Os mapas como recurso didático nas aulas de geografia

Os mapas como recurso didático nas aulas de geografia

Autor(a)
Rodrigues, Danielle Dionizio.
<danielledionizio@hotmail.com>
Ano de publicação
2021
Data da defesa
15/03/2021
Curso/Outros
Geografia - Licenciatura - EaD
Número de folhas
17
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

O presente estudo traz uma discussão sobre a utilização de mapas como recurso didático no Ensino de Geografia, a qual buscou compreender como a linguagem cartográfica e metodologias sob o uso de mapas vêm sendo desenvolvidos em sala de aula. A necessidade de uma linguagem cartográfica tem se reafirmando cada vez mais no Ensino de Geografia, nesse sentido, os mapas cumprem uma função tanto de linguagem quanto de abstração, pois, neles é representado o espaço geográfico, permitindo compreender as transformações ocorridas no tempo e espaço cotidiano. Em contrapartida, observa-se que os desafios para o uso dos mapas são muitos, mas que frente ao seu poder explicativo da realidade se torna uma ferramenta pedagógica nas aulas de geografia, possibilitando uma visão crítica dos assuntos abordados. Nesse sentido, faz-se necessário um esforço coletivo para que a educação cartográfica aconteça desde as séries inicias, para isso, o professor deve estar capacitado e dispor de recursos materiais para que o ensino aprendizado aconteça. Buscando métodos inovadores que proporcionem aulas mais dinâmicas e interatividade, podendo estes ser grande aliados dos professores nos processos pedagógicos.

Abstract

This study discusses the use of maps as a didactic resource in the Teaching of Geography, which sought to understand how the cartographic language and methodologies under the use of maps have been developed in the classroom. The need for a cartographic language has been reaffirming more and more in the Teaching of Geography, in this sense, maps fulfill both a function of language and of abstraction, because in them geographic space is represented, allowing to understand the transformations that took place in time and space. daily. On the other hand, it is observed that the challenges for the use of maps are many, but that in view of its explanatory power of reality, it becomes a pedagogical tool in geography classes, allowing a critical view of the subjects covered. In this sense, a collective effort is necessary for cartographic education to happen from the beginning grades, for this, the teacher must be trained and have material resources for teaching and learning to happen. Seeking innovative methods that provide more dynamic classes and interactivity, which can be great allies of teachers in the pedagogical processes.

Orientador(a)
Dr. Ferreira, Bruno.
Banca Examinadora
Dr. Barreto, Eduardo Paes.
Dr.ª Barbosa, Renata da Silva.
Palavras-chave
Ensino-aprendizagem.
Ensino de geografia.
Linguagem cartográfica.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual - CPI/BSCA.
Categorias CNPQ
7.00.00.00-0 Ciências humanas.
Visualizações
161
Observações


Não foi possível exibir o PDF