Modelagem matemática e suas contribuições para o ensino e aprendizagem da matemática: uma análise das publicações do Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM)
Modelagem matemática e suas contribuições para o ensino e aprendizagem da matemática: uma análise das publicações do Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM)
<renatasantosw3@gmail.com>
A
Modelagem Matemática nas aulas de Matemática pode contribuir significativamente
para o ensino e aprendizagem da Matemática sendo uma alternativa pedagógica que
dá suporte para o professor ensinar Matemática de forma aprazível e diretamente
ligada com a realidade do aluno, ao mesmo tempo em que contribui na aprendizagem
do aluno e em sua construção como sujeito crítico, pensante e transformador de
sua realidade. Nesse sentido, o presente trabalho tem por objetivo analisar as
contribuições da Modelagem no ensino e aprendizagem da Matemática para o Ensino
Médio e os anos finais do Ensino Fundamental nos trabalhos publicados no ENEM 2019. Trata-se de uma pesquisa
bibliográfica de natureza qualitativa realizada a partir do levantamento de trabalhos
dos anais do Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM) de 2019 que
contemplou relatos de experiências em sala de aula com a Modelagem. Os principais
pressupostos teóricos são Almeida, Silva e Vertuan (2020), Meyer, caldeira e
Malheiros (2019), Burak (1986; 1992; 2010), Biembengut e Hein (2018), Bassanezi
(2015; 2019), Barbosa (2001; 2004) que destacam teorizações sobre a Modelagem,
defendem sua utilização e abordam aspectos constituintes das práticas com a
Modelagem. Constatou-se que a Modelagem propicia um ambiente de aprendizagem
cooperativo, promove o diálogo, a criatividade, motivação, a autonomia, a
problematização, o senso crítico, o interesse, a tomada de decisão e o
raciocínio lógico, os colocando na posição de sujeitos ativos em sua aprendizagem.
A Modelagem possibilita ao docente ensinar Matemática de forma
interdisciplinar, aliando-se as práticas de experimentação e ainda colabora
para o rompimento do ensino rígido e linear dos conhecimentos matemáticos, como
também propicia uma prática dinâmica onde o mesmo assume o papel de orientador.
Constatou-se que as atividades de Modelagem contribuem para o professor
contornar situações de indisciplina dos alunos em sala de aula, e ainda
oportuniza aos alunos a investigação de problemas reais, a discutir, elaborar
estratégias, construir modelos, consolidar conhecimentos matemáticos diversos, e
ainda agir criticamente no enfrentamento do problema real. Além dessas
contribuições, verificou-se que a Modelagem auxilia na significação da
Matemática pelos alunos, do seu papel sociocultural, sua relação com as mais
diversas práticas cotidianas, como também corrobora para formação de sujeitos
ativos na construção do saber e para atuarem em sociedade com consciência e
criticidade. Contudo, utilizar a Modelagem nas aulas de Matemática é de grande
relevância, tendo em vista de seu potencial para a superação de dificuldades na
aprendizagem de Matemática pelos alunos, na formação de cidadãos críticos e
atuantes na sociedade, e ao ensino à medida que estabelece um meio dinâmico e
flexível.
Mathematical Modeling in Mathematics
classes may significantly contribute to the teaching and learning of
Mathematics being a pedagogical alternative that supports the teacher to teach
Mathematics in a pleasant way and directly linked to the student's reality, at
the same time that it contributes to the learning of the student and to his
construction as a critical, thinking and transforming subject of his reality.
In this sense, the present work aims to analyze the contributions of Modeling
in the teaching and learning of Mathematics for High School and the final years
of Elementary Education in the works published in ENEM 2019. This is a
qualitative bibliographic research carried out from the survey of papers from
the annals of the National Meeting of Mathematical Education (ENEM) of 2019
that included reports of experiences in the classroom with Modeling. The main
theoretical assumptions are Almeida, Silva and Vertuan (2020), Meyer, Caldeira
and Malheiros (2019), Burak (1986; 1992; 2010), Biembengut and Hein (2018),
Bassanezi (2015; 2019), Barbosa (2001; 2004) that highlight theories about
Modeling, defend its use and address aspects that constitute the practices with
Modeling. It was found that the Modeling provides a cooperative learning
environment, promotes dialogue, creativity, motivation, autonomy,
problematization, critical sense, interest, decision making and logical
reasoning, placing them in the position of subjects active in their learning.
Modeling allows the teacher to teach Mathematics in an interdisciplinary way,
allying the practices of experimentation and still collaborates to break the
rigid and linear teaching of mathematical knowledge, as well as providing a
dynamic practice where he assumes the role of advisor. It was found that the
Modeling activities contribute to the teacher to workout situations of
students' indiscipline in the classroom, and still provide students with the
investigation of real problems, to discuss, develop strategies, build models,
consolidate diverse mathematical knowledge, and even to act critically in
addressing the real problem. In addition to these contributions, it was found
that Modeling assists in the signification of Mathematics by students, their
socio-cultural role, their relationship with the most diverse daily practices,
as well as corroborating the formation of active subjects in the construction of
knowledge and acting in society with awareness and criticality. Therefore,
using Modeling in Mathematics classes is of great relevance, in view of its
potential for overcoming difficulties in learning Mathematics by students, in
the formation of critical and active citizens in society, and in teaching as it
establishes a dynamic and flexible.
Me. Silva, Luciano Pontes da.
Dr.ª Fonseca, Simone Silva da.
Ensino fundamental.
Ensino médio.
Modelagem matemática.
Ensino e aprendizagem.