Processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa na rede pública: reflexões acerca de metodologias como ferramentas pedagógicas

Processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa na rede pública: reflexões acerca de metodologias como ferramentas pedagógicas

Autor(a)
Barbosa, Luzinete de Oliveira.
<diegeobarbosa@gmail.com>
Ano de publicação
2021
Data da defesa
15/01/2021
Curso/Outros
Letras - Língua Inglesa (EaD)
Número de folhas
30
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Há um consenso tácito produzido através das vivências de que o ensino do inglês em escolas públicas atualmente é carregado de dificuldades e críticas, no entanto é uma ferramenta importante para inserção dos sujeitos em diversos contextos sociais, no tocante a isso se revela um dilema que nos permite refletir como oportunizar o acesso ao mundo tecnológico e cultural ao passo que nem todos tem o domínio da língua inglesa. Com o avanço da tecnologia e a população do planeta se comunicando pelos mais variados meios, quem antes dominar outras línguas certamente terá melhores condições para aprender e conhecer mais. Dessa forma justifica-se a realização deste estudo, ao passo que o mesmo torna-se uma contribuição para a construção desse saber, bem como pode auxiliar outros estudos subsequentes. Propõe-se aqui realizar uma reflexão acerca do processo de ensino- aprendizagem de Língua Inglesa - LI bem como investigar as principais metodologias utilizadas nesse processo por meio de uma revisão sistemática de literatura, tendo como procedimento metodológico uma pesquisa bibliográfica, através de buscadores em diversas plataformas como o Scielo, dentre outros periódicos, utilizando descritores relacionados ao processo de ensino-aprendizagem em LI. Os resultados demonstraram as diversas dificuldades enfrentadas nesse processo, bem como escassez muitas vezes de recursos para realizar aulas de qualidade, o que pode vir a ser um empecilho, superado muitas vezes pela capacidade de inovação e adaptação dos professores. Concluiu-se então, que o processo de ensino- aprendizagem de LI em escolas públicas é um processo que atravessa diversas variáveis e que as metodologias de ensino muitas vezes são reflexo do contexto sociocultural, da época e das necessidades dos alunos, bem como da disponibilidade das instituições, além disso, atuam como ferramentas auxiliares no processo de ensino-aprendizagem, facilitando assim o aprendizado da LI em escolas públicas.

 

Abstract

There is a tacit consensus produced through the experiences that the teaching of English in public schools is currently fraught with difficulties and criticism, however it is an important tool for the insertion of subjects in different social contexts, with regard to this it reveals a dilemma that it allows reflecting on how to provide access to the technological and cultural world, while not everyone is fluent in English. With the advancement of technology and the population of the planet communicating by the most varied means, whoever masters other languages will certainly have better conditions to learn and learn more. This way it is justified to carry out this study, while it becomes a contribution to the construction of this knowledge, as well as to help other subsequent studies. It is proposed here to carry out a reflection on the teaching-learning process of English Language - LI as well as to investigate the main methodologies used in this process through a systematic literature review, having as methodological procedure a bibliographic search, through searchers in several platforms such as Scielo, among other journals, using descriptors related to the teaching-learning process in LI. The results demonstrated the various difficulties faced in this process, as well as the often shortage of resources to carry out quality classes, which can prove to be an obstacle, often overcome by the capacity for innovation and adaptation of teachers. It was conclued, then, that the teaching-learning process of IL inpublic schools is a process that crosses several variables and that the teaching methodologies are often a reflection of the socio-cultural context, the time and needs of the students, as well as the availability institutions, in addition, act as auxiliary tools in the teaching-learning process, thus facilitating the learninf of LI in public schools.

 

 

 

Orientador(a)
Me. Freitas, Juliano Bezerra Brandão de.
Banca Examinadora
Me. Santos, Benyelton Miguel dos.
Dr. Stella, Paulo Rogério .
Palavras-chave
Educação.
Ensino e aprendizagem.
Língua inglesa - Metodologias de ensino.
Rede pública de ensino.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
8.00.00.00-2 Linguística, letras e artes.
Visualizações
372
Observações


Não foi possível exibir o PDF