O uso das categorias geográficas lugar e paisagem no Ensino fundamental II
O uso das categorias geográficas lugar e paisagem no Ensino fundamental II
<lucineidejj@outlook.com>
O artigo apresenta uma pesquisa de campo de caráter qualitativo que tem
como objetivo geral investigar
a maneira como são trabalhadas as categorias geográficas, no ensino fundamenta
II, assim como, as habilidades e recursos incorporadas pelo professor na
aplicação das mesmas. Esta pesquisa parte de
consultas bibliográficas para entender melhor os conceitos geográficos. A
revisão teórica é dividida por tópicos a seguir: No primeiro tópico são
relatadas as categorias de análise, lugar e paisagem e o ensino da geografia, no
segundo tópico argumentam-se como as categorias interferem na vida social e
escolar do aluno enfatizando o lugar e a construção de identidade, no terceiro
tópico são discutidas as estratégias de ensino do professor e como ele pode
interagir no ambiente escolar. Em seguida é apresentada a caracterização do
município de Lagoa da Canoa e analisados os dados colhidos na escola através de
entrevista
com os docentes da instituição que atuam como professor de geografia
apresentado possíveis considerações sobre a pesquisa.
The article presents a qualitative field research that
has the general objective of investigating the way geographic categories are
worked, in fundamental education II, as well as the skills and resources
incorporated by the teacher in their application. This research starts from
bibliographic consultations to better understand geographic concepts. The
theoretical review is divided by the following topics: In the first topic, the
categories of analysis, place and landscape and the teaching of geography are
reported, in the second topic it is argued how the categories interfere in the
social and school life of the student emphasizing the place and the
construction of identity, the third topic discusses the teacher's teaching
strategies and how they can interact in the school environment. Next, the
characterization of the municipality of Lagoa da Canoa is presented and the
data collected at the school through an interview with the teachers of the
institution who act as a geography teacher, presented possible considerations
about the research.
Nascimento, Melchior Carlos do.
Recurso didático.
Ensino e aprendizagem.