A contextualização da matemática nas provas de concurso
A contextualização da matemática nas provas de concurso
<juci0100@gmail.com>
O presente trabalho
sugere uma reflexão sobre as questões de matemática presentes nas provas de
concurso para nível médio, criando alguns questionamentos acerca do processo de
contextualização presente nestas provas no decorrer dos últimos anos. Como
objetivo geral analisar a contextualização das questões de matemática de concursos
públicos na esfera estadual para cargos de nível médio. Munido pelos objetivos
específicos, os quais tinha o intuito de investigar o surgimento do processo da
contextualização e origem do termo, mostrar a relação entre a contextualização
e a resolução de problemas, seguindo com análise da opinião dos concurseiros
com relação a contextualização das questões de matemática presentes nas provas
de concurso, finalizando os objetivos deste trabalho com a análise das questões
de concurso público. No referencial
teórico tem-se alguns estudiosos que contribuíram de maneira significativa com
importantes estudos nesta área, Maioli que trata sobre o processo de
contextualização da matemática do ensino médio, Miorim que versa sobre a
contextualização e o ensino da matemática, Guilherme que em seus trabalhos
aborda a contextualização e a importância da matemática, entre outros. Ainda no
referencial teórico uma parte é destinada a historia do concurso público e suas
principais mudanças. Na metodologia foi utilizada uma pesquisa quantitativa,
com uma abordagem predominantemente qualitativa. Diante das facilidades
proporcionadas pelo uso da tecnologia foi optado pelo questionário online, o
qual foi enviado via whatsapp para grupos de estudo voltado para concurso
público com foco nas carreiras de segurança pública, de posse aos
questionários, foram utilizadas técnicas estatísticas para a construção de gráficos
com o programa de planilhas eletrônicas do Excel para a interpretação e análise
dos resultados obtidos. Nos resultados foi possível perceber que apesar da
dificuldade enfrentada pelos concurseiros com relação a contextualização, este
ainda é o modelo de questões mais aceito, pois possibilita ao candidato
utilizar vários conceitos, não se resumindo ao uso de fórmulas. Desta forma
concluímos que o processo de contextualização tem um papel importante no ensino
da matemática, esta importância estende-se às provas de concurso por aproximar
o estudante a sua realidade através da contextualização das provas presentes em
sua vida escolar ou na busca por uma vaga no setor público.
The present work suggests a reflection on the mathematics issues present
in the exams for high school exams, creating some questions about the
contextualization process present in these tests over the past years. Having as general objective to analyze the contextualization of the
mathematics questions of public tenbders in the state sphere for middle level
positions. Armed by specific objectives, which were intended to investigate the
emergence of the process of contextualization and origin of the term, it shows
the relationship between contextualization and problem solving, following with
analysis of the opinion of the concurseiros regarding the contextualization of
mathematical questions present in the competition exams, finalizing the
objectives of this work with the analysis of public tender questions. Inthe theoretical framework
there are some scholars who have contributed significantly to important studies
in this area, Maioli who deals with the contextualization process of high
school mathematics, Miorim who deals with contextualization and the teaching of
mathematics, Guilherme who in his works addresses the contextualization and
importance of mathematics, among others. The methodology used a quantitative
research, with a predominantly qualitative approach. In view of the facilities
provided by the use of technology, an online questionnaire was chosen, which
was sent via whatsapp to study groups aimed at public tenders focused on public
safety careers, in possession of the questionnaires, statistical techniques
were used to construct graphs with the Excel spreadsheet program for the
interpretation and analysis of the results obtained. In the results it was
possible to perceive that despite the difficulty faced by the concurseiros in
relation to contextualization, this is still the most accepted question model,
because it allows the candidate to use several concepts, not being limited to
the use of formulas.In this way we conclude that the contextualization process
has an important role in the teaching of mathematics, this importance extends
to the competition exams because it brings the student closer to his reality
through the contextualization of the tests present in his school life or in the
search for a place in the Public sector.
Me. Porto, José Fábio Boia.
Ensino e aprendizagem.
Concurso público.
Prova de concurso.