Metodologia do ensino da educação física: reflexões e sugestões
Metodologia do ensino da educação física: reflexões e sugestões
<fabiamonaly@gmail.com>
Esta proposta versa
sobre as diversas possibilidades no trato das metodologias do ensino da
educação física escolar. Pretende fazer uma discussão reflexiva sobre o uso e suas
possibilidades, objetivando identificar e analisar nos referenciais existentes
uma proposta pedagógica que promova a valorização do pensamento crítico, a
promoção de uma prática centrada no entendimento do próprio processo de
construção da sociedade, e a atuação dialética entre professor, aluno e saber
através da sua prática educacional. Para além do debate reflexivo, pretende
sugerir a metodologia da práxis social como apoio didático para o ensino da
cultura corporal. Os resultados deste trabalho apoiam-se na metodologia da
revisão de literatura dos livros, periódicos, publicações, entre outros.
Concluindo-se que a pedagogia histórico-crítica e a metodologia da práxis
social são artifícios relevantes para obtenção do sucesso na prática pedagógica
do professor de educação física.
This proposal is about the different
possibilities in the treatment of the methodologies of the education of the
physical education school. It intends to make a reflexive discussion about the
use and its possibilities, aiming at identifying and analyzing in the existing
references a pedagogical proposal that promotes the appreciation of critical
thinking, the promotion of a practice centered in the understanding of the
process of the construction of the society itself, and the dialectical
performance between teacher, student and knowledge through their educational
practice. In addition to the reflexive debate, it intends to suggest the
methodology of social praxis as didactic support for the teaching of body
culture. The results of this work are based on the methodology of literature
review of books, periodicals, publications, among others. It is concluded that
historical-critical pedagogy and the methodology of social praxis are relevant
artifacts to obtain success in the pedagogical practice of physical education
teacher.
Ma. Assis, Vannina de Oliveira.
Práxis social.
Pedagogia histórico-crítica.
Cultura escolar.