Classificação de imagens dos livros didáticos de química aprovados pelo PNLD 2018 em relação a agrotóxicos

Classificação de imagens dos livros didáticos de química aprovados pelo PNLD 2018 em relação a agrotóxicos

Autor(a)
Ferreira, Mariana Correia.
<mariana.correia@arapiraca.ufal.br>
Ano de publicação
2021
Data da defesa
01/07/2021
Curso/Outros
Química
Número de folhas
45
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

A utilização de imagens em livros didáticos é relevante no ensino de química, pois facilita a aprendizagem do aluno, visto que a química é uma matéria onde as reações acontecem no micro, as imagens podem estar presentes para facilitar a visualização dessas reações, quando voltada ao ensino médio e relacionada com a matriz de referência de ciências da natureza e suas tecnologias, esta pode abranger competências da química citadas também nos parâmetros curriculares do ensino médio e que devem estar presentes nos livros didáticos; o presente trabalho destinou-se a uma pesquisa exploratória em livros didáticos aprovados do PNLD 2018; este estudo teve como objetivo central, verificar as imagens e suas etiquetas verbais, contidas nos livros didáticos, com as palavras-chaves relacionadas a temática de agrotóxicos; as classificações destas imagens foram baseadas na teoria da aprendizagem multimidia, onde as mesmas são classificadas como não didáticas, presente apenas para entreter o aluno, e didáticas, ondem apresentam algum elemento para melhor compreensão do conteúdo, juntamente com as imagens foram encontradas suas legendas, as mesmas foram classificadas sem fazer relação com a didática; o resultado encontrado foi de figuras que tinham um valor didático apropriado para o texto onde se encontravam, e algumas figuras onde há a necessidade de contextualização, mesmo estas apresentando didática, segundo o critério usado para a classificação; espera-se que os dados obtidos neste trabalho sirvam de orientação ao referir-se à exploração e aplicação de meios ilustrativos no uso didático.

Abstract

The use of images in textbooks is relevant in teaching chemistry, as it facilitates student learning, since chemistry is a subject where reactions take place in the micro, images can be present to facilitate the visualization of these reactions, when focused on secondary education and related to the reference matrix of natural sciences and their technologies, this can cover chemistry competences mentioned in the curricular parameters of secondary education and which must be present in textbooks; the present work was intended for an exploratory research in textbooks approved by PNLD 2018; the main objective of this study was to verify the images and their verbal labels, contained in textbooks, with the keywords related to the theme of pesticides; the classifications of these images were based on the multimedia learning theory, where they are classified as non-didactic, present only to entertain the student, and didactic, where they present some element for a better understanding of the content, along with the images, their captions were found, they were classified without being related to didactics; the result found was figures that had a didactic value appropriate to the text where they were found, and some figures where there is a need for contextualization, even if they present didactics, according to the criteria used for classification; it is expected that the data obtained in this work serve as a guide when referring to the exploration and application of illustrative means in didactic use;

Orientador(a)
Dr. Nunes, Rafael Saraiva.
Banca Examinadora
Dr.ª Oliveira, Iara Terra de.
Dr. Botero, Wander Gustavo.
Palavras-chave
Agrotóxicos .
Pesticidas.
Contaminante ambiental.
Agricultura.
Defensivo agrícola.
Fungicidas.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
1.00.00.00-3 Ciências exatas e da terra.
Visualizações
179
Observações


Não foi possível exibir o PDF