As contribuições do Círculo Hermenêutico Dialético (CHD ) para aulas de química do Ensino médio sobre a cinética química
As contribuições do Círculo Hermenêutico Dialético (CHD ) para aulas de química do Ensino médio sobre a cinética química
<kellycostanatur@gmail.com>
É notório que o estudo de qualquer
ciência é algo instigante e que os alunos veem como algo complicado para se entender,
isto porque trata-se de conteúdos vastos, e considerando que o método
tradicional ainda é o mais utilizado em muitas instituições, este trabalho visa
desenvolver uma forma diferenciada para tentar minimizar as dificuldades que
irão surgir em sala. O objetivo deste trabalho é investigar as contribuições da
sequência didática interativa (SDI) como estratégia de ensino-aprendizagem para
o Ensino da Química. Visando essa temática, iremos demonstrar uma experiência
vivenciada em uma escola estadual localizado no município de Craíbas-AL, numa
turma do 2º ano do ensino médio, através de uma análise feita com uma aplicação
de um questionário em sala de aula. Diante disto, encontraremos também neste
texto mais informações sobre esse método através da fundamentação teórica, do
círculo hermenêutico dialético- CHD que foi mostrado pelo autor deste texto
para facilitar o aprendizado, onde veremos as contribuições do método círculo
hermenêutico dialético em sala de aula, quais foram os procedimentos
metodológicos da aplicação do questionário, falaremos também como funciona a
metodologia interativa. Com isto, veremos que utilizar novas metodologias em
sala de aula irá melhorar a aprendizagem dos alunos.
It is notorious that the study of
any science is instigating and that students see as something complicated to
understand, this because it is vast contents, and considering that the
traditional method is still the most used in many institutions, this work is
Develop a differentiated way try to
minimize the difficulties that will arise in the room. The objective of this
work is to investigate the contributions of the interactive didactic sequence
(SDI) as a teaching-learning strategy for the teaching of chemistry. Aiming at
this theme, we will demonstrate an experience experienced at a state school
located in the municipality of Craíbas-al, in a class of the second year of
high school, through an analysis made with an application of a questionnaire in
the classroom. In view of this, we will also find this text more information on
this method through the theoretical statement of reasons, the Hermeneutic
Dialectic Circle that was created by the author himself, which Contributions.
Dr.ª Cardoso, Sílvia Helena.
Ensino de química.
Círculo hermenêutico dialético.
Cinética química.