Análise do conteúdo de funções orgânicas nos livros didáticos de química do Ensino médio
Análise do conteúdo de funções orgânicas nos livros didáticos de química do Ensino médio
<mrafaelaquimicaufal@gmail.com>
Os
livros didáticos são relevantes no processo de ensino e aprendizagem uma vez
que, na maioria das vezes, é o único material ofertado aos estudantes e
professores. Eles são frequentemente utilizados pelos docentes para planejarem
suas aulas e seguirem o conteúdo programático durante todo o ano letivo. No ensino de Química, bem como no ensino de outras Ciências
Naturais, o uso de diversas representações são importantes para melhorar o
entendimento dos conceitos, que por muitas vezes, são considerados abstratos e
de difícil compreensão. Dessa forma, pode-se afirmar que a formação dos
estudantes, no que diz respeito ao conhecimento químico, é mediado pelo livro
didático, e por isso aspectos como linguagem, contextualização, imagens e as
formas de experimentação propostas devem ser avaliados tanto na escolha quanto
na utilização deste recurso didático. Este trabalho tem como objetivo analisar
três livros didáticos de Química do ensino médio, mais precisamente através da
análise da apresentação e desenvolvimento do conteúdo de funções orgânicas. Os procedimentos metodológicos foram sistematizados em
dois momentos: 1) mapeamento do corpus e análise geral do conteúdo
(verificou-se a quantidade de páginas dos capítulos de interesse,
caracterização das figuras, a linguagem utilizada e a organização geral); 2) análise
específica do conteúdo de funções orgânicas com base em oito critérios, a
saber: (I) descrições de imagens, (II) contextualização, (III) experimentação, (IV)
linguagem, (V) abordagem CTS, (VI) história da química, (VII) modelos didáticos
e (VIII) analogias. Os resultados
apontam que os livros de química do 3º ano do ensino médio fazem uso, em sua
maioria, de imagens do tipo: fórmulas químicas estruturais, condensadas, de
traços e/ou molecular. Nos três exemplares analisados observou-se a presença de
contextualização em boxes encontrados no decorrer dos capítulos. Em relação à
experimentação, apenas no livro didático Ser Protagonista observou-se esse critério, entretanto, a forma como o
roteiro foi sugerido e sua localização ao final do capítulo não permite
caracterizá-lo como uma atividade experimental investigativa e problematizadora.
A linguagem empregada no livro didático Química e no Ser Protagonista se configura como clara e objetiva, tendo em vista que os
respectivos autores utilizam recursos distintos e apresentam uma linguagem
específica da química que enriquece o conteúdo trabalhado, entretanto, no livro
didático Química:
Matéria, Energia e transformações, não se destaca nesse critério por apresentar uma linguagem suscinta e
com poucos elementos específicos dessa ciência. Quanto à abordagem Ciência, Tecnologia
e Sociedade, História da Química e a presença de modelos, os livros didático Química
e Ser
Protagonista destacam-se por identificar tais
critérios, os quais são reconhecidamente importantes no processo de
ensino-aprendizagem mediado pelo professor. E, em nenhum dos exemplares foi
identificado analogias no conteúdo de funções orgânicas. Assim, é possível considerar,
a luz deste estudo, que os livros didáticos e consequentemente, o processo de
escolha dos mesmos, necessitam de um uma análise criteriosa que considere
diferentes fatores e que visem tanto a aprendizagem significativa dos
estudantes quanto o suporte ao professor.
The textbooks are relevant in the
learning and teaching process, since most of the time, its the single material
offered to the students and teachers. They are often used by the teaching staff
for planning their classes and to follow the curriculum during the school
year.In the teaching of chemistry, as well as in other natural sciences, the
use of multiple representations are important to improve the understanding of
concepts, which are many times considered abstract and hard to understand.
Thus, it can be said that the training of students, with regard to chemical
knowledge, is mediated by the textbook, and that's why aspects such as
language, contextualization, images and how proposed forms of experimentation
must be taken both in the choice and in use of this didactic resource. This
work aims to analyze three highschool chemistry textbooks, most precisely
through the analysis of presentation and development of the organic functions
content. The methodological procedures were systematized in two moments: 1)
mapping of the corpus and general analysis of the content (the number of pages
of the chapters of interest was verified, characterization of the figures, the
language used and the general organization); 2) Specific analysis of the
organic functions content based on eight criteria, namely: (I) images
description, (II) contextualization, (III) experimentation, (IV) language, (V)
STS approach, (VI) chemistry history, (VII) didactic models and (VIII)
analogies. The results indicate that the chemistry books of the 3rd year of the
high school make use, in their majority, of images of the type: structural
chemical formulas, condensed, of trace and/or molecular. In the three textbooks
analysed, the presence of contextualization boxes was found in the chapters. In
relation to experimentation, only in the textbook “Ser Protagonista” this criterion was observed, however, the way
the script was suggested and its localization at the end of the chapter does
not allow it to be characterized as an investigative and problematizing
activity. The language used in the textbook "Química" and "Ser
protagonista" is configured as clear and objective, considering that
the respective authors use different resources and present a specific language
of chemistry that enriches the content worked, however, in the textbook “Química: Matéria, Energia e transformações”,
do not stand out in this criterion by presenting a succinct language and with a
few specific elements of this science. As for the approach Science, Technology
and Society, chemistry history and the presence of models, the textbooks Química and Ser Protagonista stand out by identifying such criteria, which are
recognized as important in the teaching-learning process mediated by the
teacher. And, in none of the textbooks, analogies were identified in the
content of organic functions. Thus, it is possible to consider, in the light of
this study, that textbooks and, consequently, the process of choosing them,
need a careful analysis that considers different factors and that aim at both
the significant learning of students and the support to the teacher.
Dr. Del Colle, Vinícius.
Ensino de química.
Funções orgânicas.