Modelagem de interface gráfica de base de conhecimento de caráter multidirecional

Modelagem de interface gráfica de base de conhecimento de caráter multidirecional

Autor(a)
Souza Júnior, Osvaldo Alves de.
<oasj@ic.ufal.br>
Ano de publicação
2021
Data da defesa
29/10/2020
Curso/Outros
Sistemas de Informação (EaD)
Número de folhas
49
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

As organizações são estruturas onde o conhecimento é considerado um dos principais fatores competitivos. Entretanto, o fluxo do conhecimento não deve ser tratado de maneira genérica ou sem um método para registro, recuperação e compartilhamento. Nesse contexto surge a necessidade de se ter um sistema informatizado para gerenciar a base de conhecimento. Essa necessidade ocorre devido à inexistência no mercado de um sistema que suprisse as necessidades previstas, entre elas o acesso e o uso pelos diversos atores organizacionais de maneira colaborativa e eficiente. A escassez foi detectada a partir de uma pesquisa documental, tendo como campo de atuação três softwares de base de conhecimento disponíveis para download ou acesso pela Internet. Neste trabalho é apresentado um modelo de interface gráfica de usuário para um software de base de conhecimento de caráter multidirecional, com recursos importantes tanto para a gestão e funcionários da organização, quanto para clientes e demais interessados externos. Os critérios de classificação foram baseados na interface de usuário de softwares e sites relacionados acessíveis pela Internet, bem como requisitos do projeto de interface. A interface foi representada por protótipos criados usando o software de edição Pencil. Espera-se que esse modelo consiga promover a colaboração e compartilhamento do conhecimento organizacional entre os funcionários, fornecer indicadores gerenciais sobre desempenho de pessoal e,  por fim, trazer soluções qualificadas para o público externo.

 

Abstract

Organizations are structures where knowledge is considered one of the main competitive factors. However, the flow of knowledge should not be treated in a generic way or without a method for registration, retrieval and sharing. In this context, the need arises to have a computerized system to manage the knowledge base. This need occurs due to the lack of a system in the market to supply the expected needs, including access and use by the various organizational actors in a collaborative and efficient manner. The scarcity was detected through a documentary research, having as field of action three knowledge base softwares available for download or access over the internet. This work presents a model of graphical user interface for a knowledge base software of a multidirectional character, with important resources for both the management and employees of the organization, as well as for customers and other external stakeholders. The classification criteria were based on the user interface of software and related websites accessible through the internet, as well as requirements of the interface design. The interface was represented by prototypes created using the Pencil editing software. It is hoped that this model will be able to promote collaboration and sharing of organizational knowledge among employees, provide management indicators on personnel performance and, finally, bring qualified solutions to the external public.

Orientador(a)
Dr. Cavalcante, Rodolfo Carneiro.
Banca Examinadora
Dr. Brito, Patrick Henrique da Silva.
Me. Oliveira, Rômulo Nunes de.
Palavras-chave
Interface gráfica.
Base de conhecimento.
Modelagem de software.
Prototipagem.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
1.00.00.00-3 Ciências exatas e da terra.
Visualizações
351
Observações


Não foi possível exibir o PDF