Poluição ambiental: o que dizem as publicações de três periódicos da área, no período de 2011 a 2018

Poluição ambiental: o que dizem as publicações de três periódicos da área, no período de 2011 a 2018

Autor(a)
Farias, Késsia Rodrigues de.
<italikessia@gmail.com>
Ano de publicação
2021
Data da defesa
10/12/2020
Curso/Outros
Pedagogia
Número de folhas
32
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar a temática poluição ambiental nas publicações das revistas REMEA (revista eletrônica do mestrado em educação ambiental), RevBEA (revista brasileira de educação ambiental) e GeAS (revista de gestão ambiental e sustentabilidade), no período de 2011 a 2018. A metodologia desta pesquisa é de cunho qualitativo, de caráter bibliográfico, partindo do levantamento de artigos que foram publicados nesse período nas respectivas revistas, desse modo foi possível identificar que foram publicados um total de 1.042 artigos, foi possível identificar que apenas 7 artigos discutem sobre a temática poluição ambiental, onde a partir desses foram elaboradas tabelas com categorias e subcategorias de estudo para caracterização e análise dos dados para construção desse artigo. A partir do estudo foi possível perceber que os autores dos artigos deixaram uma certa lacuna nas suas produções em relação a temática em questão, onde a maioria das pesquisas tratam sobre educação ambiental, mais não trazem para dentro autores e questionamentos ligados a temática EA, sendo citada superficialmente. Entretanto identificou-se que as práticas metodológicas aplicadas com estudantes de ensino fundamental e universitários foram de grande importância, atingindo resultados positivos, mostrando a importância de realizar metodologias dessa natureza, além de trazerem informações importantes sobre a carência da EA nas escolas. Desse modo são aspectos como esses que precisam ser melhorados, a EA deve estar presente na didática do professor diariamente e não apenas na semana do meio ambiente, portanto e necessário novas práticas para melhorar a realidade atual e/ou transformar essa realidade.

Abstract

This article aims to analyze the theme of environmental pollution in the publications of the magazines REMEA (electronic magazine of the master's degree in environmental education), RevBEA (Brazilian magazine of environmental education) and GeAS(magazine of environmental management and sustainability), in the period from 2011 to 2018. The methodology of this research is of a qualitative nature, of bibliographic character, starting from the survey of articles that were published in that period in the respective journals, thus it was possible to identify that a total of 1,042 articles were published, it was possible to identify that only 7 articles they discuss the environmental pollution theme, from which tables with categories and subcategories of study were elaborated to characterize and analyze the data for the construction of this article. From the study it was possible to notice that the authors of the articles left a certain gap in their productions in relation to the subject in question, where most of the research deals with environmental education, but they do not bring in authors and questions related to the theme EA, being superficially quoted. However, it was identified that the methodological practices applied with elementary and university students were of great importance, achieving positive results, showing the importance of carrying out methodologies of this nature, in addition to bringing important information about the lack of AE in schools. Thus, aspects such as these need to be improved, EE must be present in the didactics of the teacher on a daily basis and not just in the environment week, therefore, new practices are needed to improve the current reality and / or transform this reality.

Orientador(a)
Dr. Araújo, Adelmo Fernandes.
Banca Examinadora
Bispo, Joelma Gomes de Oliveira.
Dr.ª Santos, Marta Maria Minervino dos.
Palavras-chave
Educação ambiental.
Poluição ambiental.
Ensino fundamental - Educação ambiental.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
7.00.00.00-0 Ciências humanas.
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