A inserção da geometria fractal nas aulas de matemática nos anos finais do Ensino fundamental: um estudo de caso

A inserção da geometria fractal nas aulas de matemática nos anos finais do Ensino fundamental: um estudo de caso

Autor(a)
Santos, Lucas Fernandes dos.
<lucas.santos1@arapiraca.ufal.br>
Ano de publicação
2021
Data da defesa
16/12/2020
Curso/Outros
Matemática
Número de folhas
112
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

A Geometria Fractal surgiu nos anos sessenta, quando o matemático francês Benoit Mandelbrot, utilizou o termo Fractal para designar objetos que até então eram considerados como monstros matemáticos. Por se tratar de uma geometria intuitiva, muito se tem discutido a respeito da possibilidade de sua introdução no currículo da educação básica. Diante disso, a presente pesquisa busca investigar as possibilidades e benefícios da inserção da Geometria Fractal no contexto escolar dos alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental. A pesquisa tem cunho qualitativo do tipo estudo de caso, tendo como sujeitos 10 alunos de uma escola pública municipal, localizada no município de Girau do Ponciano-AL. Para a coleta dos dados foi elaborado e ministrado um minicurso dividido em três momentos: aplicação do pré-teste, atividades com materiais concretos e o pós-teste. Os resultados obtidos apontam que a abordagem da Geometria Fractal, a partir da articulação com os alguns conteúdos da grade curricular, contribui significativamente para que o aluno amplie seu conhecimento e pensamento geométrico. Além de estimular a criatividade, o raciocínio logico é uma forma de motivar os alunos a aprender matemática.

Abstract

Fractal geometry emerged in the sixties, when the French mathematician Benoit Mandelbrot used the term Fractal to designate objects that until then were considered as mathematical monsters. As it is an intuitive geometry, much has been discussed about the possibility of its introduction in the basic education curriculum. Given this, the present research seeks to investigate the possibilities and benefits of the insertion of Fractal Geometry in the school context of students of the Final Years of Elementary School. The research has a qualitative nature of the case study type, having as subjects 10 students from a municipal public school located in the municipality of Girau do Ponciano-AL. To collect the data, a mini-course divided into three stages was developed and given: application of the pre-test, activities with concrete materials and the post-test. The results obtained show that the Fractal Geometry approach, based on the articulation with some contents of the curriculum, contributes significantly for the student to expand his knowledge and geometric thinking. In addition to stimulating creativity, logical reasoning is a way of motivate students to learn mathematics.

 

Orientador(a)
Dr.ª Fonseca, Simone Silva da.
Banca Examinadora
Dr. Barros, José da Silva.
Ma. Alves, Vanessa da Silva.
Palavras-chave
Ensino de matemática.
Ensino fundamental.
Geometria fractal.
Fractais na natureza.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
1.00.00.00-3 Ciências exatas e da terra.
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