Os desafios da implementação do eSocial sob a perspectiva dos usuários de escritórios de contabilidade na cidade de Arapiraca / AL
Os desafios da implementação do eSocial sob a perspectiva dos usuários de escritórios de contabilidade na cidade de Arapiraca / AL
<rose.nunees@gmail.com>
O Sistema de Escrituração Fiscal
Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial),
surgiu com a finalidade de integrar todas as informações referentes à escrituração
das obrigações que o empregador tem com o seu empregado. Nesse contexto, o presente
trabalho tem como objetivo analisar a visão de alguns usuários que enviam as informações
requeridas pelo eSocial, bem como a adaptação e evolução do sistema frente aos cronogramas
oficialmente divulgados pelo governo. O estudo foi desenvolvido na cidade de Arapiraca,
estado de Alagoas, com profissionais de departamento de pessoal dos escritórios
de contabilidade da referida cidade. Visando cumprir com esse objetivo, foi
realizada uma pesquisa exploratória, descritiva com abordagem qualitativa,
envolvendo 13 entrevistados. O estudo apresentou uma linha histórica do
surgimento do projeto até sua implantação e percepção dos usuários frente a sua
obrigatoriedade. Os resultados mostraram aspectos positivos e desafios da
implantação de novas tecnologias no ambiente contábil. Constatou-se, também,
que os respondentes corroboram com a proposta de simplificação do eSocial
quanto as obrigações trabalhistas e previdenciárias, porém, resaltam que a
simplificação ocorrerá a medida que se totalize todas as etapas da implantação
do cronograma substituindo por fim algumas declarações acessórias ainda
informadas. Conclui-se, que com o processo de transição da execução da
ferramenta já existe uma preparação por parte dos profissionais para as
obrigações exigidas pelo eSocial.
The Digital Tax Bookkeeping System for Tax, Social Security and Labor Obligations (eSocial), was created with the purpose of integrating all the information related to the bookkeeping of the obligations that the employer has with its employee. In this context, the present work aims to analyze the vision of some users who send the information required by eSocial, as well as the adaptation and evolution of the system according to the schedules officially released by the government. The study was developed in the city of Arapiraca, state of Alagoas, with professionals from the personnel department of the accounting offices in that city. In order to fulfill this objective, an exploratory, descriptive research with a qualitative approach was carried out, involving 13 interviewees. The study presented a historical line from the emergence of the project until its implementation and users' perception of its mandatory nature. The results showed positive aspects and challenges in the implementation of new technologies in the accounting environment. It was also found that the respondents corroborate the proposal to simplify eSocial regarding labor and social security obligations. informed. It is concluded that with the process of transition of the execution of the tool, there is already a preparation on the part of professionals for the obligations required by eSocial.
Dr. Gonçalves, Bruno Setton.
Contabilidade digital.
Obrigações trabalhistas.