A relação entre estilos e práticas educativas parentais e o desenvolvimento das habilidades sociais na infância
A relação entre estilos e práticas educativas parentais e o
desenvolvimento das habilidades sociais na infância
<franciely-barbosa@hotmail.com>
Essa pesquisa teve como objetivo geral analisar a relação entre estilos e práticas educativas parentais e
o desenvolvimento das habilidades sociais na infância a partir de uma pesquisa bibliográfica. Para
isso, tivemos como objetivos específicos: apresentar as mudanças que ocorreram na relação entre pais
e filhos ao longo do tempo, bem como a importância dessa relação para o desenvolvimento da criança;
especificar os principais modelos teóricos que discutem estilos e práticas educativas parentais;
caracterizar o conceito de habilidades sociais e sua aprendizagem e desenvolvimento na infância; e
analisar como as produções acadêmicas relacionam estilos e práticas educativas parentais com o
desenvolvimento das habilidades sociais infantis. Escolhemos como referencial teórico os autores
Paula Gomide, Almir Del Prette e Zilda Del Prette por terem publicações acerca do assunto estudado
nessa pesquisa e serem considerados referências nessa temática. Concernente aos aspectos
metodológicos, trata-se de uma pesquisa qualitativa e bibliográfica, na qual realizamos buscas de
produções acadêmicas nas bases de dados online Google Acadêmico e SciElo. Desse modo,
selecionamos 4 publicações para análise, sendo três artigos científicos e uma dissertação. Em relação
ao método analítico, elegemos a análise de conteúdo de Laurence Bardin, que resultou em três
categorias de análise: 1) Aspectos sócio-históricos culturais e estilos e práticas educativas parentais; 2)
Aprendizagem e desenvolvimento das habilidades sociais na infância; e 3) Estilos e práticas
educativas parentais e habilidades sociais da criança. A partir das nossas análises e discussões,
evidenciamos que há uma forte relação entre os estilos e práticas educativas parentais e o
desenvolvimento das habilidades sociais infantis, relação essa que pode influenciar no
desenvolvimento de um repertório de habilidades sociais habilidoso e favorecer o desenvolvimento
psicossocial e saudável da criança, ou influenciar no desenvolvimento de um repertório de habilidades
sociais não habilidoso. Evidenciamos também que vários fatores são necessários para o estudo dessa
relação, tais como: os fatores biológicos, cognitivos, psicológicos e emocionais das crianças; as
circunstâncias individuais dos pais; e o contexto social e cultural em que a família está inserida. Diante
disso, entendemos que a realização dessa pesquisa nos possibilitou uma compreensão aprofundada
acerca da relação estudada, pois, a partir da análise das produções acadêmicas, pudemos constatar que
existem vários fatores que influenciam significativamente na prática parental e no desenvolvimento
das habilidades sociais infantis. Desse modo, enquanto profissionais de Psicologia, é importante que
em nossa atuação junto às famílias consideremos todos esses fatores, para que, assim, possamos
realizar uma intervenção pautada na singularidade, proporcionando acolhimento e apoio emocional.
Por fim, destacamos que essa pesquisa é fundamental para estudantes e profissionais da Psicologia e
da Educação, para pais/cuidadores e para todos aqueles que lidam com famílias e buscam dialogar
acerca da parentalidade.
The general objective of this research aimed to analyze the relationship between parental styles and
educational practices and the development of social skills in childhood from a bibliographical survey.
For this research, we had as specific objectives: to present the changes that occurred in the relationship
between parents and children over time, as well as the importance of this relationship for the
development of the child; to specify the main theoretical models that discuss parental educational
styles and practices; to characterize the concept of social skills and their learning and development in
childhood; and to analyze how academic productions relate parental educational styles and practices
with the development of children's social skills. We chose Paula Gomide, Almir Del Prette and Zilda
Del Prette as theoretical references because they have publications about the subject studied in this
research and they are considered references in this theme. Concerning the methodological aspects, this
is a qualitative and bibliographic research, in which we conducted searches of academic productions in
the online databases Google Academic and SciElo. In this way, we selected 4 publications for
analysis, being three scientific articles and one dissertation. Regarding the analytical method, we chose
Laurence Bardin's content analysis, which resulted in three categories of analysis: 1) Cultural sociohistorical aspects and parental educational styles and practices; 2) Learning and development of social
skills in childhood; and 3) Styles and parental educational practices and social skills of the child. From
our analyses and discussions, we show that there is a strong relationship between parental educational
styles and practices and the development of children's social skills, a relationship that can influence the
development of a skilled social skills repertoire and favor the child's psychosocial and healthy
development, or influence in the development of a unskilled social skills repertoire. We also
emphasize that several factors are necessary for the study of this relationship, such as: the biological,
cognitive, psychological and emotional factors of the children; the individual circumstances of the
parents; and the social and cultural context in which the family is inserted. In view of this, we
understand that this research has allowed us to have an in-depth understanding of the relationship
studied, because, from the analysis of academic productions, we could see that there are several factors
that significantly influence the parental practice and the development of children's social skills. In this
manner, as Psychology professionals, it is important that in our work with families we consider all
these factors, so that we can perform an intervention based on singularity, providing welcome and
emotional support. Finally, we emphasize that this research is fundamental for students and
professionals in Psychology and Education, for parents/caregivers and for all those who deal with
families and seek to dialogue about parenting.
Ma. Barbosa, Lidiane dos Santos.
Psicologia infantil.
Psicologia do desenvolvimento.
Psicologia da primeira infância.