Processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa na rede pública: reflexões acerca de metodologias como ferramentas pedagógicas
Processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa na rede pública: reflexões acerca de metodologias como ferramentas pedagógicas
<diegeobarbosa@gmail.com>
Há um consenso tácito
produzido através das vivências de que o ensino do inglês em escolas públicas
atualmente é carregado de dificuldades e críticas, no entanto é uma ferramenta importante
para inserção dos sujeitos em diversos contextos sociais, no tocante a isso se revela
um dilema que nos permite refletir como oportunizar o acesso ao mundo
tecnológico e cultural ao passo que nem todos tem o domínio da língua inglesa.
Com o avanço da tecnologia e a população do planeta se comunicando pelos mais
variados meios, quem antes dominar outras línguas certamente terá melhores
condições para aprender e conhecer mais. Dessa forma justifica-se a realização
deste estudo, ao passo que o mesmo torna-se uma contribuição para a construção
desse saber, bem como pode auxiliar outros estudos subsequentes. Propõe-se aqui
realizar uma reflexão acerca do processo de ensino- aprendizagem de Língua
Inglesa - LI bem como investigar as principais metodologias utilizadas nesse
processo por meio de uma revisão sistemática de literatura, tendo como
procedimento metodológico uma pesquisa bibliográfica, através de buscadores em
diversas plataformas como o Scielo, dentre outros periódicos, utilizando
descritores relacionados ao processo de ensino-aprendizagem em LI. Os resultados
demonstraram as diversas dificuldades enfrentadas nesse processo, bem como escassez
muitas vezes de recursos para realizar aulas de qualidade, o que pode vir a ser
um empecilho, superado muitas vezes pela capacidade de inovação e adaptação dos
professores. Concluiu-se então, que o processo de ensino- aprendizagem de LI em
escolas públicas é um processo que atravessa diversas variáveis e que as
metodologias de ensino muitas vezes são reflexo do contexto sociocultural, da
época e das necessidades dos alunos, bem como da disponibilidade das
instituições, além disso, atuam como ferramentas auxiliares no processo de
ensino-aprendizagem, facilitando assim o aprendizado da LI em escolas públicas.
There is a tacit
consensus produced through the experiences that the teaching of English in public
schools is currently fraught with difficulties and criticism, however it is an
important tool for the insertion of subjects in different social contexts, with
regard to this it reveals a dilemma that it allows reflecting on how to provide
access to the technological and cultural world, while not everyone is fluent in
English. With the advancement of technology and the population of the planet
communicating by the most varied means, whoever masters other languages will
certainly have better conditions to learn and learn more. This way it is
justified to carry out this study, while it becomes a contribution to the
construction of this knowledge, as well as to help other subsequent studies. It
is proposed here to carry out a reflection on the teaching-learning process of
English Language - LI as well as to investigate the main methodologies used in
this process through a systematic literature review, having as methodological
procedure a bibliographic search, through searchers in several platforms such as
Scielo, among other journals, using descriptors related to the
teaching-learning process in LI. The results demonstrated the various
difficulties faced in this process, as well as the often shortage of resources
to carry out quality classes, which can prove to be an obstacle, often overcome
by the capacity for innovation and adaptation of teachers. It was conclued,
then, that the teaching-learning process of IL inpublic schools is a process
that crosses several variables and that the teaching methodologies are often a
reflection of the socio-cultural context, the time and needs of the students,
as well as the availability institutions, in addition, act as auxiliary tools
in the teaching-learning process, thus facilitating the learninf of LI in public
schools.
Dr. Stella, Paulo Rogério .
Ensino e aprendizagem.
Língua inglesa - Metodologias de ensino.
Rede pública de ensino.