A contextualização no ensino de química: um olhar sobre os artigos publicados na Revista Química Nova na Escola no período de 2018 a 2020

A contextualização no ensino de química: um olhar sobre os artigos publicados na Revista Química Nova na Escola no período de 2018 a 2020

Autor(a)
Albuquerque, Gleizy Kelle Magalhães.
<gleizymagalhaes@gmail.com>
Ano de publicação
2021
Data da defesa
27/07/2021
Curso/Outros
Química
Número de folhas
61
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

No ensino de Ciências, mais precisamente se referindo a Química, é comum utilizar a contextualização como ferramenta para viabilizar a aprendizagem.   Este trabalho objetiva selecionar, categorizar e analisar os artigos publicados na revista Química Nova na Escola, na seção Química e Sociedade nos anos de 2018 a 2020, a fim de identificar e discutir como a contextualização vem sendo trabalhada em propostas pedagógicas. Pretende-se identificar o tipo de abordagem de contextualização, a saber: se cotidiana, metodológica ou socioambiental, bem como as temáticas utilizadas. A partir da análise de categorização das abordagens, foram definidas e divididas as temáticas mais presentes nos artigos, tendo ênfase os seguintes temas: educação e ensino-aprendizagem, ambiental,  cultura afro-brasileira, alimentos e bebidas, história da ciência, tecnologia e indústrias e medicina e saúde. A análise dos artigos proporcionou uma discussão a respeito da importância, implicações e benefícios da presença das abordagens contextualizadas para o processo de ensino e aprendizagem da Química. Como resultado esse estudo apontou que dentre o total de quarenta e três artigos da seção Química e Sociedade (QS) selecionados, vinte e dois artigos se caracterizaram como de abordagem socioambiental, vinte de abordagem metodológica e apenas um se caracterizou como sendo de abordagem Cotidiana. Quanto a categorização das temáticas, obteve-se que sete são da ambiental; dois da temática denominada alimentos e bebidas, apenas um da medicina e saúde; três, da tecnologia e indústrias; quatro artigos da temática história e ciência; três, da cultura afro-brasileira e em grande maioria observou-se a temática educação e ensino-aprendizagem com um total de vinte e três artigos. Constatou-se que a contextualização é um fio condutor na prática docente, sendo para este necessário saber colocá-la em prática em diversas formas, tornando por isso relevante a discussão acerca “de que forma pode-se elaborar uma atividade que privilegie a contextualização?” com o intuito de desmistificar a ideia da química difícil, chata e distante da realidade dos alunos. Desta forma, compreende-se que ensinar química de forma contextualizada contribui para o conhecimento que pode ser estruturado de várias maneiras engajadoras, tais como por meio de sequências didáticas e oficinas temáticas.

Abstract

In Science teaching, more precisely referring to Chemistry, it is common to use contextualization as a tool to enable learning. This work aims to select, categorize and analyze the articles published in the journal Química Nova na Escola, in the Chemistry and Society section from 2018 to 2020, in order to identify and discuss how contextualization has been worked on in pedagogical proposals. It is intended to identify the type of contextualization approach, namely: everyday, methodological or socio-environmental, as well as the themes used. From the analysis of the categorization of the approaches, the most present themes in the articles were defined and divided, with emphasis on the following themes: education and teaching-learning, environmental, Afro-Brazilian culture, food and beverages, history of science, technology and industries and medicine and health. The analysis of the articles provided a discussion about the importance, implications and benefits of the presence of contextualized approaches for the teaching and learning process of Chemistry. As a result, this study pointed out that among the total of forty-three articles in the Chemistry and Society (QS) section selected, twenty-two articles were characterized as having a socio-environmental approach, twenty with a methodological approach and only one was characterized as being of an everyday approach. As for the categorization of themes, it was found that seven are from the environmental; two from the theme called food and beverages, only one from medicine and health; three, from technology and industries; four articles on history and science; three, from the Afro-Brazilian culture and in the vast majority, the theme education and teaching-learning was observed with a total of twenty-three articles. It was found that contextualization is a common thread in teaching practice, and it is necessary for them to know how to put it into practice in different ways, thus making the discussion about “how can an activity that favors contextualization” be relevant? ” in order to demystify the idea of ​​difficult, boring and distant chemistry from the students' reality. Thus, it is understood that teaching chemistry in a contextual way contributes to knowledge that can be structured in several engaging ways, such as through didactic sequences and thematic workshops.

Orientador(a)
Dr.ª Silva, Thaissa Lúcio.
Banca Examinadora
Dr.ª Oliveira, Iara Terra de.
Me. Rocha, Marcos Oliveira.
Palavras-chave
Ensino de química.
Artigos científicos.
Química Nova na Escola (Revista).
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
1.00.00.00-3 Ciências exatas e da terra.
Visualizações
551
Observações


Não foi possível exibir o PDF