Análise do conteúdo de funções orgânicas nos livros didáticos de química do Ensino médio

Análise do conteúdo de funções orgânicas nos livros didáticos de química do Ensino médio

Autor(a)
Lima, Maria Rafaela Quirino.
<mrafaelaquimicaufal@gmail.com>
Ano de publicação
2021
Data da defesa
22/04/2021
Curso/Outros
Química
Número de folhas
58
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Os livros didáticos são relevantes no processo de ensino e aprendizagem uma vez que, na maioria das vezes, é o único material ofertado aos estudantes e professores. Eles são frequentemente utilizados pelos docentes para planejarem suas aulas e seguirem o conteúdo programático durante todo o ano letivo. No ensino de Química, bem como no ensino de outras Ciências Naturais, o uso de diversas representações são importantes para melhorar o entendimento dos conceitos, que por muitas vezes, são considerados abstratos e de difícil compreensão. Dessa forma, pode-se afirmar que a formação dos estudantes, no que diz respeito ao conhecimento químico, é mediado pelo livro didático, e por isso aspectos como linguagem, contextualização, imagens e as formas de experimentação propostas devem ser avaliados tanto na escolha quanto na utilização deste recurso didático. Este trabalho tem como objetivo analisar três livros didáticos de Química do ensino médio, mais precisamente através da análise da apresentação e desenvolvimento do conteúdo de funções orgânicas. Os procedimentos metodológicos foram sistematizados em dois momentos: 1)  mapeamento do corpus e análise geral do conteúdo (verificou-se a quantidade de páginas dos capítulos de interesse, caracterização das figuras, a linguagem utilizada e a organização geral); 2) análise específica do conteúdo de funções orgânicas com base em oito critérios, a saber: (I) descrições de imagens, (II) contextualização, (III) experimentação, (IV) linguagem, (V) abordagem CTS, (VI) história da química, (VII) modelos didáticos e (VIII) analogias.  Os resultados apontam que os livros de química do 3º ano do ensino médio fazem uso, em sua maioria, de imagens do tipo: fórmulas químicas estruturais, condensadas, de traços e/ou molecular. Nos três exemplares analisados observou-se a presença de contextualização em boxes encontrados no decorrer dos capítulos. Em relação à experimentação, apenas no livro didático Ser Protagonista observou-se esse critério, entretanto, a forma como o roteiro foi sugerido e sua localização ao final do capítulo não permite caracterizá-lo como uma atividade experimental investigativa e problematizadora. A linguagem empregada no livro didático Química e no Ser Protagonista se configura como clara e objetiva, tendo em vista que os respectivos autores utilizam recursos distintos e apresentam uma linguagem específica da química que enriquece o conteúdo trabalhado, entretanto, no livro didático Química: Matéria, Energia e transformações, não se destaca nesse critério por apresentar uma linguagem suscinta e com poucos elementos específicos dessa ciência. Quanto à abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade, História da Química e a presença de modelos, os livros didático Química e Ser Protagonista destacam-se por identificar tais critérios, os quais são reconhecidamente importantes no processo de ensino-aprendizagem mediado pelo professor. E, em nenhum dos exemplares foi identificado analogias no conteúdo de funções orgânicas. Assim, é possível considerar, a luz deste estudo, que os livros didáticos e consequentemente, o processo de escolha dos mesmos, necessitam de um uma análise criteriosa que considere diferentes fatores e que visem tanto a aprendizagem significativa dos estudantes quanto o suporte ao professor.  

Abstract

The textbooks are relevant in the learning and teaching process, since most of the time, its the single material offered to the students and teachers. They are often used by the teaching staff for planning their classes and to follow the curriculum during the school year.In the teaching of chemistry, as well as in other natural sciences, the use of multiple representations are important to improve the understanding of concepts, which are many times considered abstract and hard to understand. Thus, it can be said that the training of students, with regard to chemical knowledge, is mediated by the textbook, and that's why aspects such as language, contextualization, images and how proposed forms of experimentation must be taken both in the choice and in use of this didactic resource. This work aims to analyze three highschool chemistry textbooks, most precisely through the analysis of presentation and development of the organic functions content. The methodological procedures were systematized in two moments: 1) mapping of the corpus and general analysis of the content (the number of pages of the chapters of interest was verified, characterization of the figures, the language used and the general organization); 2) Specific analysis of the organic functions content based on eight criteria, namely: (I) images description, (II) contextualization, (III) experimentation, (IV) language, (V) STS approach, (VI) chemistry history, (VII) didactic models and (VIII) analogies. The results indicate that the chemistry books of the 3rd year of the high school make use, in their majority, of images of the type: structural chemical formulas, condensed, of trace and/or molecular. In the three textbooks analysed, the presence of contextualization boxes was found in the chapters. In relation to experimentation, only in the textbook “Ser Protagonista” this criterion was observed, however, the way the script was suggested and its localization at the end of the chapter does not allow it to be characterized as an investigative and problematizing activity. The language used in the textbook "Química" and "Ser protagonista" is configured as clear and objective, considering that the respective authors use different resources and present a specific language of chemistry that enriches the content worked, however, in the textbook “Química: Matéria, Energia e transformações”, do not stand out in this criterion by presenting a succinct language and with a few specific elements of this science. As for the approach Science, Technology and Society, chemistry history and the presence of models, the textbooks Química and Ser Protagonista stand out by identifying such criteria, which are recognized as important in the teaching-learning process mediated by the teacher. And, in none of the textbooks, analogies were identified in the content of organic functions. Thus, it is possible to consider, in the light of this study, that textbooks and, consequently, the process of choosing them, need a careful analysis that considers different factors and that aim at both the significant learning of students and the support to the teacher. 

Orientador(a)
Dr.ª Silva, Thaissa Lúcio.
Banca Examinadora
Dr. Oliveira, Adeildo Júnior de.
Dr. Del Colle, Vinícius.
Palavras-chave
Livro didático.
Ensino de química.
Funções orgânicas.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
1.00.00.00-3 Ciências exatas e da terra.
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