A inserção da geometria fractal nas aulas de matemática nos anos finais do Ensino fundamental: um estudo de caso
A inserção da geometria fractal nas aulas de matemática nos anos finais do Ensino fundamental: um estudo de caso
<lucas.santos1@arapiraca.ufal.br>
A Geometria Fractal surgiu nos anos
sessenta, quando o matemático francês Benoit Mandelbrot, utilizou o termo
Fractal para designar objetos que até então eram considerados como monstros
matemáticos. Por se tratar de uma geometria intuitiva, muito se tem discutido a
respeito da possibilidade de sua introdução no currículo da educação básica. Diante
disso, a presente pesquisa busca investigar as possibilidades e benefícios da
inserção da Geometria Fractal no contexto escolar dos alunos dos Anos Finais do
Ensino Fundamental. A pesquisa tem cunho qualitativo do tipo estudo de caso, tendo
como sujeitos 10 alunos de uma escola pública municipal, localizada no
município de Girau do Ponciano-AL. Para a coleta dos dados foi elaborado e ministrado
um minicurso dividido em três momentos: aplicação do pré-teste, atividades com
materiais concretos e o pós-teste. Os resultados obtidos apontam que a
abordagem da Geometria Fractal, a partir da articulação com os alguns conteúdos
da grade curricular, contribui significativamente para que o aluno amplie seu
conhecimento e pensamento geométrico. Além de estimular a criatividade, o
raciocínio logico é uma forma de motivar os alunos a aprender matemática.
Fractal
geometry emerged in the sixties, when the French mathematician Benoit
Mandelbrot used the term Fractal to designate objects that until then were
considered as mathematical monsters. As it is an intuitive geometry, much has
been discussed about the possibility of its introduction in the basic education
curriculum. Given this, the present research seeks to investigate the
possibilities and benefits of the insertion of Fractal Geometry in the school
context of students of the Final Years of Elementary School. The research has a
qualitative nature of the case study type, having as subjects 10 students from
a municipal public school located in the municipality of Girau do Ponciano-AL.
To collect the data, a mini-course divided into three stages was developed and
given: application of the pre-test, activities with concrete materials and the
post-test. The results obtained show that the Fractal Geometry approach, based
on the articulation with some contents of the curriculum, contributes
significantly for the student to expand his knowledge and geometric thinking. In
addition to stimulating creativity, logical reasoning is a way of motivate
students to learn mathematics.
Ma. Alves, Vanessa da Silva.
Ensino fundamental.
Geometria fractal.
Fractais na natureza.