Discalculia: dificuldades no ensino e aprendizagem de matemática

Discalculia: dificuldades no ensino e aprendizagem de matemática

Autor(a)
Santos, Edson Alves dos.
<palmeiras.edson02@gmail.co>
Ano de publicação
2021
Data da defesa
19/05/2020
Curso/Outros
Matemática
Número de folhas
50
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Tendo em vista as inúmeras dificuldades de aprendizagem em sala de aula, a discalculia apresenta-se como uma dificuldade específica que pode trazer várias dificuldades na aprendizagem de matemática que afeta o cognitivo da criança possibilitando a mesma o fracasso escolar. Esta pesquisa teve como objetivo geral investigar o que é a discalculia, como se desenvolve, quais tipos e causas, assimidentificar qual a sua interferência no processo de aprendizagem dos conhecimentos matemáticos. Como objetivos específicos: fazer um levantamento de trabalhos que investigaram sobre a discalculia; elencar algumas formas de intervenções junto as crianças discalcúlicas através de jogos, o lúdico, brinquedos variados, entre outros; investigar a concepção dos professores que ensinam matemática acerca de dificuldades em matemática, principalmente se conhecem a discalculia. A pesquisa tem cunho qualitativo do tipo bibliográfico e descritivo. Para a coleta de dados, foi aplicado um questionário online, via a plataforma google formulário, com 10 questões, para 16 professores de matemática e desses foram selecionados apenas 5. Como aportes teóricos foram adotados os seguintes autores: Bastos (2016), Bernard (2014), Campos (2015), Relvas (2015), Vilar (2017). Os resultados obtidos apontam que os termos dificuldades, transtornos e distúrbios são pouco trabalhados e falados, durante as formações no ensino superior dos professores, o modo equivocado que discalculia é vista como uma incapacidade de aprender matemática, e grande parte dos professores de matemática no questionário relatam não saber se estavam preparados para lidar com alunos que apresente algum distúrbio associado a aprendizagem em matemática.

Abstract

In view of the numerous learning difficulties in the classroom, dyscalculia presents itself as a specific difficulty that can bring several difficulties in learning mathematics that affects the child's cognitive impairment, enabling school failure. This research aimed to investigate what dyscalculia is, how it develops, what types and causes, thus identifying its interference in the process of learning mathematical knowledge. As specific objectives: to survey papers that investigated dyscalculia; list some forms of interventions with discalcúlica children through games, play, varied toys, among others; to investigate the conception of teachers who teach mathematics about difficulties in mathematics, especially if they know dyscalculia. The research has a qualitative nature of the bibliographic and descriptive type. For data collection, an online questionnaire was applied, via the google form platform, with 10 questions, for 16 mathematics teachers and only 5 of these were selected. The following authors were adopted as theoretical contributions: Bastos (2016), Bernard (2014), Campos (2015), Relvas (2015), Vilar (2017). The results obtained indicate that the terms difficulties, disorders and disorders are little worked and spoken, during higher education training of teachers, the mistaken way that dyscalculia is seen as an inability to learn mathematics, and most mathematics teachers in the questionnaire report not knowing if they were prepared to deal with students who present some disorder associated with learning in mathematics.

Orientador(a)
Dr. Barros, José da Silva.
Coorientador(a)
Dr.ª Fonseca, Simone Silva da.
Banca Examinadora
Me. Silva, Cristiano Marinho da.
Me. Silva, Eben Alves da.
Dr.ª Fonseca, Simone Silva da.
Palavras-chave
Aprendizagem - Dificuldades.
Discalculia.
Matemática - Aprendizagem.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
1.00.00.00-3 Ciências exatas e da terra.
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