Discalculia: dificuldades no ensino e aprendizagem de matemática
Discalculia: dificuldades no ensino e aprendizagem de matemática
<palmeiras.edson02@gmail.co>
Tendo em vista as
inúmeras dificuldades de aprendizagem em sala de aula, a discalculia
apresenta-se como uma dificuldade específica que pode trazer várias
dificuldades na aprendizagem de matemática que afeta o cognitivo da criança
possibilitando a mesma o fracasso escolar. Esta pesquisa teve como objetivo
geral investigar o que é a
discalculia, como se desenvolve, quais tipos e causas, assimidentificar qual a sua
interferência no processo de aprendizagem dos conhecimentos matemáticos. Como objetivos específicos: fazer um
levantamento de trabalhos que investigaram sobre a discalculia; elencar algumas
formas de intervenções junto as crianças discalcúlicas através de jogos, o lúdico,
brinquedos variados, entre outros; investigar a concepção dos professores que
ensinam matemática acerca de dificuldades em matemática, principalmente se
conhecem a discalculia. A pesquisa tem cunho qualitativo do tipo bibliográfico
e descritivo. Para a coleta de dados, foi aplicado um questionário online, via
a plataforma google formulário, com 10 questões, para 16 professores de
matemática e desses foram selecionados apenas 5. Como aportes teóricos foram
adotados os seguintes autores: Bastos (2016), Bernard (2014),
Campos (2015), Relvas (2015), Vilar (2017). Os resultados obtidos apontam que os
termos dificuldades, transtornos e distúrbios são pouco trabalhados e falados,
durante as formações no ensino superior dos professores, o modo equivocado que
discalculia é vista como uma incapacidade de aprender matemática, e grande
parte dos professores de matemática no questionário relatam
não saber se estavam preparados para lidar com alunos que apresente algum
distúrbio associado a aprendizagem em matemática.
In view of the numerous
learning difficulties in the classroom, dyscalculia presents itself as a
specific difficulty that can bring several difficulties in learning mathematics
that affects the child's cognitive impairment, enabling school failure. This
research aimed to investigate what dyscalculia is, how it develops, what types
and causes, thus identifying its interference in the process of learning
mathematical knowledge. As specific objectives: to survey papers that
investigated dyscalculia; list some forms of interventions with discalcúlica
children through games, play, varied toys, among others; to investigate the
conception of teachers who teach mathematics about difficulties in mathematics,
especially if they know dyscalculia. The research has a qualitative nature of
the bibliographic and descriptive type. For data collection, an online
questionnaire was applied, via the google form platform, with 10 questions, for
16 mathematics teachers and only 5 of these were selected. The following
authors were adopted as theoretical contributions: Bastos (2016), Bernard
(2014), Campos (2015), Relvas (2015), Vilar (2017). The results obtained
indicate that the terms difficulties, disorders and disorders are little worked
and spoken, during higher education training of teachers, the mistaken way that
dyscalculia is seen as an inability to learn mathematics, and most mathematics
teachers in the questionnaire report not knowing if they were prepared to deal
with students who present some disorder associated with learning in
mathematics.
Me. Silva, Eben Alves da.
Dr.ª Fonseca, Simone Silva da.
Discalculia.
Matemática - Aprendizagem.