Congresso Americano: relato de uma experiência de prática docente de língua inglesa em uma escola pública

Congresso Americano: relato de uma experiência de prática docente de língua inglesa em uma escola pública

Autor(a)
Santos, David Rodrigues.
<dion_rcc_@hotmail.com>
Ano de publicação
2021
Data da defesa
18/12/2020
Curso/Outros
Letras - Língua Inglesa (EaD)
Número de folhas
60
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Este Trabalho de Conclusão de Curso consiste em um relato de uma experiência vivenciada por mim na idealização, organização e produção de um projeto educativo intitulado Congresso Americano. Especificamente, abordo as edições de 2009 a 2018, que aconteceram no município de Palestina, localizado no interior do estado de Alagoas. Este estudo tem o objetivo de analisar, com base em uma perspectiva crítica, esse congresso enquanto uma experiência de prática docente de Língua Inglesa em uma escola pública. A metodologia do estudo é qualitativa (MINAYO, 1994). Por sua vez, os dados foram constituídos a partir de meu relato pessoal da história desse congresso e complementados por registros fotográficos e o documento da fundação de uma ONG que surgiu pela necessidade de dar uma base legal a esse projeto realizado em Palestina. Meu objetivo neste TCC é olhar para esse evento anual, com base em leituras de textos apresentados por Lacoste e Rajagopalan (2005), para compreendê-lo com uma perspectiva crítica, levando-me para além da pura prática de sua realização. Minha visão teórica é a Linguística Aplicada contemporânea problematizadora(LOPES, 2006). Como resultado dessa análise crítica e a partir da observação da importância da língua inglesa e de sua influência no mundo, concluo que se faz necessário ter um olhar crítico acerca dela, a fim de que, a longo prazo, aprendamos a usá-la em nosso favor em vez de sermos oprimidos por ela. Portanto, entendo ser importante a oferta da Língua Inglesa no Ensino Básico, mas sempre levando em conta a realidade do aluno e construindo espaços que propiciem a esse aluno oportunidades para refletir e criticar o uso do inglês em nossa sociedade. Espero que este estudo possa fomentar mais discussões sobre possibilidades de uma perspectiva crítica para o ensino de Língua Inglesa na escola pública.

Abstract

This undergraduate course paper reports my experience in the idealization, organization and production of an educational project entitled “American Congress”. I address the events from2009 to 2018, which took place in the municipality of Palestina, located in the countryside of the state of Alagoas. The purpose of this paper is to discuss such Congress from a critical perspective, as an experience of teaching English in a public school. The methodological approach is qualitative (MINAYO, 1994). The data were collected from my personal account of the history of the Congress, complemented by photographic records and by the document of the NGO which was founded as legal basis for the project, carried out in the town of Palestine, state of Alagoas. Hence, my objective in this paper is to look into this annual event, based on the reading of texts published by Lacoste and Rajagopalan (2005), in order to reflect on it critically, beyond the scope of its practice and realization. This study also relies on the view of Applied Linguistics, according to Lopes (2006). As a result of this critical examination, and from observing the importance of the English language and its influence on the world, I find it necessary to look into this language in a critical way, so that in the long run we can use it in our favor instead of being oppressed by it. Therefore, I conclude that it is important to teach the English language in Elementary School, but it is always necessary to take into account the reality of the students, and to build spaces that provide them with the opportunity to reflect on and criticize the use of the language in our society. I hope that this study can foster more discussions of the teaching of English in public schools from a critical perspective.

Orientador(a)
Cruz, Daniel Adelino Costa Oliveira da.
Banca Examinadora
Dr.ª Tibana, Adriana Lopes Lisboa.
Dr. Stella, Paulo Rogério .
Palavras-chave
Ensino básico.
Globalização.
Língua inglesa - Ensino e aprendizagem.
Relato de experiência.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
8.00.00.00-2 Linguística, letras e artes.
Visualizações
375
Observações


Não foi possível exibir o PDF