Os mapas como recurso didático nas aulas de geografia
Os mapas como recurso didático nas aulas de geografia
<danielledionizio@hotmail.com>
O presente estudo traz
uma discussão sobre a utilização de mapas como recurso didático no Ensino de Geografia,
a qual buscou compreender como a linguagem cartográfica e metodologias sob o
uso de mapas vêm sendo desenvolvidos em sala de aula. A necessidade de uma linguagem
cartográfica tem se reafirmando cada vez mais no Ensino de Geografia, nesse
sentido, os mapas cumprem uma função tanto de linguagem quanto de abstração,
pois, neles é representado o espaço geográfico, permitindo compreender as
transformações ocorridas no tempo e espaço cotidiano. Em contrapartida,
observa-se que os desafios para o uso dos mapas são muitos, mas que frente ao seu
poder explicativo da realidade se torna uma ferramenta pedagógica nas aulas de
geografia, possibilitando uma visão crítica dos assuntos abordados. Nesse
sentido, faz-se necessário um esforço coletivo para que a educação cartográfica
aconteça desde as séries inicias, para isso, o professor deve estar capacitado
e dispor de recursos materiais para que o ensino aprendizado aconteça. Buscando
métodos inovadores que proporcionem aulas mais dinâmicas e interatividade,
podendo estes ser grande aliados dos professores nos processos pedagógicos.
This study
discusses the use of maps as a didactic resource in the Teaching of Geography,
which sought to understand how the cartographic language and methodologies
under the use of maps have been developed in the classroom. The need for a
cartographic language has been reaffirming more and more in the Teaching of
Geography, in this sense, maps fulfill both a function of language and of
abstraction, because in them geographic space is represented, allowing to
understand the transformations that took place in time and space. daily. On the
other hand, it is observed that the challenges for the use of maps are many,
but that in view of its explanatory power of reality, it becomes a pedagogical
tool in geography classes, allowing a critical view of the subjects covered. In
this sense, a collective effort is necessary for cartographic education to
happen from the beginning grades, for this, the teacher must be trained and
have material resources for teaching and learning to happen. Seeking innovative
methods that provide more dynamic classes and interactivity, which can be great
allies of teachers in the pedagogical processes.
Dr.ª Barbosa, Renata da Silva.
Ensino de geografia.
Linguagem cartográfica.