A Plataforma Khan Academy como auxílio ao ensino híbrido nas aulas de matemática: uma experiência na residência pedagógica
A Plataforma Khan Academy como auxílio ao ensino híbrido nas aulas de matemática: uma experiência na residência pedagógica
<lauro.lc07@gmail.com>
O objetivo desse trabalho foi analisar a
plataforma Khan Academy no ensino de matemática como auxílio ao ensino híbrido,
numa turma do 9° ano do Ensino Fundamental, na Escola Estadual Manoel
André – localizada no município de Arapiraca – AL. A pesquisa está ancorada nos estudos de Corrêa
(2016) sobre à plataforma Khan Academy como
auxílio ao ensino híbrido em Matemática, a Khan (2013) sobre a criação da
plataforma Khan Academy e a Bacich, Tanzi Neto e Trevisani (2015) sobre o ensino híbrido. A pesquisa tem abordagem qualitativa, do tipo pesquisa-intervenção,
realizada durante a participação no Programa Residência Pedagógica. Os dados
foram obtidos por meio da comparação dos resultados coletados na plataforma
Khan Academy e no questionário aplicado a 34 alunos. Nos resultados foi
constatado que para a inserção da plataforma Khan Academy no ensino da
matemática há empecilhos que precisam ser superados. Porém isso não descartar o
potencial da Khan Academy no ensino da matemática.
The
objective of this work was to analyze the Khan Academy platform in mathematics
teaching as an aid to hybrid teaching, in a 9th grade class of elementary
school, at manoel andré State School – located in the municipality of Arapiraca
- AL. The research is anchored in corrêa's studies (2016) on the Khan Academy
platform as an aid to hybrid teaching in Mathematics, Khan (2013) on the
creation of the Khan Academy platform and Bacich, Tanzi Neto and Trevisani
(2015) on hybrid teaching. The research has a qualitative approach, of the
research-intervention type, performed during the participation in the
Pedagogical Residency Program. The data were obtained by comparing the results
collected on the Khan Academy platform and in the questionnaire applied to 34
students. In the results it was found that for the insertion of the khan
academy platform in the teaching of mathematics there are obstacles that need
to be overcome. But that doesn't rule out the khan academy's potential in
teaching mathematics.
Me. Silva, Eben Alves da.
Dr.ª Fonseca, Simone Silva da.
Ensino híbrido.
Khan Academy (Plataforma de ensino).