A Plataforma Khan Academy como auxílio ao ensino híbrido nas aulas de matemática: uma experiência na residência pedagógica

A Plataforma Khan Academy como auxílio ao ensino híbrido nas aulas de matemática: uma experiência na residência pedagógica

Autor(a)
Anjos Neto, Lauro Cassimiro dos.
<lauro.lc07@gmail.com>
Ano de publicação
2021
Data da defesa
19/05/2021
Curso/Outros
Matemática
Número de folhas
56
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

O objetivo desse trabalho foi analisar a plataforma Khan Academy no ensino de matemática como auxílio ao ensino híbrido, numa turma do 9° ano do Ensino Fundamental, na Escola Estadual Manoel André – localizada no município de Arapiraca – AL. A pesquisa está ancorada nos estudos de Corrêa (2016) sobre à plataforma Khan Academy como auxílio ao ensino híbrido em Matemática, a Khan (2013) sobre a criação da plataforma Khan Academy e a Bacich, Tanzi Neto e Trevisani (2015) sobre o ensino híbrido. A pesquisa tem abordagem qualitativa, do tipo pesquisa-intervenção, realizada durante a participação no Programa Residência Pedagógica. Os dados foram obtidos por meio da comparação dos resultados coletados na plataforma Khan Academy e no questionário aplicado a 34 alunos. Nos resultados foi constatado que para a inserção da plataforma Khan Academy no ensino da matemática há empecilhos que precisam ser superados. Porém isso não descartar o potencial da Khan Academy no ensino da matemática.

 

Abstract

The objective of this work was to analyze the Khan Academy platform in mathematics teaching as an aid to hybrid teaching, in a 9th grade class of elementary school, at manoel andré State School – located in the municipality of Arapiraca - AL. The research is anchored in corrêa's studies (2016) on the Khan Academy platform as an aid to hybrid teaching in Mathematics, Khan (2013) on the creation of the Khan Academy platform and Bacich, Tanzi Neto and Trevisani (2015) on hybrid teaching. The research has a qualitative approach, of the research-intervention type, performed during the participation in the Pedagogical Residency Program. The data were obtained by comparing the results collected on the Khan Academy platform and in the questionnaire applied to 34 students. In the results it was found that for the insertion of the khan academy platform in the teaching of mathematics there are obstacles that need to be overcome. But that doesn't rule out the khan academy's potential in teaching mathematics.

Orientador(a)
Dr. Barros, José da Silva.
Coorientador(a)
Dr.ª Fonseca, Simone Silva da.
Banca Examinadora
Me. Silva, Cristiano Marinho da.
Me. Silva, Eben Alves da.
Dr.ª Fonseca, Simone Silva da.
Palavras-chave
Ensino de matemática.
Ensino híbrido.
Khan Academy (Plataforma de ensino).
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
1.00.00.00-3 Ciências exatas e da terra.
Visualizações
229
Observações


Não foi possível exibir o PDF