Modelagem matemática e suas contribuições para o ensino e aprendizagem da matemática: uma análise das publicações do Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM)

Modelagem matemática e suas contribuições para o ensino e aprendizagem da matemática: uma análise das publicações do Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM)

Autor(a)
Santos, Renata dos.
<renatasantosw3@gmail.com>
Ano de publicação
2021
Data da defesa
19/05/2021
Curso/Outros
Matemática
Número de folhas
80
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

A Modelagem Matemática nas aulas de Matemática pode contribuir significativamente para o ensino e aprendizagem da Matemática sendo uma alternativa pedagógica que dá suporte para o professor ensinar Matemática de forma aprazível e diretamente ligada com a realidade do aluno, ao mesmo tempo em que contribui na aprendizagem do aluno e em sua construção como sujeito crítico, pensante e transformador de sua realidade. Nesse sentido, o presente trabalho tem por objetivo analisar as contribuições da Modelagem no ensino e aprendizagem da Matemática para o Ensino Médio e os anos finais do Ensino Fundamental nos trabalhos publicados no ENEM 2019. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa realizada a partir do levantamento de trabalhos dos anais do Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM) de 2019 que contemplou relatos de experiências em sala de aula com a Modelagem. Os principais pressupostos teóricos são Almeida, Silva e Vertuan (2020), Meyer, caldeira e Malheiros (2019), Burak (1986; 1992; 2010), Biembengut e Hein (2018), Bassanezi (2015; 2019), Barbosa (2001; 2004) que destacam teorizações sobre a Modelagem, defendem sua utilização e abordam aspectos constituintes das práticas com a Modelagem. Constatou-se que a Modelagem propicia um ambiente de aprendizagem cooperativo, promove o diálogo, a criatividade, motivação, a autonomia, a problematização, o senso crítico, o interesse, a tomada de decisão e o raciocínio lógico, os colocando na posição de sujeitos ativos em sua aprendizagem. A Modelagem possibilita ao docente ensinar Matemática de forma interdisciplinar, aliando-se as práticas de experimentação e ainda colabora para o rompimento do ensino rígido e linear dos conhecimentos matemáticos, como também propicia uma prática dinâmica onde o mesmo assume o papel de orientador. Constatou-se que as atividades de Modelagem contribuem para o professor contornar situações de indisciplina dos alunos em sala de aula, e ainda oportuniza aos alunos a investigação de problemas reais, a discutir, elaborar estratégias, construir modelos, consolidar conhecimentos matemáticos diversos, e ainda agir criticamente no enfrentamento do problema real. Além dessas contribuições, verificou-se que a Modelagem auxilia na significação da Matemática pelos alunos, do seu papel sociocultural, sua relação com as mais diversas práticas cotidianas, como também corrobora para formação de sujeitos ativos na construção do saber e para atuarem em sociedade com consciência e criticidade. Contudo, utilizar a Modelagem nas aulas de Matemática é de grande relevância, tendo em vista de seu potencial para a superação de dificuldades na aprendizagem de Matemática pelos alunos, na formação de cidadãos críticos e atuantes na sociedade, e ao ensino à medida que estabelece um meio dinâmico e flexível.

Abstract

Mathematical Modeling in Mathematics classes may significantly contribute to the teaching and learning of Mathematics being a pedagogical alternative that supports the teacher to teach Mathematics in a pleasant way and directly linked to the student's reality, at the same time that it contributes to the learning of the student and to his construction as a critical, thinking and transforming subject of his reality. In this sense, the present work aims to analyze the contributions of Modeling in the teaching and learning of Mathematics for High School and the final years of Elementary Education in the works published in ENEM 2019. This is a qualitative bibliographic research carried out from the survey of papers from the annals of the National Meeting of Mathematical Education (ENEM) of 2019 that included reports of experiences in the classroom with Modeling. The main theoretical assumptions are Almeida, Silva and Vertuan (2020), Meyer, Caldeira and Malheiros (2019), Burak (1986; 1992; 2010), Biembengut and Hein (2018), Bassanezi (2015; 2019), Barbosa (2001; 2004) that highlight theories about Modeling, defend its use and address aspects that constitute the practices with Modeling. It was found that the Modeling provides a cooperative learning environment, promotes dialogue, creativity, motivation, autonomy, problematization, critical sense, interest, decision making and logical reasoning, placing them in the position of subjects active in their learning. Modeling allows the teacher to teach Mathematics in an interdisciplinary way, allying the practices of experimentation and still collaborates to break the rigid and linear teaching of mathematical knowledge, as well as providing a dynamic practice where he assumes the role of advisor. It was found that the Modeling activities contribute to the teacher to workout situations of students' indiscipline in the classroom, and still provide students with the investigation of real problems, to discuss, develop strategies, build models, consolidate diverse mathematical knowledge, and even to act critically in addressing the real problem. In addition to these contributions, it was found that Modeling assists in the signification of Mathematics by students, their socio-cultural role, their relationship with the most diverse daily practices, as well as corroborating the formation of active subjects in the construction of knowledge and acting in society with awareness and criticality. Therefore, using Modeling in Mathematics classes is of great relevance, in view of its potential for overcoming difficulties in learning Mathematics by students, in the formation of critical and active citizens in society, and in teaching as it establishes a dynamic and flexible.

 

Orientador(a)
Dr. Barros, José da Silva.
Coorientador(a)
Dr.ª Fonseca, Simone Silva da.
Banca Examinadora
Me. Porto, José Fábio Boia.
Me. Silva, Luciano Pontes da.
Dr.ª Fonseca, Simone Silva da.
Palavras-chave
Educação matemática.
Ensino fundamental.
Ensino médio.
Modelagem matemática.
Ensino e aprendizagem.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
1.00.00.00-3 Ciências exatas e da terra.
Visualizações
629
Observações


Não foi possível exibir o PDF