Plano de negócio para a implantação da locadora de equipamentos, ferramentas e máquinas, Oliveiras Locações, em Arapiraca - AL

Plano de negócio para a implantação da locadora de equipamentos, ferramentas e máquinas, Oliveiras Locações, em Arapiraca - AL

Autor(a)
Silva, Maria Aparecida de Oliveira.
<aparecidaoliveira.rock@gmail.com>
Ano de publicação
2021
Data da defesa
29/07/2021
Curso/Outros
Administração
Número de folhas
71
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

O presente trabalho tem como objetivo a elaboração de um plano de negócio visando a implantação da Oliveira Locações na cidade de Arapiraca, Alagoas. Apesar de existir uma busca crescente por locações que gere a ascensão desse mercado, a falta de um empreendimento desse segmento que proporcione o acompanhamento dos clientes durante todo o processo de locação, além de promover a sustentabilidade, sendo uma empresa consciente em Arapiraca é evidente. Nesse sentido, considera-se viável a decisão de tornar a necessidade dessa demanda uma realidade. A empresa oferecerá produtos diversificados para locação, disponibilizando produtos para as áreas da construção civil, jardinagem e marcenaria. A estruturação do trabalho descreve os itens necessários e fundamentais para a formação do negócio e sua base foi elaborado pela aluna Maria Aparecida de Oliveira Silva durante a participação nas disciplinas de Pesquisa de Marketing e Plano de Negócio, cursadas respectivamente no sétimo e oitavo período do curso de Administração de Empresas, pela Universidade Federal de Alagoas. Durante o curso da disciplina de Pesquisa de Marketing foi elaborado um estudo exploratório, em que foi produzido um roteiro de informações necessárias acerca do mercado esperado.  Além disso, foram elaborados uma ideia e um modelo de negócio consciente, este denominado Canvas consciente, onde foi acrescentado os pilares do capitalismo consciente, no qual é possível ter uma ótica ampla da empresa identificando seus pontos chaves. Para a construção do Plano de Negócios foi utilizado o software livre do SEBRAE Minas Gerais, versão 3.0. Nele foram elaborados a análise de mercado, os planos operacional, financeiro e de marketing, a avaliação estratégica e o sumário executivo. Um dado importante a ser visto precisamente é a análise de mercado, uma vez que nela é possível identificar a finalidade: compreender o mercado de atuação do empreendimento.

Abstract

This work aims to prepare a business plan to implementation of Oliveira Locações in the city of Arapiraca, Alagoas. Although there is a growing search for leases that generates the rise of this market, the lack of a project in this segment that provides the monitoring of customers throughout the lease process, in addition to promoting sustainability, being a conscientious company in Arapiraca evident. In this sense, the decision to make the need for this demand a reality is considered viable. The company will offer diversified products for rental, providing products for the areas of civil construction, gardening and carpentry. The basic work is structured by the student Maria Aparecida de Oliveira Silva during her participation in the Marketing Research and Business Plan subjects, taken respectively in the seventh and eighth period of the course. Business Administration, from the Federal University of Alagoas. During the course of the Marketing Research discipline, an exploratory study was prepared, in which a script of information required from the expected market was produced. In addition, an idea and a conscious business model were elaborated, this one called conscious Canvas, where the pillars of conscious capitalism were generated, not which it is possible to have a broad view of the company identifying its points. For the construction of the Business Plan, the SEBRAE Minas Gerais free software, version 3.0, was used. In it, a market analysis, operating, financial and marketing plans, a strategic assessment and an executive summary were prepared. An important piece of data to be seen precisely is a market analysis, since it is possible to identify an identifier: to understand the market in which the enterprise operates.

Orientador(a)
Dr. Silva, Egberto Pedro da.
Banca Examinadora
Dr.ª Souza, Ademária Aparecida de.
Ma. Souza, Emanuelle de Sales Oliveira.
Palavras-chave
Plano de negócios.
Empreendimento.
Locação .
Empresa consciente.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
6.00.00.00-7 Ciências sociais aplicadas.
Visualizações
2490
Observações


Não foi possível exibir o PDF