Congresso Americano: relato de uma experiência de prática docente de língua inglesa em uma escola pública
Congresso Americano: relato de uma experiência de prática docente de língua inglesa em uma escola pública
<dion_rcc_@hotmail.com>
Este Trabalho de
Conclusão de Curso consiste em um relato de uma experiência vivenciada por mim
na idealização, organização e produção de um projeto educativo intitulado Congresso
Americano. Especificamente, abordo as edições de 2009 a 2018, que aconteceram no
município de Palestina, localizado no interior do estado de Alagoas. Este
estudo tem o objetivo de analisar, com base em uma perspectiva crítica, esse
congresso enquanto uma experiência de prática docente de Língua Inglesa em uma
escola pública. A metodologia do estudo é qualitativa (MINAYO, 1994). Por sua
vez, os dados foram constituídos a partir de meu relato pessoal da história
desse congresso e complementados por registros fotográficos e o documento da
fundação de uma ONG que surgiu pela necessidade de dar uma base legal a esse
projeto realizado em Palestina. Meu objetivo neste TCC é olhar para esse evento
anual, com base em leituras de textos apresentados por Lacoste e Rajagopalan
(2005), para compreendê-lo com uma perspectiva crítica, levando-me para além da
pura prática de sua realização. Minha visão teórica é a Linguística Aplicada
contemporânea problematizadora(LOPES, 2006). Como resultado dessa análise
crítica e a partir da observação da importância da língua inglesa e de sua
influência no mundo, concluo que se faz necessário ter um olhar crítico acerca
dela, a fim de que, a longo prazo, aprendamos a usá-la em nosso favor em vez de
sermos oprimidos por ela. Portanto, entendo ser importante a oferta da Língua
Inglesa no Ensino Básico, mas sempre levando em conta a realidade do aluno e
construindo espaços que propiciem a esse aluno oportunidades para refletir e
criticar o uso do inglês em nossa sociedade. Espero que este estudo possa
fomentar mais discussões sobre possibilidades de uma perspectiva crítica para o
ensino de Língua Inglesa na escola pública.
This undergraduate course
paper reports my experience in the idealization, organization and production of
an educational project entitled “American Congress”. I address the events from2009
to 2018, which took place in the municipality of Palestina, located in the
countryside of the state of Alagoas. The purpose of this paper is to discuss
such Congress from a critical perspective, as an experience of teaching English
in a public school. The methodological approach is qualitative (MINAYO, 1994).
The data were collected from my personal account of the history of the
Congress, complemented by photographic records and by the document of the NGO
which was founded as legal basis for the project, carried out in the town of Palestine,
state of Alagoas. Hence, my objective in this paper is to look into this annual
event, based on the reading of texts published by Lacoste and Rajagopalan
(2005), in order to reflect on it critically, beyond the scope of its practice
and realization. This study also relies on the view of Applied Linguistics, according
to Lopes (2006). As a result of this critical examination, and from observing
the importance of the English language and its influence on the world, I find
it necessary to look into this language in a critical way, so that in the long
run we can use it in our favor instead of being oppressed by it. Therefore, I
conclude that it is important to teach the English language in Elementary
School, but it is always necessary to take into account the reality of the
students, and to build spaces that provide them with the opportunity to reflect
on and criticize the use of the language in our society. I hope that this study
can foster more discussions of the teaching of English in public schools from a
critical perspective.
Dr. Stella, Paulo Rogério .
Globalização.
Língua inglesa - Ensino e aprendizagem.
Relato de experiência.