As contribuições do Círculo Hermenêutico Dialético (CHD ) para aulas de química do Ensino médio sobre a cinética química

As contribuições do Círculo Hermenêutico Dialético (CHD ) para aulas de química do Ensino médio sobre a cinética química

Autor(a)
Costa, Kelly Aparecida da.
<kellycostanatur@gmail.com>
Ano de publicação
2021
Data da defesa
11/05/2021
Curso/Outros
Química
Número de folhas
44
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

É notório que o estudo de qualquer ciência é algo instigante e que os alunos veem como algo complicado para se entender, isto porque trata-se de conteúdos vastos, e considerando que o método tradicional ainda é o mais utilizado em muitas instituições, este trabalho visa desenvolver uma forma diferenciada para tentar minimizar as dificuldades que irão surgir em sala. O objetivo deste trabalho é investigar as contribuições da sequência didática interativa (SDI) como estratégia de ensino-aprendizagem para o Ensino da Química. Visando essa temática, iremos demonstrar uma experiência vivenciada em uma escola estadual localizado no município de Craíbas-AL, numa turma do 2º ano do ensino médio, através de uma análise feita com uma aplicação de um questionário em sala de aula. Diante disto, encontraremos também neste texto mais informações sobre esse método através da fundamentação teórica, do círculo hermenêutico dialético- CHD que foi mostrado pelo autor deste texto para facilitar o aprendizado, onde veremos as contribuições do método círculo hermenêutico dialético em sala de aula, quais foram os procedimentos metodológicos da aplicação do questionário, falaremos também como funciona a metodologia interativa. Com isto, veremos que utilizar novas metodologias em sala de aula irá melhorar a aprendizagem dos alunos.

 

Abstract

It is notorious that the study of any science is instigating and that students see as something complicated to understand, this because it is vast contents, and considering that the traditional method is still the most used in many institutions, this work is Develop  a differentiated way try to minimize the difficulties that will arise in the room. The objective of this work is to investigate the contributions of the interactive didactic sequence (SDI) as a teaching-learning strategy for the teaching of chemistry. Aiming at this theme, we will demonstrate an experience experienced at a state school located in the municipality of Craíbas-al, in a class of the second year of high school, through an analysis made with an application of a questionnaire in the classroom. In view of this, we will also find this text more information on this method through the theoretical statement of reasons, the Hermeneutic Dialectic Circle that was created by the author himself, which Contributions.

Orientador(a)
Dr. Araújo, Adelmo Fernandes.
Banca Examinadora
Dr.ª Oliveira, Iara Terra de.
Dr.ª Cardoso, Sílvia Helena.
Palavras-chave
Aprendizagem.
Ensino de química.
Círculo hermenêutico dialético.
Cinética química.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
1.00.00.00-3 Ciências exatas e da terra.
Visualizações
323
Observações


Não foi possível exibir o PDF