A contextualização no ensino de química: um olhar sobre os artigos publicados na Revista Química Nova na Escola no período de 2018 a 2020
A contextualização no ensino de química: um olhar sobre os artigos publicados na Revista Química Nova na Escola no período de 2018 a 2020
<gleizymagalhaes@gmail.com>
No ensino de Ciências, mais precisamente se
referindo a Química, é comum utilizar a contextualização como ferramenta para
viabilizar a aprendizagem. Este trabalho objetiva
selecionar, categorizar e analisar os artigos publicados na revista Química
Nova na Escola, na seção Química e Sociedade nos anos de 2018 a 2020, a fim de
identificar e discutir como a contextualização vem sendo trabalhada em
propostas pedagógicas. Pretende-se identificar o tipo de abordagem de
contextualização, a saber: se cotidiana, metodológica ou socioambiental, bem
como as temáticas utilizadas. A partir da análise de categorização das
abordagens, foram definidas e divididas as temáticas mais presentes nos
artigos, tendo ênfase os seguintes temas: educação e ensino-aprendizagem, ambiental,
cultura afro-brasileira, alimentos e
bebidas, história da ciência, tecnologia e indústrias e medicina e saúde. A
análise dos artigos proporcionou uma discussão a respeito da importância,
implicações e benefícios da presença das abordagens contextualizadas para o
processo de ensino e aprendizagem da Química. Como resultado esse estudo
apontou que dentre o total de quarenta e três artigos da seção Química e
Sociedade (QS) selecionados, vinte e dois artigos se caracterizaram como de
abordagem socioambiental, vinte de abordagem metodológica e apenas um se
caracterizou como sendo de abordagem Cotidiana. Quanto a categorização das
temáticas, obteve-se que sete são da ambiental; dois da temática denominada
alimentos e bebidas, apenas um da medicina e saúde; três, da tecnologia e
indústrias; quatro artigos da temática história e ciência; três, da cultura
afro-brasileira e em grande maioria observou-se a temática educação e
ensino-aprendizagem com um total de vinte e três artigos. Constatou-se que a
contextualização é um fio condutor na prática docente, sendo para este
necessário saber colocá-la em prática em diversas formas, tornando por isso relevante
a discussão acerca “de que forma pode-se elaborar uma atividade que privilegie
a contextualização?” com o intuito de desmistificar a ideia da química difícil,
chata e distante da realidade dos alunos. Desta forma, compreende-se que ensinar
química de forma contextualizada contribui para o conhecimento que pode ser
estruturado de várias maneiras engajadoras, tais como por meio de sequências
didáticas e oficinas temáticas.
In Science teaching, more precisely referring to Chemistry, it is common to
use contextualization as a tool to enable learning. This work aims to select,
categorize and analyze the articles published in the journal Química Nova na
Escola, in the Chemistry and Society section from 2018 to 2020, in order to
identify and discuss how contextualization has been worked on in pedagogical
proposals. It is intended to identify the type of contextualization approach,
namely: everyday, methodological or socio-environmental, as well as the themes
used. From the analysis of the categorization of the approaches, the most
present themes in the articles were defined and divided, with emphasis on the
following themes: education and teaching-learning, environmental, Afro-Brazilian
culture, food and beverages, history of science, technology and industries and
medicine and health. The analysis of the articles provided a discussion about
the importance, implications and benefits of the presence of contextualized
approaches for the teaching and learning process of Chemistry. As a result,
this study pointed out that among the total of forty-three articles in the
Chemistry and Society (QS) section selected, twenty-two articles were
characterized as having a socio-environmental approach, twenty with a
methodological approach and only one was characterized as being of an everyday
approach. As for the categorization of themes, it was found that seven are from
the environmental; two from the theme called food and beverages, only one from medicine
and health; three, from technology and industries; four articles on history and
science; three, from the Afro-Brazilian culture and in the vast majority, the
theme education and teaching-learning was observed with a total of twenty-three
articles. It was found that contextualization is a common thread in teaching
practice, and it is necessary for them to know how to put it into practice in
different ways, thus making the discussion about “how can an activity that
favors contextualization” be relevant? ” in order to demystify the idea of
difficult, boring and distant chemistry from the students' reality. Thus, it
is understood that teaching chemistry in a contextual way contributes to
knowledge that can be structured in several engaging ways, such as through
didactic sequences and thematic workshops.
Me. Rocha, Marcos Oliveira.
Artigos científicos.
Química Nova na Escola (Revista).