A relação entre estilos e práticas educativas parentais e o desenvolvimento das habilidades sociais na infância

A relação entre estilos e práticas educativas parentais e o desenvolvimento das habilidades sociais na infância

Autor(a)
Barboza, Franciely de Melo.
<franciely-barbosa@hotmail.com>
Ano de publicação
2021
Data da defesa
25/01/2021
Curso/Outros
Psicologia (U. E. Palmeira dos Índios)
Número de folhas
114
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Resumo

Essa pesquisa teve como objetivo geral analisar a relação entre estilos e práticas educativas parentais e o desenvolvimento das habilidades sociais na infância a partir de uma pesquisa bibliográfica. Para isso, tivemos como objetivos específicos: apresentar as mudanças que ocorreram na relação entre pais e filhos ao longo do tempo, bem como a importância dessa relação para o desenvolvimento da criança; especificar os principais modelos teóricos que discutem estilos e práticas educativas parentais; caracterizar o conceito de habilidades sociais e sua aprendizagem e desenvolvimento na infância; e analisar como as produções acadêmicas relacionam estilos e práticas educativas parentais com o desenvolvimento das habilidades sociais infantis. Escolhemos como referencial teórico os autores Paula Gomide, Almir Del Prette e Zilda Del Prette por terem publicações acerca do assunto estudado nessa pesquisa e serem considerados referências nessa temática. Concernente aos aspectos metodológicos, trata-se de uma pesquisa qualitativa e bibliográfica, na qual realizamos buscas de produções acadêmicas nas bases de dados online Google Acadêmico e SciElo. Desse modo, selecionamos 4 publicações para análise, sendo três artigos científicos e uma dissertação. Em relação ao método analítico, elegemos a análise de conteúdo de Laurence Bardin, que resultou em três categorias de análise: 1) Aspectos sócio-históricos culturais e estilos e práticas educativas parentais; 2) Aprendizagem e desenvolvimento das habilidades sociais na infância; e 3) Estilos e práticas educativas parentais e habilidades sociais da criança. A partir das nossas análises e discussões, evidenciamos que há uma forte relação entre os estilos e práticas educativas parentais e o desenvolvimento das habilidades sociais infantis, relação essa que pode influenciar no desenvolvimento de um repertório de habilidades sociais habilidoso e favorecer o desenvolvimento psicossocial e saudável da criança, ou influenciar no desenvolvimento de um repertório de habilidades sociais não habilidoso. Evidenciamos também que vários fatores são necessários para o estudo dessa relação, tais como: os fatores biológicos, cognitivos, psicológicos e emocionais das crianças; as circunstâncias individuais dos pais; e o contexto social e cultural em que a família está inserida. Diante disso, entendemos que a realização dessa pesquisa nos possibilitou uma compreensão aprofundada acerca da relação estudada, pois, a partir da análise das produções acadêmicas, pudemos constatar que existem vários fatores que influenciam significativamente na prática parental e no desenvolvimento das habilidades sociais infantis. Desse modo, enquanto profissionais de Psicologia, é importante que em nossa atuação junto às famílias consideremos todos esses fatores, para que, assim, possamos realizar uma intervenção pautada na singularidade, proporcionando acolhimento e apoio emocional. Por fim, destacamos que essa pesquisa é fundamental para estudantes e profissionais da Psicologia e da Educação, para pais/cuidadores e para todos aqueles que lidam com famílias e buscam dialogar acerca da parentalidade.

Abstract

The general objective of this research aimed to analyze the relationship between parental styles and educational practices and the development of social skills in childhood from a bibliographical survey. For this research, we had as specific objectives: to present the changes that occurred in the relationship between parents and children over time, as well as the importance of this relationship for the development of the child; to specify the main theoretical models that discuss parental educational styles and practices; to characterize the concept of social skills and their learning and development in childhood; and to analyze how academic productions relate parental educational styles and practices with the development of children's social skills. We chose Paula Gomide, Almir Del Prette and Zilda Del Prette as theoretical references because they have publications about the subject studied in this research and they are considered references in this theme. Concerning the methodological aspects, this is a qualitative and bibliographic research, in which we conducted searches of academic productions in the online databases Google Academic and SciElo. In this way, we selected 4 publications for analysis, being three scientific articles and one dissertation. Regarding the analytical method, we chose Laurence Bardin's content analysis, which resulted in three categories of analysis: 1) Cultural sociohistorical aspects and parental educational styles and practices; 2) Learning and development of social skills in childhood; and 3) Styles and parental educational practices and social skills of the child. From our analyses and discussions, we show that there is a strong relationship between parental educational styles and practices and the development of children's social skills, a relationship that can influence the development of a skilled social skills repertoire and favor the child's psychosocial and healthy development, or influence in the development of a unskilled social skills repertoire. We also emphasize that several factors are necessary for the study of this relationship, such as: the biological, cognitive, psychological and emotional factors of the children; the individual circumstances of the parents; and the social and cultural context in which the family is inserted. In view of this, we understand that this research has allowed us to have an in-depth understanding of the relationship studied, because, from the analysis of academic productions, we could see that there are several factors that significantly influence the parental practice and the development of children's social skills. In this manner, as Psychology professionals, it is important that in our work with families we consider all these factors, so that we can perform an intervention based on singularity, providing welcome and emotional support. Finally, we emphasize that this research is fundamental for students and professionals in Psychology and Education, for parents/caregivers and for all those who deal with families and seek to dialogue about parenting.

Orientador(a)
Ma. Simião, Fernanda Cristina Nunes.
Banca Examinadora
Me. Santos, Alysson Cavalcante dos.
Ma. Barbosa, Lidiane dos Santos.
Palavras-chave
Infância.
Psicologia infantil.
Psicologia do desenvolvimento.
Psicologia da primeira infância.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSPI.
Categorias CNPQ
7.00.00.00-0 Ciências humanas.
Visualizações
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