Intervenções educativas no contexto da hipertensão arterial sistêmica: uma revisão sistemática
Intervenções educativas no contexto da hipertensão arterial sistêmica: uma revisão sistemática
<elton.gama@arapiraca.ufal.br> Queiroz Júnior, Walter Gonçalves de.
<wgqjunior@gmail.com>
A hipertensão arterial sistêmica é
uma das maiores causas de morbidade no mundo, considerada um dos principais fatores de risco para
desenvolvimento de doenças cardiovasculares. No Brasil, a hipertensão
atinge 32,5% (36 milhões) de indivíduos adultos e mais de 60% dos idosos,
contribuindo direta ou indiretamente para 50% das mortes por doenças
cardiovasculares e gerando impactos econômicos e sociais intensos. Entre
fatores de risco modificáveis para hipertensão estão: excesso de peso e
obesidade, ingesta de sal, ingestão de álcool, sedentarismo e fatores
socioeconômicos. Estes últimos limitam o acesso à informação e dificultam a
adesão de hábitos de vida saudáveis. Nesse contexto, medidas de educação em
saúde são cabíveis para a disseminação de conhecimento e contribuição para
mudanças comportamentais. O presente trabalho tem como objetivo revisar
sistematicamente as intervenções educativas desenvolvidas em serviços de saúde
e na comunidade e sua atuação na prevenção e controle da hipertensão. Para tal,
realizou-se uma revisão sistemática nas bases de dados LILACS, MEDLINE e
SciELO, considerando trabalhos sem restrição de tempo e idioma. A busca
totalizou 385 artigos e 13 preencheram
todos os critérios de inclusão. Foram analisados parâmetros relacionados aos
fatores de risco, além de lipidograma e medidas de pressão arterial. Os
trabalhos que apresentaram resultados mais satisfatórios utilizaram estratégias
mais interativas com uso de compartilhamento de experiências, participação
ativa e educação baseada no modelo de assistência e parceria. Dessa forma,
intervenções educativas no contexto da hipertensão, bem direcionadas resultam
em melhorias no comportamento que acabam levando a diminuição dos fatores de
risco que influenciam no aumento da pressão arterial e apresentam potencial em
promover saúde junto à comunidade.
The High Blood Pressure
is one of the main causes of morbidity in the world, considered one of the main
risk factors for the development of cardiovascular diseases. In Brazil, the
high blood pressure affects 32.5% (36 million) of adult individuals and more
than 60% of the elderly, contributing directly or indirectly to 50% of deaths
from cardiovascular diseases and generating intense economic and social
impacts. Among the modifiable risk factors for high blood pressure are:
overweight and obesity, salt intake, alcohol intake, physical inactivity and
socioeconomic factors. The latter limit access to information and hinder
adherence to healthy lifestyle habits. In this context, health education
measures are appropriate for the dissemination of knowledge and contribution to
behavioral changes. The present work aims to analyze how educational
interventions developed in health services and in the community can act in the
prevention and control of high blood pressure. To this end, a systematic review
of the literature was carried out in the LILACS, MEDLINE and SciELO databases,
considering works without time and language restrictions. The search totaled
385 articles and 13 met all inclusion criteria. Parameters related to risk
factors were analyzed in addition to biochemical data (lipidogram) and blood
pressure measurements. The works that presented more satisfactory results used
more interactive strategies with the use of sharing experiences, active
participation and education based on the assistance and partnership model.
Well-targeted educational interventions in the context of high blood pressure
result in improvements in behavior that end up reducing the risk factors that
influence the increase in blood pressure and have the potential to promote
health with the community.
Dr. Machado, Michael Ferreira.
Hipertensão arterial.
Revisão sistêmica.