Planejamento estratégico em museus públicos: uma análise cienciométrica
Planejamento estratégico em museus públicos: uma análise cienciométrica
<jplslegio@hotmail.com>
A ênfase no planejamento
estratégico em museus traz à tona os principais elementos para uma análise
gestorial desse bem de uso comum. Para esse estudo, considerouse o período de
2016 a 2020, com objetivo de construir um portfólio de artigos. Tal seleção, realizou-se
por meio da metodologia ProKnow-C (Knowledge Development Process Constructivist),
cujo resultado cienciométrico/bibliométrico, após utilização dos instrumentos de
pesquisa, foram trinta artigos alinhados com o tema. Após leitura integral
destes, concluiuse que as principais discussões em torno do planejamento
estratégico se agrupavam em cinco grandes blocos: 1) Modernização dos museus:
não apenas estrutural, mas também digital; 2) Políticas Públicas: que ainda
apresentam dificuldades relativas à dispersão territorial; 3) Plano Museológico:
vantajoso por apontar diretrizes seguras para o planejamento eficaz; 4) Uso de ferramentas
estratégicas: o BSC e análise SWOT são as mais utilizadas; 5) Tendências contemporâneas:
as principais são contrato de gestão e diversidade tipológica dos museus. Desse
modo, pelo alto dinamismo do assunto, sugere-se estudos mais aprofundados em
cada um dos blocos.
The emphasis on strategic
planning in museums brings to light the main elements for a management analysis
of this asset in common use. For this study, the period from2016 to 2020 was considered,
with the objective of building a portfolio of articles. Such selection was made
using the ProKnow-C (Knowledge Development Process Constructivist) methodology,
whose scientometric / bibliometric results, after using the research
instruments, were thirty articles aligned with the theme. After reading them in
full, it was concluded that the main discussions around strategic planning were
grouped into five major blocks: 1) Modernization of museums: not only
structural, but also digital; 2) Public Policies: which still have difficulties
related to territorial dispersion; 3) Museological Plan: advantageous for pointing
out safe guidelines for effective planning; 4) Use of strategic tools: BSC and
SWOT analysis are the most used; 5) Contemporary trends: the main ones are
management contracts and typological diversity of museums. Thus, due to the
high dynamism of the subject, further studies are suggested in each of the
blocks.
Dr.ª Levino, Natallya de Almeida.
Políticas públicas.
Gestão de museus.