Modelagem de interface gráfica de base de conhecimento de caráter multidirecional
Modelagem de interface gráfica de base de conhecimento de caráter multidirecional
<oasj@ic.ufal.br>
As
organizações são estruturas onde o conhecimento é considerado um dos principais
fatores competitivos. Entretanto, o fluxo do conhecimento não deve ser tratado
de maneira genérica ou sem um método para registro, recuperação e compartilhamento.
Nesse contexto surge a necessidade de se ter um sistema informatizado para
gerenciar a base de conhecimento. Essa necessidade ocorre devido à inexistência
no mercado de um sistema que suprisse as necessidades previstas, entre elas o
acesso e o uso pelos diversos atores organizacionais de maneira colaborativa e
eficiente. A escassez foi detectada a partir de uma pesquisa documental, tendo
como campo de atuação três softwares de
base de conhecimento disponíveis para download
ou acesso pela Internet. Neste trabalho é apresentado um modelo de
interface gráfica de usuário para um software
de base de conhecimento de caráter multidirecional, com recursos
importantes tanto para a gestão e funcionários da organização, quanto para
clientes e demais interessados externos. Os critérios de classificação foram
baseados na interface de usuário de softwares
e sites relacionados acessíveis
pela Internet, bem como requisitos do projeto de interface. A interface foi
representada por protótipos criados usando o software de edição Pencil. Espera-se que esse modelo consiga
promover a colaboração e compartilhamento do conhecimento organizacional entre
os funcionários, fornecer indicadores gerenciais sobre desempenho de pessoal
e, por fim, trazer soluções qualificadas
para o público externo.
Organizations
are structures where knowledge is considered one of the main competitive
factors. However, the flow of knowledge should not be treated in a generic way
or without a method for registration, retrieval and sharing. In this context,
the need arises to have a computerized system to manage the knowledge base.
This need occurs due to the lack of a system in the market to supply the
expected needs, including access and use by the various organizational actors
in a collaborative and efficient manner. The scarcity was detected through a
documentary research, having as field of action three knowledge base softwares
available for download or access over the internet. This work presents a model
of graphical user interface for a knowledge base software of a multidirectional
character, with important resources for both the management and employees of
the organization, as well as for customers and other external stakeholders. The
classification criteria were based on the user interface of software and
related websites accessible through the internet, as well as requirements of
the interface design. The interface was represented by prototypes created using
the Pencil editing software. It is hoped that this model will be able to
promote collaboration and sharing of organizational knowledge among employees,
provide management indicators on personnel performance and, finally, bring
qualified solutions to the external public.
Me. Oliveira, Rômulo Nunes de.
Base de conhecimento.
Modelagem de software.
Prototipagem.