A discussão sobre afetividade e educação no Congresso Nacional de Educação em 2019 e 2020

A discussão sobre afetividade e educação no Congresso Nacional de Educação em 2019 e 2020

Autor(a)
Menezes, Eduarda Rafaela dos Santos.
<dudarah1@hotmail.com>
Ano de publicação
2021
Data da defesa
14/09/2021
Curso/Outros
Pedagogia
Número de folhas
25
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

A afetividade sendo considerada ainda uma temática muito atual nas discussões dos principais Congressos em Educação, o presente trabalho, com base em teorias de pesquisadores como Wallon, Piaget, Vygotsky e Freire, tem como objetivo analisar o que há de inovador referente a afetividade e educação nas publicações dos anais do Congresso Nacional de Educação – CONEDU, especificamente entre os anos de 2019 e 2020. A partir de uma análise dos 35 artigos publicados nas duas últimas edições do Congresso, sendo os artigos organizados em um quadro por ordem de análise para uma melhor compreensão sobre quais as contribuições que essas novas pesquisas trazem para o presente tema. Diante dos artigos analisados, leva-se em consideração a importância da afetividade no processo de ensino e aprendizagem não apenas no ambiente escolar, mas também em ambientes não escolares e em diversas situações em todo processo de desenvolvimento do indivíduo, tanto ao desenvolvimento crítico, político e social (e inclusive a adaptação à novas culturas), a partir da interação, empatia, dialogicidade e compreensão de realidade.

 

 

Abstract

Affection is still considered a very current theme in the discussions of the main Congresses in Education, this work, based on the theories of researchers such as Wallon, Piaget, Vygotsky and Freire, aims to analyze what is innovative regarding affectivity and education in the publications of the annals of the National Congress of Education - CONEDU, specifically between the years 2019 and 2020. Based on an analysis of the 35 articles published in the last two editions of the Congress, the articles being organized in a table by order of analysis for a better understanding of the contributions that these new researches bring to the present theme. In view of the analyzed articles, the importance of affectivity in the teaching and learning process is taken into account, not only in the school environment, but also in non-school environments and in various situations throughout the individual's development process, both to critical and political development. and social (and even adapting to new cultures), based on interaction, empathy, dialogicity and understanding of reality.

Orientador(a)
Dr.ª Silva, Janaíla dos Santos.
Banca Examinadora
Me. Sobral, Marcos Paulo de Oliveira.
Santos, Noélia Rodrigues dos.
Palavras-chave
Educação.
Afetividade.
Desenvolvimento cognitivo.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
7.00.00.00-0 Ciências humanas.
Visualizações
239
Observações


Não foi possível exibir o PDF