Relatos de experiência em estágio supervisionado como contribuição na formação de professores de matemática
Relatos de experiência em estágio supervisionado como contribuição na formação de professores de matemática
O presente trabalho tem como objetivo relatar e analisar as experiências concebidas durante os Estágios Supervisionados no curso de Matemática-Licenciatura da autora, realizados entre os anos de 2011 e 2013 na Universidade Federal de Alagoas (UFAL), como contribuição no processo de formação de professores. Para isso, o trabalho traz uma abordagem teórica sobre a relevância dos estágios na formação docente e do professor de Matemática dando ênfase as saberes necessários para o exercício da profissão, bem como os diferentes conhecimentos que fazem parte do processo formativo desses profissionais. Os conhecimentos que compõem os saberes docentes advêm de variadas fontes tais como da sua história de vida, de livros, programas e cadernos didáticos, dos conhecimentos adquiridos durante os cursos de formação docente e das experiências consumadas no ambiente escolar, todos culminando na capacitação contínua do professor. Muitos desses conhecimentos têm relação direta com os estágios que são realizados nas escolas públicas no Ensino Fundamental e Médio permitindo o estagiário analisar e obter parecer crítico reflexivo sobre a situação das instituições e sujeitos que fazem a educação, não se limitando as dificuldades, mas visando as possibilidades existentes ao educador para que este qualifique seu trabalho e alcance todos os indivíduos envolvidos nesse processo de formação escolar. Em suma, os estágios permitem os formandos ampliarem sua visão sobre o compromisso e responsabilidade que demanda a profissão docente, conscientizando-os que a formação de sua identidade profissional será aperfeiçoada cotidianamente durante a atuação na prática do ensino.
This study aims to report and analyze experiments designed during the Supervised Internship in Mathematics course - Bachelor of author, performed between the years 2011 and 2013 at the Federal University of Alagoas (UFAL), as a contribution in the formation process. For this, the article offers a theoretical approach to the relevance of the stages in teacher education and mathematics teacher emphasizing the knowledge necessary for the practice of the profession, as well as the different skills that are part of the formation process of these professionals. The knowledge that comprise the teaching knowledge comes from varied sources such as the life history of books , programs and educational books , the knowledge acquired during the teacher education courses and experiences accomplished in the school environment , all culminating in the ongoing training of teacher. Many of these skills are directly related to the stages that are conducted in public schools in primary and secondary allowing the trainee to obtain and analyze critical reflective opinion on the situation of the institutions and individuals that make education, not merely difficulties, but targeting possibilities exist for the educator that this qualifies their work and reach all individuals involved in school education process. In short, internships allow the students to broaden their vision about the commitment and responsibility that requires the teaching profession, making them aware that the formation of their professional identity will be refined during daily activities in teaching practice.
Dr. Barros, José da Silva.
Estágio supervisionado.
Saberes docentes.
A BCA possui a versão impressa em seu acervo.