O uso das categorias geográficas lugar e paisagem no Ensino fundamental II

O uso das categorias geográficas lugar e paisagem no Ensino fundamental II

Autor(a)
Nunes, Lucineide dos Santos Silva.
<lucineidejj@outlook.com>
Ano de publicação
2021
Data da defesa
04/03/2021
Curso/Outros
Geografia - Licenciatura - EaD
Número de folhas
22
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

O artigo apresenta uma pesquisa de campo de caráter qualitativo que tem como objetivo geral investigar a maneira como são trabalhadas as categorias geográficas, no ensino fundamenta II, assim como, as habilidades e recursos incorporadas pelo professor na aplicação das mesmas. Esta pesquisa parte de consultas bibliográficas para entender melhor os conceitos geográficos. A revisão teórica é dividida por tópicos a seguir: No primeiro tópico são relatadas as categorias de análise, lugar e paisagem e o ensino da geografia, no segundo tópico argumentam-se como as categorias interferem na vida social e escolar do aluno enfatizando o lugar e a construção de identidade, no terceiro tópico são discutidas as estratégias de ensino do professor e como ele pode interagir no ambiente escolar. Em seguida é apresentada a caracterização do município de Lagoa da Canoa e analisados os dados colhidos na escola através de entrevista com os docentes da instituição que atuam como professor de geografia apresentado possíveis considerações sobre a pesquisa.

Abstract

The article presents a qualitative field research that has the general objective of investigating the way geographic categories are worked, in fundamental education II, as well as the skills and resources incorporated by the teacher in their application. This research starts from bibliographic consultations to better understand geographic concepts. The theoretical review is divided by the following topics: In the first topic, the categories of analysis, place and landscape and the teaching of geography are reported, in the second topic it is argued how the categories interfere in the social and school life of the student emphasizing the place and the construction of identity, the third topic discusses the teacher's teaching strategies and how they can interact in the school environment. Next, the characterization of the municipality of Lagoa da Canoa is presented and the data collected at the school through an interview with the teachers of the institution who act as a geography teacher, presented possible considerations about the research.

 

Orientador(a)
Dr. Monteiro, Kleython de Araújo.
Banca Examinadora
Góis, Lais Susana de Souza.
Nascimento, Melchior Carlos do.
Palavras-chave
Metodologia de ensino.
Recurso didático.
Ensino-aprendizagem.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual - CPI/BSCA.
Categorias CNPQ
7.00.00.00-0 Ciências humanas.
Visualizações
124
Observações


Não foi possível exibir o PDF