Metodologia do ensino da educação física: reflexões e sugestões

Metodologia do ensino da educação física: reflexões e sugestões

Autor(a)
Campos, Fábia Monaly Vieira.
<fabiamonaly@gmail.com>
Ano de publicação
2021
Data da defesa
22/04/2019
Curso/Outros
Educação Física
Número de folhas
45
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Esta proposta versa sobre as diversas possibilidades no trato das metodologias do ensino da educação física escolar. Pretende fazer uma discussão reflexiva sobre o uso e suas possibilidades, objetivando identificar e analisar nos referenciais existentes uma proposta pedagógica que promova a valorização do pensamento crítico, a promoção de uma prática centrada no entendimento do próprio processo de construção da sociedade, e a atuação dialética entre professor, aluno e saber através da sua prática educacional. Para além do debate reflexivo, pretende sugerir a metodologia da práxis social como apoio didático para o ensino da cultura corporal. Os resultados deste trabalho apoiam-se na metodologia da revisão de literatura dos livros, periódicos, publicações, entre outros. Concluindo-se que a pedagogia histórico-crítica e a metodologia da práxis social são artifícios relevantes para obtenção do sucesso na prática pedagógica do professor de educação física.

Abstract

This proposal is about the different possibilities in the treatment of the methodologies of the education of the physical education school. It intends to make a reflexive discussion about the use and its possibilities, aiming at identifying and analyzing in the existing references a pedagogical proposal that promotes the appreciation of critical thinking, the promotion of a practice centered in the understanding of the process of the construction of the society itself, and the dialectical performance between teacher, student and knowledge through their educational practice. In addition to the reflexive debate, it intends to suggest the methodology of social praxis as didactic support for the teaching of body culture. The results of this work are based on the methodology of literature review of books, periodicals, publications, among others. It is concluded that historical-critical pedagogy and the methodology of social praxis are relevant artifacts to obtain success in the pedagogical practice of physical education teacher.

 

Orientador(a)
Ma. Santos, Petra Schnneider Lima dos.
Banca Examinadora
Dr.ª Albuquerque, Joelma de Oliveira.
Ma. Assis, Vannina de Oliveira.
Palavras-chave
Metodologia de ensino.
Práxis social.
Pedagogia histórico-crítica.
Cultura escolar.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
4.00.00.00-1 Ciências da saúde.
Visualizações
1130
Observações


Não foi possível exibir o PDF