As demonstrações matemáticas no Ensino básico
As demonstrações matemáticas no Ensino básico
Este trabalho tem como objetivo abordar como as demonstrações matemáticas são trabalhadas no ensino básico, tendo elas como elemento motivador do estudo da matemática. Para isto, foi feita uma análise de como as demonstrações estão dispostas na coleção Matemática: ciências e aplicações dos autores Osvaldo Dolce, David Degenszajn, Roberto Périgo, Nilze de Almeida e uma pesquisa de campo envolvendo alguns alunos e professores de escolas da rede estadual de ensino, aplicando dois questionários. O primeiro visava avaliar a porcentagem de alunos que até então já haviam visto a demonstração de pelo menos alguns dos teoremas e fórmulas estudadas, percebendo que a porcentagem foi aproximadamente zero, foi mostrado a alguns deles a demonstração do Teorema de Pitágoras e da Fórmula de Bhaskara através da demonstração por construção e direta, respectivamente. O segundo questionário foi destinado aos professores, com o intuito de verificar se eles demonstram em sala de aula os teoremas apresentados e se não demonstram qual o motivo disso.
This work aims to address how mathematical proofs are worked in primary education, taking them as motivator of the study of mathematics. Sciences, and applications of the authors Osvaldo Dolce, David Degenszajn, Roberto danger Nilze de Almeida and a field survey of some students and teachers of schools in the state network: for this, an analysis of how the financial statements are prepared in mathematics collection was made teaching, applying two questionnaires. The first aimed to evaluate the percentage of students who had hitherto seen the demonstration of at least some of the theorems and formulas studied, realizing that the percentage was approximately zero, was shown some demonstration of the Pythagorean Theorem and Formula Bhaskara through demonstration by construction and direct, respectively. The second questionnaire was sent to teachers, in order to verify whether they demonstrate in the classroom and the theorems presented which demonstrate no why.
Dr. Barros, José da Silva.
Ensino básico.
Teoremas.
A BCA possui a versão impressa em seu acervo.