didáticos aprovados
do PNLD 2018; este estudo teve como objetivo central, verificar as imagens e
suas etiquetas verbais, contidas nos livros didáticos, com as palavras-chaves
relacionadas a temática de agrotóxicos; as classificações destas imagens foram
baseadas na teoria da aprendizagem multimidia, onde as mesmas são classificadas
como não didáticas, presente apenas para entreter o aluno, e didáticas, ondem
apresentam algum elemento para melhor compreensão do conteúdo, juntamente com
as imagens foram encontradas suas legendas, as mesmas foram classificadas sem
fazer relação com a didática; o resultado encontrado foi de figuras que tinham
um valor didático apropriado para o texto onde se encontravam, e algumas
figuras onde há a necessidade de contextualização, mesmo estas apresentando
didática, segundo o critério usado para a classificação; espera-se que os dados
obtidos neste trabalho sirvam de orientação ao referir-se à exploração e
aplicação de meios ilustrativos no uso didático.
The use of
images in textbooks is relevant in teaching chemistry, as it facilitates
student learning, since chemistry is a subject where reactions take place in
the micro, images can be present to facilitate the visualization of these
reactions, when focused on secondary education and related to the reference
matrix of natural sciences and their technologies, this can cover chemistry
competences mentioned in the curricular parameters of secondary education and
which must be present in textbooks; the present work was intended for an
exploratory research in textbooks approved by PNLD 2018; the main objective of
this study was to verify the images and their verbal labels, contained in
textbooks, with the keywords related to the theme of pesticides; the
classifications of these images were based on the multimedia learning theory,
where they are classified as non-didactic, present only to entertain the
student, and didactic, where they present some element for a better
understanding of the content, along with the images, their captions were found,
they were classified without being related to didactics; the result found was
figures that had a didactic value appropriate to the text where they were found,
and some figures where there is a need for contextualization, even if they
present didactics, according to the criteria used for classification; it is
expected that the data obtained in this work serve as a guide when referring to
the exploration and application of illustrative means in didactic use;
Dr. Botero, Wander Gustavo.
Pesticidas.
Contaminante ambiental.
Agricultura.
Defensivo agrícola.
Fungicidas.