Experiência pedagógica com o conteúdo forró nas aulas de educação física a partir das intervenções do estágio supervisionado no 9º ano do Ensino fundamental II
Experiência pedagógica com o conteúdo forró nas aulas de educação física a partir das intervenções do estágio supervisionado no 9º ano do Ensino fundamental II
<adrielly.silva@arapiraca.ufal.br>
A presente
pesquisa tem por objetivo geral analisar uma proposta pedagógica com o conteúdo
forró nas aulas de Educação Física a partir das intervenções do Estágio
Supervisionado, em uma escola municipal da cidade de Arapiraca AL, com alunos
do 9º ano do ensino fundamental II. Trata-se de uma pesquisa de abordagem
qualitativa, descritiva e de campo na qual os instrumentos de coleta de dados decorrem da aplicação de um diagnóstico inicial e de
uma avaliação final das intervenções, com uma amostra de 25 alunos.
Ainda como fonte de dados, utilizou-se o projeto de intervenção do Estágio
Supervisionado, composto pelos planos de aula e o diário
de campo das intervenções. A técnica de
análise e interpretação dos dados foi orientada pela sistematização de
experiências proposta por Oscar Jara Holliday (2006). Constatou-se perante os
resultados apresentados, a possibilidade de desenvolver nas aulas de EFE
o conteúdo forró de forma pedagógica e sistematizada, sem a necessidade de ser
um professor especialista em dança, mas que domine o conhecimento a ser
apropriado pelos alunos. Os limites
enfrentados estão localizados no próprio contexto da escola pública, a
configuração do estágio que permitiu poucas intervenções, bem como a
resistência inicial dos alunos a um conteúdo diferente.
Ma. Santos, Petra Schnneider Lima dos.
Dança .
Trabalho pedagógico.
Acesso restrito solicitado pelo autora. Provável liberação em: 14 abr. 2021.
Acesso aberto em 09 maio 2022.