Estágio supervisionado e desenvolvimento docente em pedagogia

Estágio supervisionado e desenvolvimento docente em pedagogia

Autor(a)
Gomes, Julyanna Karla das Chagas.
<julyannagomeees@gmail.com>
Ano de publicação
2020
Data da defesa
03/11/2020
Curso/Outros
Pedagogia
Número de folhas
32
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

O processo de formação e construção da identidade docente sofreram diversas mudanças ao longo da história, sob influência de transformações ocorridas nos setores político, econômico, tecnológico e social. O objetivo desta pesquisa é o de tratar de alguns aspectos referentes a formação da identidade docente, visto que este processo ocorre em diferentes momentos durante o período de graduação e ressaltar a importância do estágio supervisionado durante este desenvolvimento. Realizamos inicialmente uma reflexão sobre a trajetória histórica do curso de Pedagogia no Brasil e, em seguida, colocamos em discussão aspectos teóricos a cerca dos saberes experienciais na formação docente, bem como sobre a importante relação entre as esferas acadêmicas e profissionais na formação concreta e contextualizada de professores, com base especialmente em Tardiff (2014) e Nóvoa (2009, 2017), entre outros, que nos ajudaram a abordar a questão do estágio supervisionado e sua importância no desenvolvimento docente. Com este aporte teórico, a metodologia utilizada teve caráter qualitativo, envolvendo questionários com pedagogos recém formados. Sendo assim, percebeu se que o desenvolvimento docente perspassa as instâncias do conhecimento científico, metodológico, bem como dos saberes experiências, acadêmicos e profissionais. Além disso, as análises dos questionários revelaram que o estágio supervisionado, bem como as experiências vividas, contribuiu com o processo de construção da identidade docente dos professores//professoras, reafirmando a importância de se tomar os estágios como eixos estruturantes da formação docente.

Abstract

The process of formation and construction of the teaching identity has undergone several changes throughout history, under the influence of changes in the political, economic, technological and social sectors. The objective of this research is to deal with some aspects related to the formation of the teaching identity, since this process occurs at different times during the graduation period and to emphasize the importance of the supervised internship during this development. We initially carried out a reflection on the historical trajectory of the Pedagogy course in Brazil and then put into discussion theoretical aspects about experiential knowledge in teacher education, as well as about the important relationship between academic and professional spheres in concrete and contextualized training. of teachers, based especially on Tardiff (2014) and Nóvoa (2009, 2017), among others, who helped us to address the issue of supervised internship and its importance in teacher development. With this theoretical contribution, the methodology used was qualitative, involving questionnaires with recently graduated pedagogues. Therefore, it was noticed that the teaching development goes beyond the instances of scientific and methodological knowledge, as well as knowledge, academic and professional knowledge. In addition, the analysis of the questionnaires revealed that the supervised internship, as well as the lived experiences, contributed to the process of building the teaching identity of teachers // teachers, reaffirming the importance of taking internships as structuring axes of teacher training.

Orientador(a)
Dr.ª Silva, Janaíla dos Santos.
Banca Examinadora
Dr.ª Amaral, Jeane Costa .
Me. Santos Júnior, Júlio Bispo dos.
Palavras-chave
Formação de professores .
Estágio.
Identidade docente.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
7.00.00.00-0 Ciências humanas.
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