Poluição ambiental: o que dizem as publicações de três periódicos da área, no período de 2011 a 2018
Poluição ambiental: o que dizem as publicações de três periódicos da área, no período de 2011 a 2018
<italikessia@gmail.com>
O presente artigo tem
como objetivo analisar a temática poluição ambiental nas publicações das
revistas REMEA (revista eletrônica do mestrado em educação ambiental), RevBEA
(revista brasileira de educação ambiental) e GeAS (revista de gestão ambiental
e sustentabilidade), no período de 2011 a 2018. A metodologia desta pesquisa é
de cunho qualitativo, de caráter bibliográfico, partindo do levantamento de artigos
que foram publicados nesse período nas respectivas revistas, desse modo foi possível
identificar que foram publicados um total de 1.042 artigos, foi possível identificar
que apenas 7 artigos discutem sobre a temática poluição ambiental, onde a partir
desses foram elaboradas tabelas com categorias e subcategorias de estudo para
caracterização e análise dos dados para construção desse artigo. A partir do estudo
foi possível perceber que os autores dos artigos deixaram uma certa lacuna nas
suas produções em relação a temática em questão, onde a maioria das pesquisas tratam
sobre educação ambiental, mais não trazem para dentro autores e questionamentos
ligados a temática EA, sendo citada superficialmente. Entretanto identificou-se
que as práticas metodológicas aplicadas com estudantes de ensino fundamental e
universitários foram de grande importância, atingindo resultados positivos,
mostrando a importância de realizar metodologias dessa natureza, além de trazerem
informações importantes sobre a carência da EA nas escolas. Desse modo são
aspectos como esses que precisam ser melhorados, a EA deve estar presente na didática
do professor diariamente e não apenas na semana do meio ambiente, portanto e
necessário novas práticas para melhorar a realidade atual e/ou transformar essa
realidade.
This article aims to
analyze the theme of environmental pollution in the publications of the
magazines REMEA (electronic magazine of the master's degree in environmental education),
RevBEA (Brazilian magazine of environmental education) and GeAS(magazine of
environmental management and sustainability), in the period from 2011 to 2018.
The methodology of this research is of a qualitative nature, of bibliographic character,
starting from the survey of articles that were published in that period in the respective
journals, thus it was possible to identify that a total of 1,042 articles were published,
it was possible to identify that only 7 articles they discuss the environmental
pollution theme, from which tables with categories and subcategories of study
were elaborated to characterize and analyze the data for the construction of
this article. From the study it was possible to notice that the authors of the
articles left a certain gap in their productions in relation to the subject in
question, where most of the research deals with environmental education, but
they do not bring in authors and questions related to the theme EA, being
superficially quoted. However, it was identified that the methodological
practices applied with elementary and university students were of great importance,
achieving positive results, showing the importance of carrying out methodologies
of this nature, in addition to bringing important information about the lack of
AE in schools. Thus, aspects such as these need to be improved, EE must be present
in the didactics of the teacher on a daily basis and not just in the environment
week, therefore, new practices are needed to improve the current reality and /
or transform this reality.
Dr.ª Santos, Marta Maria Minervino dos.
Poluição ambiental.
Ensino fundamental - Educação ambiental.