A contextualização da matemática nas provas de concurso

A contextualização da matemática nas provas de concurso

Autor(a)
Santos, Jucilene da Silva.
<juci0100@gmail.com>
Ano de publicação
2021
Data da defesa
04/02/2021
Curso/Outros
Matemática
Número de folhas
56
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

O presente trabalho sugere uma reflexão sobre as questões de matemática presentes nas provas de concurso para nível médio, criando alguns questionamentos acerca do processo de contextualização presente nestas provas no decorrer dos últimos anos. Como objetivo geral analisar a contextualização das questões de matemática de concursos públicos na esfera estadual para cargos de nível médio. Munido pelos objetivos específicos, os quais tinha o intuito de investigar o surgimento do processo da contextualização e origem do termo, mostrar a relação entre a contextualização e a resolução de problemas, seguindo com análise da opinião dos concurseiros com relação a contextualização das questões de matemática presentes nas provas de concurso, finalizando os objetivos deste trabalho com a análise das questões de concurso público.  No referencial teórico tem-se alguns estudiosos que contribuíram de maneira significativa com importantes estudos nesta área, Maioli que trata sobre o processo de contextualização da matemática do ensino médio, Miorim que versa sobre a contextualização e o ensino da matemática, Guilherme que em seus trabalhos aborda a contextualização e a importância da matemática, entre outros. Ainda no referencial teórico uma parte é destinada a historia do concurso público e suas principais mudanças. Na metodologia foi utilizada uma pesquisa quantitativa, com uma abordagem predominantemente qualitativa. Diante das facilidades proporcionadas pelo uso da tecnologia foi optado pelo questionário online, o qual foi enviado via whatsapp para grupos de estudo voltado para concurso público com foco nas carreiras de segurança pública, de posse aos questionários, foram utilizadas técnicas estatísticas para a construção de gráficos com o programa de planilhas eletrônicas do Excel para a interpretação e análise dos resultados obtidos. Nos resultados foi possível perceber que apesar da dificuldade enfrentada pelos concurseiros com relação a contextualização, este ainda é o modelo de questões mais aceito, pois possibilita ao candidato utilizar vários conceitos, não se resumindo ao uso de fórmulas. Desta forma concluímos que o processo de contextualização tem um papel importante no ensino da matemática, esta importância estende-se às provas de concurso por aproximar o estudante a sua realidade através da contextualização das provas presentes em sua vida escolar ou na busca por uma vaga no setor público.

Abstract

The present work suggests a reflection on the mathematics issues present in the exams for high school exams, creating some questions about the contextualization process present in these tests over the past years. Having as general objective to analyze the contextualization of the mathematics questions of public tenbders in the state sphere for middle level positions. Armed by specific objectives, which were intended to investigate the emergence of the process of contextualization and origin of the term, it shows the relationship between contextualization and problem solving, following with analysis of the opinion of the concurseiros regarding the contextualization of mathematical questions present in the competition exams, finalizing the objectives of this work with the analysis of public tender questions. Inthe theoretical framework there are some scholars who have contributed significantly to important studies in this area, Maioli who deals with the contextualization process of high school mathematics, Miorim who deals with contextualization and the teaching of mathematics, Guilherme who in his works addresses the contextualization and importance of mathematics, among others. The methodology used a quantitative research, with a predominantly qualitative approach. In view of the facilities provided by the use of technology, an online questionnaire was chosen, which was sent via whatsapp to study groups aimed at public tenders focused on public safety careers, in possession of the questionnaires, statistical techniques were used to construct graphs with the Excel spreadsheet program for the interpretation and analysis of the results obtained. In the results it was possible to perceive that despite the difficulty faced by the concurseiros in relation to contextualization, this is still the most accepted question model, because it allows the candidate to use several concepts, not being limited to the use of formulas.In this way we conclude that the contextualization process has an important role in the teaching of mathematics, this importance extends to the competition exams because it brings the student closer to his reality through the contextualization of the tests present in his school life or in the search for a place in the Public sector.

Orientador(a)
Dr. Barros, José da Silva.
Coorientador(a)
Me. Silva, Cristiano Marinho da.
Banca Examinadora
Me. Silva, Eben Alves da.
Me. Porto, José Fábio Boia.
Palavras-chave
Matemática.
Ensino e aprendizagem.
Concurso público.
Prova de concurso.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
1.00.00.00-3 Ciências exatas e da terra.
Visualizações
350
Observações


Não foi possível exibir o PDF