Impacto da xenoglossofobia em alunos do Ensino fundamental II no aplicativo Hello Talk como meio de apredizado da língua inglesa no município de Palestina, Sertão alagoano

Impacto da xenoglossofobia em alunos do Ensino fundamental II no aplicativo Hello Talk como meio de apredizado da língua inglesa no município de Palestina, Sertão alagoano

Autor(a)
Santos, Iara Priscila Gonçalves dos.
<iara-newlife_@hotmail.com>
Ano de publicação
2021
Data da defesa
19/12/2020
Curso/Outros
Letras - Língua Inglesa (EaD)
Número de folhas
75
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Quando evidenciamos as questões psicoemocionais em sala de aula, de forma específica nas aulas de Língua Inglesa, deparamo-nos com um obstáculo recorrente que assombra muitos alunos: a xenoglossofobia. Este Trabalho de conclusão de curso intitulado IMPACTO DA XENOGLOSSOFOBIA EM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II E O USO DO APLICATIVO HELLO TALK COMO MEIO DE APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA NO MUNICÍPIO DE PALESTINA, SERTÃO ALAGOANO se desenvolveu no contexto da minha graduação. Meu objetivo geral foi propor uma reflexão sobre a xenoglossofobia e o uso da tecnologia para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem de Língua Inglesa. Para atingir meu objetivo, apresento teorias recentes como base teórica para possíveis mudanças significativas no ensino de inglês, como língua estrangeira (LE). Para tanto estabeleci quatro objetivos específicos. O primeiro foi expor os conceitos e informações básicas sobre a xenoglossofobia; o segundo apresentar as principais visões sobre o processo de transmissão de conhecimento e aprendizagem; o terceiro defender o uso das mídias sociais como instrumentos didáticos; e o quarto experimentar o aplicativo Hello Talk como mecanismo de aprendizagem nas aulas de língua inglesa. Esse trabalho está dividido em cinco capítulos. No primeiro capítulo trago uma introdução sobre o tema. No segundo apresento um referencial teórico que fundamenta a pesquisa. No terceiro capítulo trago a metodologia utilizada na realização do trabalho (GIL, 2008,p. 58), que possue abordagem qualitativa e se trata de um estudo de caso, realizado durante seis meses com a aplicação de questionários, entrevistas, a utilização de sequências didáticas e prática com o aplicativo de aprendizagem de línguas HelloTalk. No quarto capítulo exponho os resultados obtidos com a pesquisa, que no decorrer das aulas demonstram que os 70% de alunos que referiram dificuldades com a língua inglesa apresentaram melhora no desempenho tanto em sala de aula, como nas rodas de conversas informais. No quinto capítulo do trabalho discuto os principais resultados, mostrando que a literatura apresenta a necessidade do ensino de língua inglesa usar os recursos para lidar com a ansiedade do processo de construção do aprendizado (POLIDÓRIO, 2014). Espera-se com esta pesquisa contribuir para que mais pesquisadores e profissionais de Língua Inglesa possam ampliar seus conhecimentos e noções sobre o atual estudo para introduzirem tais práticas pedagógicas em aulas de LE.

 

Abstract

When we highlight psycho-emotional issues in the classroom, specifically in English language classes, we are faced with a recurring obstacle that haunts many students: xenoglossophobia. This conclusion work entitled IMPACT OF XENOGLOSSOPHOBIA ON STUDENTS OF ELEMENTARY SCHOOL AND THE USE OF THE HELLO TALK APPLICATION AS A MEANS OF ENGLISH LEARNING IN THE MUNICIPALITY OF PALESTINA, ALAGOAN OUTBACK developed in the context of my graduation. My general objective was to propose a reflection on xenoglossophobia and the use of technology to assist in the process of teaching and learning English. To achieve my goal, I present recent theories as a theoretical basis for possible significant changes in the teaching of English, as a foreign language (FL). To this end, I established four specific objectives. The first was to expose the basic concepts and information about xenoglossophobia; the second presents the main views on the knowledge and learning transmission process; the third defend the use of social media as teaching tools; and the fourth experience the Hello Talk application as a learning mechanism in English language classes. This work is divided into five chapters. At the first chapter I bring an introduction on the topic. In the second, I present a theoretical framework that underlies the research. In the third chapter I bring the methodology used in carrying out the work (GIL, 2008, p. 58), which has a qualitative approach and that’s a case study, carried out for six months with the application of questionnaires, interviews, the use of sequences didactic and practical with the hellotalk language learning app. In the fourth chapter I explain the results obtained with the research, which during the classes demonstrate that the 70% of students who reported difficulties with the English language showed an improvement in performance both in the classroom and in informal conversation circles. In the fifth chapter of the paper I discuss the main results, showing that the literature presents the need for English language teaching to use resources to deal with the anxiety of the learning construction process (POLIDÓRIO, 2014). This research is expected to contribute so that more English language researchers and professionals can expand their knowledge and notions about the current study to introduce such pedagogical practices in EFL classes.

 

Orientador(a)
Me. Freitas, Juliano Bezerra Brandão de.
Banca Examinadora
Dr.ª Tibana, Adriana Lopes Lisboa.
Me. Santos, Benyelton Miguel dos.
Palavras-chave
Ensino e aprendizagem.
Mídias sociais.
Língua inglesa.
Xenoglossofobia.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
8.00.00.00-2 Linguística, letras e artes.
Visualizações
522
Observações

Acesso restrito solicitado pela autora. Provável liberação em: 19 mar. 2022.

Acesso aberto em 09 maio 2022.

Não foi possível exibir o PDF