A discussão sobre afetividade e educação no Congresso Nacional de Educação em 2019 e 2020
A discussão sobre afetividade e educação no Congresso Nacional de Educação em 2019 e 2020
<dudarah1@hotmail.com>
A afetividade sendo
considerada ainda uma temática muito atual nas discussões dos principais Congressos
em Educação, o presente trabalho, com base em teorias de pesquisadores como
Wallon, Piaget, Vygotsky e Freire, tem como objetivo analisar o que há de inovador
referente a afetividade e educação nas publicações dos anais do Congresso
Nacional de Educação – CONEDU, especificamente entre os anos de 2019 e 2020. A
partir de uma análise dos 35 artigos publicados nas duas últimas edições do
Congresso, sendo os artigos organizados em um quadro por ordem de análise para
uma melhor compreensão sobre quais as contribuições que essas novas pesquisas
trazem para o presente tema. Diante dos artigos analisados, leva-se em
consideração a importância da afetividade no processo de ensino e aprendizagem
não apenas no ambiente escolar, mas também em ambientes não escolares e em diversas
situações em todo processo de desenvolvimento do indivíduo, tanto ao desenvolvimento
crítico, político e social (e inclusive a adaptação à novas culturas), a partir
da interação, empatia, dialogicidade e compreensão de realidade.
Affection is still
considered a very current theme in the discussions of the main Congresses in Education,
this work, based on the theories of researchers such as Wallon, Piaget,
Vygotsky and Freire, aims to analyze what is innovative regarding affectivity
and education in the publications of the annals of the National Congress of
Education - CONEDU, specifically between the years 2019 and 2020. Based on an
analysis of the 35 articles published in the last two editions of the Congress,
the articles being organized in a table by order of analysis for a better
understanding of the contributions that these new researches bring to the
present theme. In view of the analyzed articles, the importance of affectivity
in the teaching and learning process is taken into account, not only in the
school environment, but also in non-school environments and in various
situations throughout the individual's development process, both to critical
and political development. and social (and even adapting to new cultures),
based on interaction, empathy, dialogicity and understanding of reality.
Santos, Noélia Rodrigues dos.
Afetividade.
Desenvolvimento cognitivo.